Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 22/07/2018

De-Icing, o interessante procedimento de como descongelar um avião para decolagem

Nós brasileiros não temos a mínima ideia dos problemas que podem causar neve e gelo durante o inverno no hemisfério norte, até nos mudarmos para a Europa ou EUA. Hoje moro na Espanha que nem faz tanto frio assim, mas mesmo aqui algumas medidas têm que ser tomadas durante as nevascas que dá preguiça só de pensar. É sal que deve ser jogado nas estradas para evitar acidentes pela neve que se acumularia. Na Alemanha é comum durante o inverno ver caminhões e caminhões jogando sal pelos milhares de quilômetros de estradas. Tem até uns tanques enormes na beira das estradas para reabastecê-los com sal. É corrente que tem que ser colocada nas rodas dos carros, isso sem falar na troca dos pneus de inverno. Os fluidos de seu carro já vêm todos com anticongelante. Todas estas medidas, a maioria já ouviu falar, mesmo sem conhecer pessoalmente. E por aí vai. Mas uma coisa que nunca tinha passado pela minha cabeça que pudesse existir é o tal De-icing de avião.

De-icing em avião da Aeroflot (foto do Wikipedia)

Em fevereiro voltava de uma viagem de trabalho de Frankfurt e por azar ia sentado na parte menos segura de um avião, perto das asas. O que era um azar danado acabou por se revelar uma baita sorte quando vi aquele imenso caminhão se aproximar das asas da aeronave. Saquei meu celular e comecei a filmar. De repente um braço mecânico sai do caminhão e despeja uma fumaça quente nas asas do possante. O procedimento dura cerca de 3 minutos e instintivamente intui que o procedimento era para descongelar as asas do avião. Claro que a minha sorte maior foi que o avião chegou são e salvo ao destino após o de-icing. Reparem na neve acumulada na janela no meu filme abaixo.

Depois de presenciar ao vivo e a cores o tal procedimento fiquei curioso e perguntei ao google do que se tratava. Encontrei dois sites em português que explicam tecnicamente em detalhes o procedimento, são eles o Aviões e Músicas e o Todos a Bordo.

Primeira pergunta. Porque o de-icing deve ser feito antes da decolagem? Basicamente por dois motivos. Remover todo peso extra de gelo acumulado nas asas e manter a aerodinâmica de projeto do avião afetada pelo gelo. Mas também gelo no tubo de pitot (usado para medir a velocidade do avião) pode causar um acidente.

O processo evolui muito com o passar dos anos e hoje a tecnologia já está bem mais avançada. Nos princípios o procedimento consistia em arrastar pela asa uma corda cheia de nós para remover gelo e neve. Já nos princípios do uso de produtos químicos, demorava quase três horas para aquecer o fluido a ser aspergido nas asas. Hoje o aquecimento não passa de quinze minutos.

Última tecnologia no de-icing: água + propileno glicol

Basicamente o de-icing consiste em aplicar uma mistura laranja de 200 litros de propileno glicol e água (quanto mais frio menos água se utiliza na mistura) aquecido por volta de 80 graus centígrados. Este procedimento remove todo o gelo, neve e impurezas das asas. Se ainda estiver nevando ou chovendo 100 litros de uma segunda mistura desta vez verde é aplicada em até três minutos depois da primeira para evitar um novo congelamento das asas e da fuselagem. Se o avião não decolar no prazo de uma hora, todo o procedimento deve ser repetido.

De-icing passo a passo (clique na foto para ampliar)

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os procedimentos de segurança de sua aeronave. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem-vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Guia dos direitos do passageiro aéreo no Brasil

Guia dos direitos do passageiro aéreo portador de necessidades especiais (PNE)

Aprenda a usar todas as ferramentas do Booking para encontrar o hotel ideal para você

Quanto pagar de roaming de celular na Europa?

Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor para mim?

Como evitar atentados terroristas durante sua viagem turística


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: