É um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento composto por construções de desenho singular que fazem do conjunto uma obra prima única e sem igual assinada por Santiago Calatrava e Félix Candela. Além da combinação de beleza arrebatadora dos edifícios com a cultura e o lazer, o complexo tem como peculiaridade ter sido concebido onde no passado passava o leito do rio Turia. Não foi somente a arquitetura única que tomou o lugar do rio, mas também um jardim que corta toda Valência e completa a integração entre a obra humana e da natureza.
Em 2007 a Cidade das Artes e das Ciências foi eleita um dos 12 Tesouros da Espanha. Em minhas andanças pelo mundo nunca vi nada parecido. Uma mistura das obras de Gaudí e Niemeyer com uma pitada de Opera House de Sydney. As fotos abaixo são a prova viva do quão extraordinário é este lugar e todos irão concordar comigo que a Cidade das Artes e das Ciências merece entrar para nossa lista de Lugares Únicos do Mundo.

Vista aérea da Cidade das Artes e das Ciências
Localização
Valência está localizada na costa leste da Espanha de frente para o Mar Mediterrâneo. Trezentos e cinquenta quilômetros ao norte está Barcelona. Dirigindo cento e cinquenta quilômetros a mais ao norte você cruzará a fronteira com a França. A mesma distância de Barcelona, mas na direção oeste está a capital Madri. Sevilha está um pouco mais longe, uma seis horas de carro ou seiscentos e cinquenta quilômetros. Confira a localização no mapa abaixo.
Como chegar a Cidade das Artes e das Ciências?
Como é comum em toda Europa, a oferta de diferentes tipos de transporte para chegar a Valência é muito grande. Suas opções vão do trem e avião, passando pelo ônibus e carro. Veja abaixo qual a opção que melhor se encaixa em seu tipo de viagem.
De avião
O aeroporto de Valência (VLC) também conhecido como aeroporto de Manises é muito bem servido de vôos vindos de toda Europa. As companhias aéreas low cost Ryanair, Easyjet e Vueling dominam a maioria das rotas. Não existem vôos diretos do Brasil para Valência. Abaixo a tabela que mostra rotas e companhias aéreas que voam para a capital da comunidade valenciana.

De toda Europa para Valência em avião
De trem
Para quem gosta de viajar de trem existem opções de saída da maioria das grandes cidades da Espanha, incluindo rotas com trem de alta velocidade, mas em muitos trajetos a viagem é bem longa. Veja abaixo a tabela com rotas, preços e tempo de duração da viagem. Para rotas não mencionadas abaixo consulte o site da Renfe.

Rotas das principais cidades da Espanha até Valência de trem
De ônibus
O ônibus é uma opção mais barata para chegar até Valência e que na média tem trajetos tão longos quanto os de trem (exceto os trens de alta velocidade). Existem também ônibus diretos da maioria das grandes cidades espanholas. Veja abaixo a tabela com rotas, preços, tempo de duração da viagem e companhia de ônibus.

Rotas das principais cidades da Espanha até Valência de ônibus
De carro
As estradas espanholas são todas muito boas e em ótimo estado de conservação, assim dirigir por eles não é um problema e pode ser até um prazer para quem gosta de uma road trip. As distâncias entre as principais cidades espanholas e Valência (já mencionadas acima) não são curtas, portanto planeje muito bem sua viagem e pé na estrada.
Para alugar um carro recomendamos o site Rentcars que busca em diversas locadoras e tem os melhores preços do mercado. Confira em Rentcars.
Vale dirigir de qualquer lugar do mundo para conhecer este lugar
e não deixe de visitá-lo à noite
Onde ficar
Quando estive em Valência me hospedei no Eurostars Rey Don Jaime e só tenho boas referências deste hotel quatro estrelas. Café da manhã farto e saboroso, quartos impecáveis, ótima conexão a internet, cama confortável, chuveiro com água abundante e piscina. E o melhor de tudo fica a poucos metros de caminhada da Cidade das Artes e das Ciências.

Quarto do Don Jaime

Café da manhã delicioso

Lobby do hotel

No verão que tal uma piscina
Caso queiram outras opções basta clicar em Hotéis Valência e procurar a hospedagem que mais lhe agradar.
Quando ir
O clima na cidade varia muito pouco durante o ano e as chuvas são raras nesta região apesar de não ser uma área desértica. O mês mais chuvoso é outubro com precipitações médias de 85 mm e em julho cai somente 10 mm de água dos céus. Já a temperatura flutua muito pouco, com invernos amenos com mínimas de 7,3 graus em fevereiro. O verão segue o mesmo padrão e não há os calores infernais de outras regiões da Espanha. As máximas de agosto são de 29 graus. Assim nossa recomendação é visitar a cidade em julho quando há menos chuvas, as temperaturas são agradáveis e os europeus ainda não estão como loucos viajando pelo continente em férias.

Temperaturas amenas tanto no verão quanto no inverno

O verão é a estação menos chuvosa
Onde comer
Ir a Valência e não comer a paella valenciana é como ir ao Brasil e não comer feijoada. Recomendamos prová-la no Restaurante El Coso que fica próximo a marina da cidade em frente ao mar em outra das regiões mais belas de Valência. Na carrer d´otumba existem mais uma infinidade de restaurantes, todos muito bons.

A verdadeira paella valenciana
Mas o restaurante que realmente me faz ter recordações até hoje é o Cruz Pampa. Depois de seis meses de Espanha estava doido para comer um bom churrasco. Segue minhas sugestões para ter uma noite gastronômica inesquecível. Comece com uma empanada tradicional, para logo depois se deliciar com o provolone derretido. Como terceiro peça uma parrilla de legumes, seguida da tradicional carne argentina. Aqui não tem como errar, qualquer uma que pedir vai ser muito boa. Eu particularmente prefiro o bife de chorizo ou o vacío. De sobremesa sorvete de doce de leite com doce de leite ou tiramisu.

Deliciosas empanadas

Provolone derretido, irresistível

Parrilla de legumes

Bife de chorizo inesquecível
Atrações da Cidade das Artes e das Ciências
Palau de les Arts Reina Sofía
Saindo do Hotel Don Jaime este é o primeiro edifício do complexo. Como o próprio nome diz é o Palácio das Artes de Valência, sede da Orquestra da Comunidade Valenciana e do Teatro de Ópera de Valência. Tem clara inspiração na Opera House de Sydney. E para engenheiros como eu trata-se uma obra prima, pois é quase impossível conceber como se mantem de pé. De uma beleza incrível pode ser conhecido também em seu interior através de uma visita guiada ou durante um concerto, ópera ou ballet.

Inspiração no Opera House de Sydney

até o respiro é bonito

vista de lado cortada por um viaduto

espelho de água em frente ao Palau

vista do topo do edifício

ao fundo a esquerda

vista noturna , com luzes azuis

Uma das salas de concerto do Palau de les arts
El Hemisfèric
É um cinema digital 3D com uma tela côncava gigantesca de 900 metros que quase envolve os telespectadores. Todos os dias são exibidos vários filmes, a maioria apropriado para todas as idades, mas também há uma projeção diária com filmes infantis. Na entrada vai receber um óculos 3D e ainda pode mudar o idioma do filme. Sem contar que o prédio é qualquer coisa de outro mundo. Sugerimos fotos durante o dia e também à noite quando a silhueta do edifício reflete no espelho de água que o circunda. Para consultar os horários e filmes em cartaz clique aqui.

Imponente

Como o nome diz é um hemisfério,ou metade do mundo

vista lateral

Para mostrar que estive lá

Todo envidraçado, de beleza única

de um lado ou de outro

simplesmente fantástico

Iluminado ainda mais bonito
Museo de las Ciencias Príncipe Felipe
Este é o tipo de museu que encanta crianças e adultos. Como um museu que tem como lema é “Proibido não tocar” pode ser igual aos outros? Não, ele é mesmo especial. Com tudo que você possa imaginar sobre ciência e tecnologia. No andar térreo, onde não é cobrado ingresso, estão as exposições temporárias, restaurante, lojas e banheiros. Para as outras exposições é necessário ingresso que pode ser comprado aqui. Também é possível para as crianças participar de oficinas de ciências. Se os outros prédios eram de cair o queixo, o que dizer deste então? Sem palavras. Existe também a possibilidade de comprar combos de ingressos que dão direito a entrada em vários prédios do complexo. Clique em ingressos combos.

Vista geral do museu de ciências

O espelho de água e sua borboleta

Zoom entre as treliças

como um emaranhado de aço pode ser tão bonito

Vista ao entardecer

de cima da ponte Calatrava

à noite ainda mais encantador
El Umbracle
Um jardim de 17 mil metros quadrados coberto por vigas vazadas e repleto de plantas típicas da região mediterrânea e esculturas contemporâneas. Abaixo do jardim está o estacionamento do complexo e na lateral dezenas de escadas de acesso no estilo Gaudí.

Jardim com cobertura vazada

Até o elevador tem algo de especial

e o respiro também

Plantas nativas da região

esculturas aleatoriamente espalhadas

Escadas de acesso a la Gaudí

de frente
Puentecito Assud D’or (Ponte Calatrava)
Também conhecida como ponte Calatrava devido ao nome de seu idealizador, é um tipo de ponte estaiada de grande beleza. Localizada sobre o antigo leito do rio Turia está entre o Museu das Ciências e o Ágora. Tem tráfego de carros em ambos os sentidos e no meio há uma passarela para pedestres. Ótimo lugar para tirar fotos já que funciona como mirante de onde se pode ter uma vista aérea do complexo.

Depois desta obra prima a ponte realmente merece o nome Calatrava

Ainda mais bonita à noite

Vista do museu de ciências
El Ágora
O edifício foi o último do complexo a ser entregue e inaugurado para o Valência Open de 2011, mas ainda não havia sido construído por completo. Agora passa por fase final de acabamento e a CaixaForum já fechou um acordo com o governo valenciano para usar parte do prédio como sua sede. A área remanescente será usada para abrigar diversos tipos de eventos. Atualmente não está aberto ao público.

O edifício simula duas mãos com dedos entrelaçados
Oceanogràfic
Este é simplesmente o maior aquário da Europa e o quarto maior do mundo. Em sete ambiente marinhos diferentes podem ser vistos mais de 45.000 animais de 500 diferentes espécies com golfinhos, belugas, morsas, leões marinhos, focas, pinguins e tubarões. Um ótimo passeio para crianças e adultos também.

em frente ao maior aquário da Europa
Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Valência. Saúde deve ser item prioritário em sua viagem. Imaginem ficar doente longe de casa e sem assistência? Viaje tranquilo, compre um Seguro Saúde conosco e retribua a ajuda que este blog acaba de te dar. Clique em Seguro Saúde é rápido, fácil e barato.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
Nos divertindo como lilliputeanos no Parque Gulliver – Valência – Espanha
Parque de la Canaleta – diversão, educação no trânsito e civismo – Valência – Espanha
Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve
Opera House – Sydney – Arquitetura Espetacular
Casa Milá (La Pedrera) – Barcelona – Arquitetura Espetacular
A Comédia da Sauna Russa – São Petersburgo – Rússia
Grande Mesquita de Djenné – Mali – Arquitetura Espetacular
Outros Lugares Únicos no Mundo
Lugares Únicos no Mundo – Encontro com gorilas – Uganda/RDC/Ruanda
Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã
Lugares Únicos no Mundo – Serengeti – Tanzânia
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Opera House – Sydney – Arquitetura Espetacular | Quatro Cantos do Mundo on 03/12/2017
at 10:22
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Catedral de São Basílio – Moscou – Arquitetura Espetacular | Quatro Cantos do Mundo on 03/12/2017
at 10:22
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Casa Milá (La Pedrera) – Barcelona – Arquitetura Espetacular | Quatro Cantos do Mundo on 03/12/2017
at 10:23
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Grande Mesquita de Djenné – Mali – Arquitetura Espetacular | Quatro Cantos do Mundo on 03/12/2017
at 10:23
Ótimas dicas, Obrigada seus artigos como sempre muito bons.
Parabéns já estou ansiosa pelo próximo artigo.
Beijos.
By: Bruna vieira on 10/12/2017
at 22:20
Ola Bruna
legal que tenha gostado.
Todos os domingos temos um post novo.
Continue nos acompanhando.
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 11/12/2017
at 7:12
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Casa Battló, a joia de Gaudí – Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 25/02/2018
at 6:03
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve | Quatro Cantos do Mundo on 11/03/2018
at 12:09
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália | Quatro Cantos do Mundo on 22/04/2018
at 9:15
[…] Quando estive em Valência me hospedei no Eurostars Rey Don Jaime e só tenho boas referências deste hotel quatro estrelas. Café da manhã farto e saboroso, quartos impecáveis, ótima conexão a internet, cama confortável, chuveiro com água abundante e piscina. E o melhor de tudo fica a poucos metros de caminhada da grande atração turística local, a Cidade das Artes e das Ciências. […]
By: Parque de la Canaleta – diversão, educação no trânsito e civismo – Valência – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 20/05/2018
at 9:31
[…] O parque Gulliver fica em Valência no antigo leito do rio Turia que foi desviado da área urbana da cidade e deu lugar a uma das mais incríveis áreas verdes urbanas do mundo. Algo como o Central Park em Nova Iorque ou a Floresta da Tijuca no Rio. Nesta mesma área fica um Lugar Único no Mundo que também é imperdível, clique no link para conhecer a Cidade das Artes e das Ciências de Valência. […]
By: Nos divertindo como lilliputeanos no Parque Gulliver – Valência – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 10/06/2018
at 10:04
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Balneário e Spa de Montanejos – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 08/07/2018
at 12:49
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal | Quatro Cantos do Mundo on 29/07/2018
at 9:31
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Ponte de Lima e a Paisagem Protegida do Corno do Bico – Portugal | Quatro Cantos do Mundo on 16/09/2018
at 11:39
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 23/09/2018
at 10:12
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 30/09/2018
at 10:48
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França | Quatro Cantos do Mundo on 14/10/2018
at 4:31
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Pont du Gard – Um aqueduto que resiste intacto há 20 séculos -Roteiro de três semanas na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 21/10/2018
at 6:48
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Visita ao Cellier des Princes, mergulhando no mundo do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape | Quatro Cantos do Mundo on 04/11/2018
at 6:20
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Vaticano que nada, Avignon a casa do papa é francesa – Roteiro de três semanas na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 25/11/2018
at 10:41
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: O que fazer num fim de semana de outono em Andorra | Quatro Cantos do Mundo on 12/12/2018
at 9:02
[…] Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos | Quatro Cantos do Mundo on 06/01/2019
at 9:04