Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 30/09/2018

Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence

Em nossas primeiras férias europeias resolvemos explorar uma região belíssima da França (na verdade a mais bonita do país) e que até então conhecíamos muito pouco. A Provence tão cantada em verso e prosa. O leitor pode estar pensando que três semanas percorrendo somente terras provençais pode ser muito, mas viajando com crianças (eram três, retificando, são três e serão três para sempre) e descobrindo novos campos de lavanda e cidadezinhas encantadoras uns atrás de outros, o tempo foi bastante exíguo. Em algumas regiões ficou aquele gostinho de quero mais e devido à proximidade com nosso lar, temos planos de voltar em breve.

Nossa primeira parada em território francês foi em Nimes, para conhecer o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo. Reserve um dia todo para conhecer a cidade. A grande atração é sem dúvida a Arena de Nimes, também chamado de anfiteatro. Só este já seria um chamariz e tanto para adicionar a cidade a seu roteiro provençal, mas tem mais.

Monumental e intacta arena de Nimes

O anfiteatro foi construído quando Augusto, o primeiro imperador romano, ainda governava. Assim facilmente constatamos que as milhares de pedras usadas como um Lego para formar uma elipse de 133 metros de comprimento e 101 metros de largura estão no mesmo lugar desde antes do Cristianismo existir. Em resumo as 16.300 pessoas que há séculos lotavam a arena para ver o sangue dos gladiadores, hoje veem o sangue dos touros. A tourada que na Catalunha é proibida, em Nimes é diversão. A visita custa dez euros para adultos, oito euros para crianças de sete a dezessete anos e grátis abaixo dos sete. Saiba mais em Arena de Nimes.

Família reunida para foto em frente a arena

Neste preço está incluso um áudio guia inclusive em português. Do pouco que consegui ouvir (a maior parte do tempo o aparelho estava nas mãos das crianças), aprendi que ao contrário do que eu pensava a grande maioria dos gladiadores não morriam ao perder uma luta. Custava caro treiná-los e mantê-los e por isso no grosso das vezes eles eram poupados.

Panorâmica interior da arena de Nimes

Depois de subir até o último degrau, encontramos uma sombra salvadora

Se divertiram de montão

Como os toureiros de hoje ou gladiadores do passado, pisando na areia onde o espetáculo acontece

Na loja de souvenires as crianças brincavam de gladiadores

Quer saber onde estão outros anfiteatros romanos espalhados pelo mundo? Clique em 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo.

Nestes mais de 2000 anos o anfiteatro saiu das mãos dos romanos e passou por visigodos, mouros, pelos reis francos até chegar aos dias de hoje. Além das touradas também é palco de concertos musicais. Já passaram por Nimes, Dire Straits e Metallica entre outros. Em frente a arena está uma estátua do toureiro Nimeño II, um dos mais reconhecidos e famosos toureiros da História. A história de Nimeño II é muito triste e pode ser vista aqui.

Estátua de Nimeño II em frente a arena de Nimes

E como eu havia prometido tem mais. Logo ao lado do anfiteatro está o Museu da Romanidade. Não o visitamos, mas somente a arquitetura exterior já é de cair o queixo. É o moderno ao lado do antigo convivendo em harmonia e esbanjando beleza.

Vista do Museu da Romanidade, bem ao lado da Arena de Nimes

No auge do verão fomos obrigados a nos render e conhecer a cidade a bordo de um trenzinho para crianças. Algo parecido a um ônibus sem teto hop on hop off destes que existem em todas as cidades turísticas e que eu abomino. Mas cada passo era um sacrifício. Termômetros batiam a casa dos quarenta graus e nos deixamos levar pela empolgação das crianças. Sem esta opção não teríamos nem ao menos visto os pontos turísticos mais interessantes da cidade. O trenzinho parte exatamente da frente da Arena para um recorrido de quarenta e cinco minutos.

Trenzinho esperando a hora de sair

Noah bastante preocupado com a foto

Passamos pela prefeitura que é um antigo prédio charmoso. Igreja de Santa Perpétua e São Felício, Igreja de São Baudile. Maison Carré que na tradução livre significa casa quadrada como podem ver pelas fotos. A Maison Carré é o único templo romano de Nimes que continua de pé e muito bem conservado. É possível visitá-lo em sua parte interior onde um filme conta um pouco de como Nimes se tornou uma cidade romana. Os Jardins de La Fontaine também podem ser vistos do trenzinho, mas o ideal é mesmo uma parada para admirar sua beleza e quem sabe para um lanche. Outra boa pedida é molhar os pés na avenida Jean Jaures por onde também passa o trenzinho. As crianças podem molhar todo o corpo para fugir do calor incessante.

Prefeitura de Nimes

Igreja de Santa Perpétua e São Felício

Igreja de São Baudile

La Maison Carré

Jardins de La Fontaine

Avenida Jean Jaures

Esplanada Charles de Gaulle

Igreja de São Paulo

Depois do trenzinho só tivemos energia para um sorvete na Esplanada Charles de Gaulle e direto para casa que alugamos para tomar banho de mangueira. Não sabia que na Provence podia fazer tanto calor. Por sorte os dias seguintes da viagem foram de sol, mas não tão quentes quanto esta boas-vindas.

Agora o mais engraçado foi a Amélie alguns dias depois de partirmos de Nimes dizer: “Não sei por que este nome de Mines (perceba que ela inverteu as consoantes do nome da cidade). Não vi nenhuma Minie, nem Mickey, nem nenhum personagem”.

Quando ir

Na Provence os verões são muito cálidos, mas com temperaturas que dificilmente ultrapassam os trinta graus. Como já disse especificamente este dia foi muito mais quente que a média. Assim como podem ver nas tabelas abaixo a melhor época do ano para conhecer a região é mesmo o verão pois as chuvas são mais escassas e as temperaturas não são frias. Outono poderia ser uma alternativa para fugir do calor, mas chove muito. Já a primavera (maio e junho) é altamente recomendada para a visualização dos campos de lavanda famosos na Provence.

Melhores temperaturas no verão ou primavera

Muita chuva no outono

Onde ficar

No coração da cidade está o Appart’City Confort Nimes Arenes, ideal para uma visita noturna a Arena de Nimes em uma caminhada de poucos metros. O prédio antigo todo reformado e a atenção dos funcionários dão um toque especial ao local.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se preferir, como nós, um apartamento onde possa cozinhar e estar mais à vontade que em um hotel sugerimos o Appartement contemporain et Parking. Impecável.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Onde comer

Para nós foi uma grata surpresa saber que na França se come pizza e ainda mais constatar que na maioria das vezes são muito bem-feitas. Nada como uma vera pizza italiana, mas mesmo assim as francesas são muito boas. Para nós que já vivíamos em Barcelona há quase um ano e meio onde comemos as piores pizzas de nossas vidas, foi um prazer voltar a comer uma bela pizza. Em Nimes escolhemos a Dolce Pizza, além do sabor os preços também são ótimos.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Nimes e Provence. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem-vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Roteiro de três semanas na Provence

Visita ao Cellier des Princes, mergulhando no mundo do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape

Vaticano que nada, Avignon a casa do papa é francesa – Roteiro de três semanas na Provence

Pont du Gard – Um aqueduto que resiste intacto há 20 séculos -Roteiro de três semanas na Provence

Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França

Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence

A charmosa vila de Cassis na Côte d´Azur – França

10 Arenas Romanas que resistem ao tempo

Apresentação do 54° Encontro dos Viajantes – 6 Dias na Provence

Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália

Balneário e Spa de Montanejos – Espanha

Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve

Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália

Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha


Responses

  1. […] 8) Arena de Nimes – França […]

  2. […] Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence […]

  3. […] destino em território francês. Nimes é casa da arena romana mais bem conservada do planeta. E pode acreditar, apesar de já ter vivido mais de 2000 verões parece que foi construída ontem. […]

  4. […] Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence […]

  5. […] Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence […]

  6. […] Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence […]

  7. […] Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence […]

  8. […] Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: