Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 14/10/2018

Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França

A Provence é um dos lugares mais incríveis que já estive na minha vida, mas como todo lugar famoso e badalado acaba sendo marcado por estereótipos. A imagem que o mundo tem deste lugar são vilarejos de casinhas de pedra com janelas coloridas rodeados de campos de lavanda. O que afinal não é mentira, já que eles existem aos montes, mas a Provence vai muito além disso. Procurando bem você vai encontrar lugares de natureza exuberante que as vezes me custa acreditar que estão localizados na Europa que também é estereotipada como um continente de turismo de cidades e museus onde a natureza não tem grandes atrativos.

Garimpando durante minhas pesquisas para nossas últimas férias encontrei um lugar que parecia (pelas fotos da internet) um grande candidato a entrar em nosso seleto clube de Lugares Únicos no Mundo. Ao dar de cara com Pont D´Arc tive a certeza de que se tratava de um lugar especial. Um rio de águas verde esmeralda serpenteando por um cânion e que de repente cruza por debaixo de uma ponte de 60 metros de largura e 54 metros de altura é ou não é algo único no mundo? Detalhe que a construção da tal ponte demorou milhões de anos e foi erguida por dois arquitetos muito famosos: o rio Ardeche e o vento. Obra prima dos dois filhos da mãe natureza. É de cair queixo de qualquer viajante. Imediatamente me lembrei de outro Lugar Único no Mundo – 12 Apóstolos na Austrália.

Obra prima da natureza: Pont d´Arc

Localização

Pont d´Arc como já citado fica na Provence distante seis quilômetros ao sul de Vallon Pont d´Arc a cidade mais próxima desta joia. Se rumar de carro ao sul em duas horas e meia chegará a maior cidade do sul da França. Marselha. Neste percurso antes de Marselha passará também por Avignon (Avinhão) que também tem papel importante da região. Paris está sete horas de carro ao norte da ponte natural. O mesmo tempo de percurso até Milão a leste. Já Barcelona está a cinco horas e meia a sudoeste.

Como chegar a Pont D´Arc?

Como na grande maioria dos países europeus existem várias alternativas de transporte para se chegar até Vallon Pont D´Arc. Algumas mais convenientes que outras, mas sempre muitas opções. Veja abaixo todas elas.

Escolha o meio de transporte que mais lhe agrade. O mais importante é não deixar de ver tanta beleza

De avião

Definitivamente o avião não é o melhor meio de transporte para chegar a Pont D´Arc. O aeroporto mais próximo é o de Nimes (FNI) que se conecta com apenas quatro cidades: Bruxelas, Fez, Londres e Marrakesh. Todos os voos são operados pela Ryanair. Ainda que esta seja uma alternativa para você a distância entre Pont D´Arc e o aeroporto é de cerca de cem quilômetros que de carro vão consumir uma hora e quarenta minutos do seu tempo.

De trem

A malha ferroviária francesa faz inveja ao qualquer país. Definitivamente você pode ir de trem a qualquer lugar do país inclusive ao menor e mais afastado vilarejo, incluindo Vallon Pont D´Arc. Devido ao tamanho da cidade muitas vezes será necessário fazer baldeação, mas para quem gosta de trens é uma boa pedida. Confira preços e horários em SNCF.

De ônibus

Para trajetos de ônibus consulte o mesmo site da SNCF já que neste se vendem tanto passagens de trem como de ônibus. Inclusive alguns trajetos de trem são complementados com parte terrestre em ônibus.

De carro

Geralmente o carro é sempre a melhor opção para chegar a locais de natureza e afastados dos grandes centros e Pont D´Arc não é uma exceção. Vá com seu carro ou alugue um para alcançar o lugar com tranquilidade e sem Perrengues. Dica: em frente a Pont D´Arc há um estacionamento público e grátis, mas no verão para conseguir uma vaga tem que chegar cedo. Um pouco mais adiante na estrada existem mais dois estacionamentos, estes privados que também lotam em horário de pico.

Para alugar um carro recomendamos o site Rentcars que busca em diversas locadoras e tem os melhores preços do mercado. Confira em Rentcars.

Onde ficar 

Nós optamos por acampar por diversos motivos. Primeiro que as crianças adoram. É uma briga para saber quem vai levar a lanterna a noite na hora de ir escovar os dentes. Adoram ajudar a montar a barraca, mas na verdade muito mais atrapalham do que ajudam. Querem trocar todos os dias o cômodo onde dormem. Sim barraca de família numerosa tem 3 cômodos. Segundo que acampar acaba barateando os custos com hospedagem principalmente de uma família de 5 pessoas. Terceiro motivo é que em um camping não necessariamente você tem que acampar. Existem bangalôs ou motor homes que podem ser locados. E por fim o quarto e último motivo é que os campings na Europa na maioria das vezes são muito bons.

Mesmo reservando três meses antes da estadia em alguns campings já não havia disponibilidade, portanto sugerimos reservar com bastante antecedência.

Ficamos no camping Le Camp des Gorges. O camping não era novo em folha como outros que acabamos usando durante a viagem, mas tinha seus atrativos. O melhor é que ele tinha uma ótima praia de rio. Bastava caminhar poucos metros desde sua barraca para poder se esticar na areia ou se refrescar no rio que neste ponto tinha águas calmas, ideais para crianças. Apesar de um pouco antigo como comentei os banheiros e chuveiros eram impecavelmente limpos a despeito do enorme fluxo de pessoas. Como não levamos fogareiro usamos o bom restaurante do camping todos os dias. Na recepção é possível contratar passeios de caiaque pelo rio. E por fim a área destinada as barracas era muito arborizada o que garantia sombra sobre sua barraca grande parte do dia.

Em resumo, testado e aprovado. Com certeza recomendamos e voltaríamos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Caso acampar não seja sua praia, existem vários hotéis em Vallon Pont D´Arc. Nós recomendamos o Le Silex que tem ótima estrutura que mistura a tradição de um edifico do século XI com a modernidade do seu interior com tudo reformado. Além disso tem ótima localização, fica apenas dois minutos da praia e a seis de Pont D´Arc caminhando.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando ir

Na Provence os verões são muito quentes o que casa perfeitamente com um banho de rio e atividades aquáticas como o caiaque. Assim sugiro escolher algum mês da estação para aproveitar seus dias por lá. Nós escolhemos agosto que é quando todas as empresas espanholas liberam seus funcionários para as férias, mas eu indico o final de junho como época ideal para aproveitar o rio sem passar frio e ainda fugir da aglomeração de turistas.

De junho a agosto escolha sua fata

Onde comer

Nós depois da agitação do dia e com três crianças a noite optamos por jantar no restaurante do camping todos os dias. Pizza que surpreendentemente é muito boa na França, ao contrário da Espanha, foi nosso cardápio. Para as crianças menu infantil que em todos os lugares consiste de grelhado com batatas fritas.

Restaurante do camping

Se você ao contrário de nós depois de muito atividade no rio ainda tiver pique de sair para jantar fora, nós e o Tripadvisor recomendamos o La Grottes des Tunnels. Com excelentes grelhados a preços razoáveis é uma ótima opção. Mas mais uma vez chegue cedo, pois no verão os restaurantes enchem e o serviço francês não é dos mais rápidos.

Atrações de Pont D´Arc

Pont D´Arc

A colossal ponte natural que cruza o rio Ardeche é sem dúvida a grande atração local e tenho certeza que como eu você não vai se cansar de admirá-la, fotografá-la, voltar a olhar para ela e tirar mais uma foto e revê-la. Afinal de contas não é todo dia que você dá de cara com um monumento da natureza como este. Mas existem outros atrativos bem interessantes na região. Veja abaixo.

Visto de dentro é impressionante

e de longe ainda mais

Uma boa opção para fugir da muvuca de Pont d´Arc  são as praias descendo o rio

águas calmas, ideal para crianças nadarem

ou apenas para relaxar na areia

Caverna du Pont D´Arc

A Caverna du Pont D´Arc é uma cópia da Grotte Chauvet ou Caverna Chauvet. Muita gente vai até lá sem saber disso e acaba se decepcionando, já que pensa visitar a original e caba se deparando com uma cópia. A caverna Chauvet é aberta somente a espeleólogos e especialistas que a estudam. Nós que já sabíamos disso adoramos a visita, pois você pode ter uma ótima ideia de como é a caverna original. A Chauvet foi descoberta em 1994 e está entre a três cavernas mais importantes do mundo no tocante a restos de animais fossilizados e pinturas rupestres nas paredes. A guia que nos acompanha durante o passeio já visitou a caverna original e nos garante que a semelhança entre ambas é impressionante. Não é permitido fotos no interior da caverna, mas pelas fotos do site oficial você pode tirar suas conclusões se vale a visita. Eu não tenho dúvidas que vale.

Entrada da Caverna du Pont D´Arc

Magnificas pinturas da Caverna

Verdadeiros painéis de obra de arte

Apesar de pintadas a centenas de anos atrás parece que a tinta ainda está fresca

isso porque a caverna ficou soterrada com pouca entrada de ar até 1994

Passeios de caiaque

A maioria dos campings, inclusive o nosso, disponibilizam passeios de caiaque pelo rio Ardeche. Os trajetos variam de sete até vinte e oito quilômetros assim como os preços do mias altos até os mais baratos. A operadora de nosso camping só permitia crianças a partir de dez anos o que inviabilizou o passeio para nossa família, mas sugeriram procurar operadoras na cidade que permitiam crianças menores. Como o tempo para ver tudo estava curto acabamos desistindo do caiaque.

Dezenas de caiaques cruzam o rio todos os dias

Túneis nas rochas

Logo antes de chegar a Pont D´Arc você passa de carro por túneis como o da foto abaixo. É um túnel aberto na rocha sem revestir por dentro, o que para brasileiros é uma novidade e uma atração. Depois de três semanas na Provence vimos tantos destes que era como zebra na África, aparecia outra e ninguém mais queria tirar foto.

Túnel escavado nas rochas

tem aos montes por lá

Gorges de l’Ardeche

Existe uma rota panorâmica pela estrada D290 que vai de Vallon Pont D´Arc até Pont Saint Espirit. Nós a percorremos no último dia quando rumávamos para Orange. Na estrada existem várias paradas com mirantes do cânion por onde passa o Ardeche. Algumas destas paradas são realmente de tirar o fôlego como podem ver nas fotos abaixo. Pena mesmo que este dia estava um pouco nublado.

Incríveis vistas da rota panorâmica entre Vallon-Pont-d’Arc e Pont-Saint-Esprit

As sinuosas curvas do rio Ardeche

Belíssimos cânions por toda rota

Paisagens de tirar o fôlego

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Pont D´Arc. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence

Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Roteiro de três semanas na Provence

Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence

Pont du Gard – Um aqueduto que resiste intacto há 20 séculos -Roteiro de três semanas na Provence

Visita ao Cellier des Princes, mergulhando no mundo do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape

A charmosa vila de Cassis na Côte d´Azur – França

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Kefalonia – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Meteora – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

TOP 10 Grécia – Lugares Inesquecíveis

Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália

Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha


Responses

  1. […] Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França […]

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França […]

  3. Realmente um lugar único e lindo, deu muita vontade de conhecer!

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: