Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 15/10/2017

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III

O tempo passa e a cada dia vamos aprendendo e encontrando hábitos, costumes e diferenças entre os dois países que já vivemos. Algumas novidades são boas, outras engraçadas, algumas estranhas, algumas nos parecem perigosas, mas ao final é um grande barato viver em uma cultura diferente da sua. Vocês não acham?

1) Telas nas sacadas dos prédios

O que no Brasil é quase uma obrigação, aqui em Barcelona eles nem sabem que existe. São as telas de proteção para crianças em sacadas e janelas de apartamentos. Das duas, uma. Ou as crianças brasileiras são todas suicidas, ou as crianças espanholas são muito comportadas.

Este cara não tem trabalho aqui

2) Levar CV em mãos

Este é outro costume um tanto estranho para nós brasileiros. Você envia seu cv por email, o recrutador lê, liga para agendar uma entrevista e pede para que você leve o CV (já enviado) impresso em mãos. Vai entender?

É assim que eu me sinto

3) Pesar frutas, legumes e verduras no mercado

No Brasil estamos mal acostumados. Escolhemos nossas frutas, colocamos num saco plástico e na hora de pesá-los entregamos a um funcionário do mercado para que ele as pese para nós. Aqui você mesmo pesa seus hortifruti. Basta colocar na balança e apertar o número correspondente. A etiqueta do preço sai e você cola no saco.

Cada um pesa a sua fruta, até as crianças

4) Ônibus com informação das paradas

Os ônibus aqui em Barcelona têm uma tela que mostra o nome da próxima parada (pontos de ônibus). Assim basta procurar no Google onde deve descer e não precisa ficar contando os pontos, nem perguntando ao motorista (já que não existem cobradores). Ao anunciar sua parada na tela, aperte o botão de solicitação de parada e desça.

Olha a próxima parada ai anunciada em catalão

5) Números de ruas e avenidas

Este detalhe acabei aprendendo com o erro. Como em todo mundo números pares de um lado e ímpares do outro, mas em algumas ruas e avenidas de Barcelona os números de um lado não acompanham os números do outro lado da rua. Por exemplo, os números 500 e 501 estão separados por um quilômetro e duzentos metros. Assim olhei do lado errado e acabei descendo bem antes de onde deveria descer.

Números em sequência estão separados por grandes distâncias

6) Visitas conjuntas de apartamentos para alugar

No Brasil quem visita um apartamento de locação quer temo e privacidade para verificar todos os detalhes do imóvel.Aqui na Espanha a coisa é um pouco diferente. Primeiro o corretor fica te apressando, a visita não dura mais que cinco minutos. Depois ela é feita com vários  interessados em alugar o imóvel, uma visita em grupo. Ao final o corretor pergunta ao primeiro interessado da lista se quer ficar com o apê. A decisão deve ser tomada na hora, sem muito tempo para pensar.

É mais ou menos isso

7) Levar lanche para o bar

Esta com certeza é uma das coisas mais engraçadas que eu já vi. O sujeito senta na mesa do bar pede um refrigerante ou uma cerveja, abre sua mochila e tira um sanduíche trazido de casa sem a menor cerimônia. O pior é que os garçons não estão nem aí, é usual no dia a dia catalão. No Brasil com certeza seria um problemão.

É deste jeito ai

8) Jogo de futebol, rojões e gritos na janela

Por sorte o azar, tudo depende do ponto de vista, nós acabamos alugando um apartamento em frente ao estádio do Barcelona. Acostumado a cada gol com os ruidosos rojões e gritos nas janelas com palavras meigas que começam em “chupa” e vão daí para uma baixaria ainda maior. Acreditava que estaria em maus lençóis, mas aqui o maior grito é mesmo de gol e muito contido para os padrões brasileiros e rojões nem pensar. A saída do estádio é silenciosa, organizada e rápida apesar de cem mil pessoas transitarem ao mesmo tempo por ruas estreitas. Mais parece a saída de uma ópera e em dez minutos não há mais vestígio da multidão.

Isso não existe aqui

9) Boia de crianças nas piscinas

Chegamos aqui no começo do verão então pudemos aproveitar bastante as piscinas públicas da cidade que são uma ótima opção de lazer a baixos preços. O que estranhamos na verdade foram as boias das crianças que ainda não sabem nadar. No lugar das tradicionais boias infláveis colocadas uma em cada braço, aqui eles usam uma boia amarrada ás costas da criança feitas de um material que flutua na água (algo parecido a um isopor). Dizem que funciona, mas parece um pouco inseguro.

É ou não estranho?

Parece inseguro

10) Empadronamento

Este é um procedimento que todo residente na Espanha pode fazer. Trata-se de um registro de moradia que deve ser feito na prefeitura local. É o equivalente ao nosso comprovante de residência e será usado para toda burocracia em terras espanholas como matricular as crianças na escola. O diferente é que aqui seu comprobante de residência quem dá é a prefeitura.

Todos da família tem que empadronar

Gostou das diferenças? Que tal conhecer Barcelona pelo olhar de quem mora aqui e fala seu idioma. Contrate nossos serviços de guias de turismo. Tours personalizados que atendem as suas necessidades. Alguns exemplos: Roteiro de Montjuic, Roteiro Las Ramblas e Bairro Gótico, Roteiro de parques com crianças e muito mais. Envie um email para quatrocantosdomundo@gmail.com e faça uma consulta.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com costumes diferentes da Espanha. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo BookingNão tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV

Parque del Castell de l’Oreneta, bem vindo ao mundo dos trens – Barcelona

Parque de la Creueta del Coll, o paraíso das águas rasas – Barcelona

Parque da Diagonal do Mar, o parque dos escorregadores gigantes – Barcelona

O Incrível Mundo das Ciências para CRIANÇAS e adultos também – Cosmocaixa – Barcelona

A Tomada do Castelo – Parque Güell – Barcelona – Espanha

10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte III

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte II

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I

10 Mentiras que todo Viajante compulsivo conta

Anúncios

Responses

  1. […] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III […]

  2. […] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III […]

  3. Muiyo legal as reportagens. Muito úteis também! Parabéns!

  4. Olá, mais uma dúvida. Estou com visto de estada temporária para Portugal e no final do ano queria visitar outros países como França e Itália. Queria ir até Paris de avião e entrar na Itália de trem e voltar a Portugal de avião. Será que terei problemas no aeroporto de Paris por não ter a passagem de retorno saindo da França? O percurso seria Paris até Lion de lá até Milão, depois até Roma, quando faria o retorno a Portugal. Agradeço

    • Ola Carlos
      você não terá problemas em Paris porque saindo de Portugal você não vai passar na imigração e não terá o passaporte carimbado.

      Pode ir tranquilo

      boa viagem

      Eder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: