Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 11/11/2018

Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Roteiro de três semanas na Provence

Foi nosso oitavo dia de viagem e a partir deste dia passei a acreditar que oito é meu número da sorte. Que dia e tanto. Quando decidimos passar nossas primeiras férias europeias na Provence foi em parte para pagar uma dívida de dez anos atrás. Na nossa viagem de Volta ao Mundo passamos cerca de uma semana na Provence e do pouco que provamos ficamos com um gostinho bom de quero mais na boca, aquela sensação de ir a geladeira para comer a última fatia de bolo e constatar que seu irmão já havia comido. Pois bem, demorou dez anos para pagarmos a conta que havia sido “pendurada” em 2008, mas foi paga em alto estilo.

Noah curtindo de montão a beleza de Fontaine de Vacluse

Fontaine de Vaucluse, a primeira parada do dia, não estava em nosso roteiro e acabou adicionada meio ao acaso quando encontramos um folheto turístico no meio de pacotes de bolacha (traduzindo do português para português, biscoito em parte do Brasil) e fraldas. Uma gruta de águas verde esmeralda foi o que chamou nossa atenção e nos fez mudar de rota de improviso. Logo que chegamos a Fontaine de Vaucluse o dia parecia que não seria dos melhores. O GPS não conseguia encontrar a gruta, principal atração da cidade e o posto de informação turística estava fechado. Sim quem viaja com criança sempre acorda cedo, antes que o turismo comece a funcionar. Para piorar a Luna que enjoa com o balanço do carro vomitou e além de sujar toda roupa ainda sujou a cadeirinha. Com todo o tempo que perdemos, o estacionamento da cidade que era grátis para quem chega cedo passou a ser cobrado. Mas nem com todos estes imprevistos perdemos o bom humor e seguimos em frente, A Luna com uma roupa nova em folha.

O acesso a gruta de Fontaine de Vaucluse é feito por uma rua onde não é permitido a entrada de carros, por isso o GPS não nos levava até lá.  Sorte a nossa, pois andando pudemos apreciar o caminho até a gruta é muito mais bonito que a gruta em si. De um lado restaurantes, lojinhas de souvenires e bares e do outro o La Sorgue e sua beleza estonteante. O leito do rio é coberto por vegetação em diferentes tons de verde o que parece dar a suas águas a coloração verde esmeralda que vemos nas fotos. Nos lembrou muito os rios de Bonito no Mato Grosso do Sul. Na margem contrária do rio ainda existem algumas construções típicas da Provence em suas cores ocre que contrastam com o verde do rio e produzem um cenário único. No fim da rua há uma pequena trilha que leva até a gruta, espaço para as crianças correr e brincar. No horário que chegamos o sol não iluminava as águas da gruta como na foto de nosso folheto turístico e o lugar parecia bem comum. Por sorte o caminho até ali havia sido recompensador. O sol só ilumina a gruta quando está a pino. Além do rio a cidade também é encantadora com sua fonte na praça principal e suas construções típicas da região. Caminhe pelas ruelas menos movimentadas para encontrar verdadeiras joias da arquitetura local.

Não lembra Bonito?

O contraste das montanhas com o verde da água

Até o Noah parou um pouco para admirar tanta beleza

Tem até um moinho de água

e castelo também

e verde

na água

e nas folhas

Somente a gruta decepcionou

Dá para medir a felicidade da molecada

Praça central da cidade com sua fonte

Montanhas ao redor de Fontaine de Vaucluse

Arquitetura provençal

Mais casas ocres com janelas coloridas

Mas era hora de partir rumo ao mais conhecido cartão postal da Provence, a Abadia de Notre Dame de Sénanque. Se perguntarem o que vem a sua cabeça quando escuta a palavra Provence, nove entre dez pessoas dirão a Abadia de Notre Dame de Sénanque. A maioria não saberá dizer o nome do local, mas descrição invariavelmente será de uma abadia (igreja) bastante austera e espartana em seus tons ocres que possui a mais bela e roxa plantação de lavandas já vista no mundo. Como não poderia deixar de ser o cartão postal mais famoso da Provence estava cheio de turistas. Isso porque o auge da florada das lavandas já havia passado. Estávamos em agosto e as lavandas já não estavam tão roxas nem tão cheirosas. Mas de qualquer maneira, apesar da aglomeração, vale a visita. Você pode visitar o museu da abadia (não o fizemos) e também comprar na lojinha dos monges todos os tipos de produtos possíveis e imagináveis feitos a base de lavanda. Dos tradicionais sabonetes, perfumes e saches aromáticos até sorvete de lavanda. Noah e Luna aproveitaram para tirar uma soneca e eu, Fabi e Amélie aproveitamos um belo almoço sentados na grama e apreciando esta paisagem única e o vai e vem de turistas.

Abadia de Notre Dame de Sénanque vista do alto

Noah se divertindo com seu caminhão antes cair no sono

Até onde ela não é famosa ela tem seus encantos

A foto que todo mundo tem

De longe ou

de perto não me canso de admirá-la

Panorâmica do cartão postal da Provence

E as lavandas não estavam no seu auge

como na foto da internet abaixo, que mais parece obra de Photoshop

mas mesmo assim estavam lindas

Dizem que a cereja do bolo fica para o final. No caso deste dia na Provence, Gordes foi a cereja de um bolo de cerejas. Gordes venceu nossa eleição da mais bonita cidade da Provence, só por aí vocês já podem checar a credenciais da cidade. As candidatas eram fortíssimas e a eleição foi mais disputada que vestibular de medicina, mas mesmo assim ela figura no topo de nossa lista. A cidade é encantadora por natureza. Localizada numa pequena colina, Gordes parece ser reverenciada pelos vales que a cercam como se fossem seus súditos ajoelhados perante a realeza. Cada ruela do povoado tem seu encanto próprio. Desde enormes painéis nas fachadas das casas retratando o dia a dia local, passando por edifícios reformados mas que mantém o estilo da arquitetura local, pelos não reformados que dão um charme retro a cidade, passando também pela frutaria local que é um encanto, sem falar das ruelas estreitas que parecem querem te abraçar, até chegar as vistas cinematográficas dos vales. É de se pensar, ou melhor dizendo, é de se sonhar com a aposentadoria vivida em Gordes.

Uma panorâmica da cidade mais bonita da Provence

Gordes imponente do alto da colina

Aposentado com uma piscina destas, já pensou?

Os painéis com cenas do cotidiano

estão por toda parte

O vale

o Noah

e toda família reverencia a beleza de Gordes

até as janelas se curvam diante de tanta beleza

Prédios reformados e lindos

charmosos

ou antigos com um ar vintage

mas igualmente atraentes

As ruelas que te abraçam

te apertam

mas não te sufocam

espelho espelho meu existe frutaria mais bela do que eu?

Se engana quem pensou que o dia tinha acabado. Depois de tantas cerejas, ainda tivemos uma atração que estava mais para banana que qualquer outra coisa. Fomos até o Village des Bories. Uma vila datada do século XVIII construída toda de pedras encaixadas umas nas outras. Como na vida tudo é motivo de comparação, o lugar é interessante, mas perto do que já tínhamos visto neste dia acabou sendo um lugar comum. Como fica localizado bem ao lado de Gordes recomendamos a visita, mas tome cuidado com a estrada que em muitos trechos mal passa um carro pequeno.

Village des Bories com suas casas de pedras empilhadas

Depois de tanta cereja o negócio foi mesmo voltar para o hotel e ficar à beira da piscina comentando cada detalhe deste dia tão maravilhoso. Por falar em hotel, se você quiser conhecer todas estas maravilhas recomendamos a hospedagem no Le Bastide de Gordes que seria a última cereja do seu dia. Impecável. Hotel para comemorar cinquenta anos de casado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você ainda está longe das bodas de diamante e também não está com a conta bancária tão recheada assim, uma ótima opção é o Les Jas de Gordes com vistas maravilhosas, uma linda piscina para se refrescar e um atendimento de primeira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos da Provence. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem-vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence

O dia das cidadezinhas charmosas da Provence – Oppede-le-Vieux, Menerbes, Lacoste e Roussilon

Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França

Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence

Lugares Únicos no Mundo – Carrières de Lumières – Le-Baux de Provence – França

Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França

Pont du Gard – Um aqueduto que resiste intacto há 20 séculos -Roteiro de três semanas na Provence

A caçada aos campos de lavandas- Roteiro de três semanas na Provence

Visita ao Cellier des Princes, mergulhando no mundo do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape

Vaticano que nada, Avignon a casa do papa é francesa – Roteiro de três semanas na Provence

Arles o lar de Van Gogh – Roteiro de três semanas na Provence

Aigues-Mortes, a cidade do lago cor de rosa – Roteiro de três semanas na Provence

A charmosa vila de Cassis na Côte d´Azur – França

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

Balneário e Spa de Montanejos – Espanha

Piodão de volta para o passado – Portugal

Termas Gellert, os banhos termais mais famosos de Budapeste e do mundo

Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve

Os 10 melhores parques ao ar livre de Barcelona


Responses

  1. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  2. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  3. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  4. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  5. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  6. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  7. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  8. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  9. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  10. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  11. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]

  12. […] Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Rot… […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: