Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 29/04/2018

Termas Gellert, os banhos termais mais famosos de Budapeste e do mundo

Budapeste é uma cidade encantadora. Cada detalhe é de uma beleza única que me arrebata. É o que podemos chamar de uma cidade sedutora. Até escrevi um post sobre esta característica tão ímpar da cidade, que pode ser lido em A Enigmática Budapeste. Na primeira vez que estive por lá não tive tempo para visitar uma de suas dezenas de banhos termais, mas há pouco voltei a esta cidade que tanto me fascina e não pude deixar de relaxar nos banhos termais mais famosos da região e diria do mundo: as Termas do Hotel Gellert.

A imponência do Hotel e termas Gellert visto à noite

Budapeste é “A” cidade para quem gosta de spa e bem-estar, por ser a única grande cidade do mundo que abunda em fontes de água termais e medicinais. São 70 milhões de litros de água quente entre 21 e 78 graus celsius que brotam diariamente de suas 118 fontes termais naturais.

Não admira que tão cedo (1934) Budapeste foi premiada com o título supremo de “Spa City”. Três anos depois, o primeiro Congresso Balneológico Internacional foi organizado na cidade e a sede da Associação Balneológica Internacional foi criada nos Banhos Termais do Gellert. O Hotel e termas Gellert foram construídos nas décadas anteriores e abriram suas portas em 1918. As piscinas exteriores foram adicionadas mais tarde e hoje combina desenvolvimentos técnicos modernos com um rico patrimônio histórico.

A experiência de aproveitar os serviços deste spa é única, pois mescla o relaxamento e bem-estar de um spa normal com a beleza visual e histórica de uma terma de cem anos. É como se estivesse em um museu/spa, se é que isso existe. Por alguns minutos você fecha os olhos e esquece de tudo ao seu redor imerso em água quentes, para logo depois se concentrar em cada detalhe do mosaico do chão que circula uma das piscinas. É algo único que deve ser experimentado.

Mosaicos por todas as partes

no chão

no teto

na área de chuveiros

e na área das piscinas

muito bonito

No total são doze piscinas. Duas piscinas exteriores: uma piscina de onda com 500 metros quadrados e temperatura da água ao redor dos 26 graus celsius e uma piscina para ficar apenas sentado relaxando com 94 metros quadrados com instalações muito chiques e temperatura da água a 36 graus celsius. O complexo ainda conta com oito piscinas indoor de banho termal onde a temperatura da água varia de 35 a 40 graus celsius. Ainda na parte interna existem mais duas piscinas, uma com 246 metros quadrados e água a 27 graus celsius e outra de 60 metros quadrados e água a 36 graus celsius.

Piscina de ondas outdoor

Uma das muitas piscinas de água quente

sempre cheias de esculturas e detalhes

A composição da água é rica em magnésio, cálcio, sulfato-cloreto, carbonato, íons fluoreto e sódio, o que confere características medicinais úteis a cura de artrite, problemas de circulação sanguínea, doenças degenerativas das articulações, doenças da coluna vertebral, estenose aórtica e nevralgia.

Mas além das piscinas quais os serviços de spa estão disponíveis? Massagem refrescante, massagem de cura médica, massagem aromática, saunas secas e a vapor, sauna finlandesa com piscinas de mergulho a frio, banho de ácido carbônico, banho de vinho, banho de lama, massagem subaquática, massagem nos pés, massagem tailandesa, pedicure e deck naturista. Se ainda não experimentou, não deixe de provar a sauna finlandesa. Entre na sauna úmida por alguns minutos e depois saia imediatamente para um mergulho numa piscina de água fria. Vai sentir sua alma saindo do corpo. Sensação que com certeza jamais havia sentido. Quer saber mais como é? Leia em A Comédia da sauna russa. Veja todos os serviços e preços dos banhos em Termas Gellert. Lembrando que em março de 2018 um euro equivale a trezentos e doze florins húngaros.

Sauna finlandesa passo a passo

Primeiro entra nesta sauna quentinha

Imediatamente ao sair pula nesta piscina

digamos mais gelada e verá o que acontece

Horário de funcionamento

Das seis da manhã às oito da noite todos os dias da semana. Os ingressos são vendidos até uma hora antes do fechamento e os hóspedes devem deixar a área da piscina quinze minutos antes do fechamento.

As obras de arte se proliferam por todos os lados

em todas as formas

até quando não se entende bem o que querem dizer

mas como arte não tem idioma, apreciem

Localização

Os banhos ficam no lado de Buda, a margem direita do Danúbio, muito perto da Liberty Bridge (Szabadság híd).

Endereço: H-1118 Budapest, Kelenhegyi út 4.

Telefone: (36-1) 466-6166

Você pode chegar em transporte público usando os bondes 18, 19, 47 e 49, ou os ônibus 7, 7A e 86.

Onde se hospedar

Esta é uma questão muito importante. Os hóspedes do Hotel Gellert podem usar as dependências dos banhos termais de graça. Tem direito a uma única entrada sem custos, mas uma vez que saiam das termas não podem mais retornar sem pagar. Mas vale a pena então se hospedar no Hotel Gellert para desfrutar do benefício de gratuidade? A resposta é depende.

Se além de aproveitar a gratuidade, você também deseja se hospedar em um hotel icônico, um clássico que já recebeu hospedes ilustres como por exemplo Richard Nixon, que dispõe de uma arquitetura invejável, mas que precisa passar por uma reforma para retornar aos tempos de glória, a resposta seria sim, vale a pena.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De outro lado se você prefere um hotel moderno, com instalações novas e tudo cheirando a novo, melhor escolher outro hotel, pois o Gellert definitivamente não é este tipo de hotel. Neste caso sugerimos o Hotel Moments Budapest ou o Callas House, ambos muito bem localizados e com ótimo serviço. Vejam as fotos abaixo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando ir

Se você quer aproveitar toda área do spa inclusive a piscina de ondas que fica em ambiente aberto, com certeza deve ir no verão, mesmo porque durante o inverno a área outdoor fica fechada. Julho é o mês com as maiores temperaturas e um dos menos chuvosos do ano, ideal para quem quer aproveitar um dia de sol à beira da piscina. Eu visitei as termas no auge do inverno no mês de fevereiro e devo dizer que mesmo privado das piscinas externas aproveitei bastante a área indoor.

Médias de temperaturas de Budapeste ao longo do ano

Tabela de chuvas mês a mês em Budapeste

Dicas

Quem fica hospedado no Hotel Gellert tem acesso as termas pela parte interna do hotel sem necessidade de acessá-la pela rua, o que no frio intenso do inverno de Budapeste não deixa de ser uma vantagem. Os hospedes do hotel também encontram toalhas e roupões disponíveis nos quartos. Além destes dois, leve também chinelo e touca de natação pois todos são itens obrigatórios para usufruir das termas. A touca de natação é obrigatória em apenas uma das piscinas internas do complexo.

Única piscina onde se deve usar touca

que também tem sua arte

vista noturna

Hospedes de outros hotéis devem levar todos os itens mencionados acima. Também todos os itens podem ser comprados no local. A touca de natação comprei pelo equivalente a dois euros. Não são aceitos euros, somente florins húngaros ou cartões de crédito.

tentando aprender húngaro. Vizgyógy = água medicinal

nem com google consegui decifrar

Se alguém souber a tradução

Além das fotos que já viu no post quer conhecer mais de perto as Termas do Gellert? Clique no link e faça um Tour Virtual.

A arte também se extende a parte de fora das termas. Este é o suntuoso saguão de entrada.

Saguão de entrada

Porta de entrada

Teto do saguão

detalhe dos mosaicos no solo

Este post aguçou sua curiosidade por Budapeste? Então planeje sua bem sua viagem. Não se preocupe apenas com os pontos turísticos de Budapeste. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo BookingNão tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

A Enigmática Budapeste

Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália

Catedral de São Basílio – Moscou – Arquitetura Espetacular

11 motivos para conhecer a desconhecida EsLOVEnia

Český Krumlov: Um passeio pitoresco a 180 km de Praga

Três Lugares de Arrepiar os Cabelos – Auschwitz – Polônia – Parte I

Anúncios

Responses

  1. […]        Termas Gellert, os banhos termais mais famosos de Budapeste e do mundo […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: