Encontrei Ponte de Lima por acaso na internet. Em algum site sobre lugares incríveis para se visitar no mundo aparecia a Alameda dos Plátanos ou Avenida dos Plátanos com suas frondosas árvores formando um imenso túnel natural. Pouco conhecida do turismo de massa, me pareceu um lugar interessante para conferir ao vivo e a cores na minha próxima viagem ao norte de Portugal. Mas ir até lá para conhecer apenas a Alameda dos Plátanos por mais bonita que ela fosse (e realmente era) me pareceu um desperdício de tempo.

Alameda dos Plátanos vista de longe
Foi assim que comecei a pesquisar as atrações da região. A própria Ponte de Lima com seus pouco mais de 43 mil habitantes tem mais segredos escondidos além da Alameda dos Plátanos. A parte histórica da cidade pode ser percorrida em uma manhã, caminhando com calma e apreciando as atrações que não são poucas como verão mais abaixo neste post.

Alamedas dos Plátanos vista do outro lado do rio Lima
Para completar meu dia de turismo resolvi passar minha tarde na Paisagem Protegida do Corno do Bico. A poucos quilômetros de Ponte de Lima é uma ótima opção para quem como eu gosta de trilhas e contato com a natureza. Apesar de falarmos o mesmo idioma tem muitas palavras usadas em Portugal que soam bastante engraçadas no Brasil e vice-versa. E Corno do Bico é apenas uma delas. Quer saber quais palavras podem causar confusão entre brasileiros e portugueses? Clique em Foi para Portugal perdeu o lugar? Não, perdeu a palavra.
Mas vamos conhecer pela janela do Quatro Cantos do Mundo um pouco mais de Ponte de Lima e Corno do Bico. Logo chegando a cidade dirija-se até a beira do rio que é onde ficam a maioria dos lugares interessantes. Coloque Alameda dos Plátanos ou simplesmente Plátanos no Google Maps. Ao se aproximar verá um estacionamento a céu aberto na beira do rio. Estacione e vá até o posto de informações turísticas local para pegar um mapa e planejar os pontos a visitar.

Estacionamento a beira do rio Lima
A primeira parada é na belíssima Alameda dos Plátanos, onde 83 plátanos plantados em 1901 de modo a construir um corredor natural dão sombra e beleza a cidade. A altura das árvores é impressionante e a maneira que as copas se entrelaçam e bloqueiam a entrada de luz solar faz do local um túnel perfeito para caminhar de mãos dadas com sua namorada (o). Um local impressionante. Logo do lado esquerdo da agora já famosa alameda está a igreja dos Terceiros que leva este nome por pertencer a Ordem Terceira de São Francisco do século XVIII. No local também funciona o museu dos Terceiros. Entre na igreja e se tiver tempo no museu.

Alameda dos Plátanos vista de fora

Entrando

Um túnel perfeito

Igreja dos terceiros
Voltando em direção ao posto de informações turísticas, vire a primeira a direita para dar de cara com o Paço do Marquês (castelo construído para Leonel de Lima prefeito da cidade em 1464) e com a estátua de Dona Teresa (mãe de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal). Descendo novamente em direção ao rio encontrará a igreja matriz reconstruída a mando de D. João I. Perambule pelas ruelas estreitas do centro tirando fotos incríveis até chegar novamente à beira do rio.

Paço do Marquês

Estátua de D. Teresa

Igreja matriz

vista de frente

Edifícios do centro histórico

Ruelas apertadas de Ponte de Lima
Aqui existem as estátuas em homenagem aos artistas e poetas e outra de memórias do campo relembrando as origens rurais do Minho. Já bem próximo ao rio você visualizará uma série de bonecos com uniformes de soldados romanos referentes a lenda do Rio Lethes. O império romano se espalhava por toda Europa sem medo de nada, mas ao chegar ao rio Lima os soldados acreditavam estar diante do rio Lethes que seria a fronteira para o mundo inferior, o mundo dos mortos. Assim ninguém ousou atravessá-lo. Décimo Juno Bruto que comandava a tropa tentou de todas as maneiras convencer os soldados, mas sem sucesso. Então atravessou a cavalo sozinho e do outro lado da margem acenou para mostrar que seguia vivo. Foi o gatilho para que todos também cruzassem o rio para conquistar a Galícia.

Estátua e homenagem aos artistas e poetas

Estátua relembrando as origens rurais do Minhos

A lenda do Rio Lethes representada a beira do rio Lima
Caminhando em direção a ponte temos o pelourinho e o largo de Camões com seu chafariz e edifícios antigos típicos do norte de Portugal.

Pelourinho como o de Salvador

Bela vista do Largo de Camões

Chafariz no Largo de Camões

Até Londres foi lembrada em Ponte de Lima
Ponte de Lima leva este nome justamente por causa da Ponte Medieval que cruza o Rio Lima e é a vila mais antiga de Portugal datada de 1125 quando a rainha D. Teresa outorgou a carta foral a vila.

no pé da estátua de D. Teresa a lembrança da criação da vila
Cruzamos a ponte medieval para encontrar a Igreja de Santo Antônio da Torre Velha do século XIX com seus típicos azulejos portugueses. Logo ao lado está a Capela do Anjo da Guarda com raízes românticas e góticas. Ainda deste lado do rio estão o parque do Arnado, o museu rural, o museu do brinquedo português e o albergue de peregrinos já que esta é uma das rotas que leva a Santiago de Compostela.

Cruzando a ponte medieval

Ponte vista do Largo de Camões

Azulejos da Igreja de Santo Antônio da Torre Velha

Torre da Igreja de Santo Antônio da Torre Velha

Capela do Anjo da Guarda

Referência ao Caminho de Santiago
Hora de retornar pelo mesmo caminho até o estacionamento para rumar em direção a Paisagem Protegida do Corno do Bico. Em pouco mais de meia hora já estará em território protegido. Basta seguir as placas saindo da estrada de asfalto para de terra. Vá devagar, pois em alguns trechos existem muitos buracos. Já que vai precisar de um carro, os melhores preços de aluguel de carros, nas companhias mais renomadas do mercado você encontra aqui: Rentcars.

Quando vir esta placa, entre na estrada de terra
Uma vez dentro do parque pare em cada mirante para apreciar a vista do vale e as rochas monumentais espalhadas pela montanha que dão ao local um ar pré histórico. Se tiver o tempo que eu não tive percorra as trilhas caminhando e apreciando a paisagem. Sugiro planejar seu dia usando o site Um Paraje Desconocido.

Tudo muito bem sinalizado

Um dos mirantes espalhados pelo Corno do Bico

Vista do vale

Esta gigantesca rocha se equilibra sobre outra

Vista de outro ângulo com a plataforma de visualização ao fundo

Plano geral

Muitas rochas de tamanho impressionante espalhadas pela região

Mais sinalização indicando os percursos

Placa para Corno do Bico

Placa da trilha
Onde ficar
Se optar por se hospedar no Porto como eu, minha sugestão é o Eurostar Heroismo um hotel novo e moderno com estacionamento próprio. O quarto é super espaçoso, cama gigante e café da manhã irretocável.
Já se preferir se hospedar em Ponte de Lima nossa dica é o Hotel Paço de Vitorino localizada a seis quilômetros do centro da cidade. Aqui você pode ter uma noite de paz e tranquilidade em um velho casarão reformado para combinar o melhor do conforto de hoje com a tradição e arquitetura do passado.
Quando ir
Como em toda Europa a melhor época do ano para conhecer a região é no verão que vai de junho a agosto. Neste período as temperaturas são mais quentes sem ser sufocantes e praticamente não há chuvas. Eu estive na região no fim de maio e se no primeiro dia fazia um sol lindo (por sorte o dia que visitei o Corno do Bico), o segundo dia foi nublado e cinzento. É o Atlântico dizem os portugueses.

Escolha no diagrama a melhor época para conhecer a região
Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Ponte de Lima e região. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
Piodão de volta para o passado – Portugal
Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal
Foi para Portugal perdeu o lugar? Não, perdeu a palavra
Milionários excêntricos no Solar do Vinho do Porto – Porto – Portugal
Quanto pagar de roaming de celular na Europa?
Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália
Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha
Balneário e Spa de Montanejos – Espanha
Nos divertindo como lilliputeanos no Parque Gulliver – Valência – Espanha
Castellfollit de la Roca, uma peróla encravada em um penhasco dos Pirineus
[…] Ponte de Lima e a Paisagem Protegida do Corno do Bico – Portugal […]
By: Piodão de volta para o passado – Portugal | Quatro Cantos do Mundo on 16/09/2018
at 13:53
[…] Ponte de Lima e a Paisagem Protegida do Corno do Bico – Portugal […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal | Quatro Cantos do Mundo on 16/09/2018
at 13:53
Eder, muito legal um destino meio escondido de portugal para conhecermos.
By: Ernesto Lippmann on 16/09/2018
at 20:20
Ola Ernesto
o mudo está cheio de destinos escondidos e belos. É um prazer partilha-los com os leitores
abs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 17/09/2018
at 10:51
[…] Ponte de Lima e a Paisagem Protegida do Corno do Bico – Portugal […]
By: Visita ao Cellier des Princes, mergulhando no mundo do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape | Quatro Cantos do Mundo on 04/11/2018
at 6:20