Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 12/12/2018

O que fazer num fim de semana de outono em Andorra

Aproveitamos a visita do avô João para conhecermos Andorra em um fim de semana de outono. Sexto menor país da Europa (décimo sexto do mundo) o principado está encravado nos Pirineus entre França e Espanha. O tratado de Paréage assinado em 1278 fez com que o principado se tornasse uma diarquia (a primeira vez que escutei esta palavra, já que o comum é monarquia) liderado por dois co-príncipes. O primeiro príncipe é o bispo católico de Urgell região do território espanhol que faz fronteira com Andorra. Já o segundo príncipe é o presidente da República Francesa, atualmente Emmanuel Macron. Outra curiosidade sobre Andorra é que se trata do único país do mundo que tem o catalão como idioma oficial.

A cara de Andorra

Num passado recente o principado era conhecido como centro de compras devido a isenção de impostos. Era o equivalente ao nosso Paraguai. Mas assim como aconteceu no país guarani hoje o turismo de compras já não atrai tanta gente assim, uma vez que apesar de baixo, o imposto sobre a venda já existe. Também a livre circulação de produtos após a criação da União Europeia (da qual Andorra não faz parte) fez com que produtos de difícil acesso no passado, atualmente sejam facilmente encontrados nas prateleiras de todos supermercados europeus. Espanhóis compravam muito café, manteiga, queijo francês e outros produtos básicos em Andorra na década de setenta. Hoje todos estes produtos são encontrados aos montes na Espanha. Se as compras já não atraem tanto, o turismo em geral ainda é responsável por 80% do PIB do país. Nós não compramos nada quando estivemos por lá, mas os fanáticos por shopping dizem que ainda vale a pena comprar bebidas alcoólicas, cigarros e perfumes. Você só poderá comprovar a veracidade da informação visitando Andorra.

Muitos turistas vêm para ver essas belezas

Mas se comprar não é a sua praia, o que fazer então em Andorra? A principal atração do principado são suas estações de ski. Com a mais alta capital europeia, Andorra a velha, a neve reina durante todo inverno e os turistas, principalmente espanhóis, lotam o pequeno país. As estações de ski abrem a partir de primeiro de dezembro e fazem do inverno a alta temporada.

Nós viajamos para Andorra em novembro o que tecnicamente ainda é outono. Apesar disso o frio reinava, pela manhã as temperaturas roçavam zero grau, durante a noite facilmente passavam para lado negativo dos termômetros. Mas ski não é nosso forte e nem que quiséssemos poderíamos pois como já mencionado as estações ainda estavam fechadas. Então nos dedicamos a outros passatempos.

Caminhar pela cidade é uma das atrações de Andorra

Temas natalinos também atraem os turistas

O país é limpo e organizado. Assim aproveite para caminhar pelas ruas e conhecer os parques de Andorra. Foi exatamente isso que fizemos no primeiro dia (um sábado). Dica: tente visitar o país durante a semana, pois nos fins de semana o afluxo de turistas é maior ocasionando intermináveis congestionamentos nas manhãs de sábado nas estradinhas que levam ao principado. Se não for possível, tente chegar bem cedo antes de todo mundo.

Saindo do hotel fomos direto ao parque central que tem um playground muito legal para crianças e nós temos três delas. Os pequenos se esbaldaram nos brinquedos mais inusitados como tirolesa, túneis, escorregadores e muito mais, enquanto nós, adultos, apreciávamos as belezas do outono, árvores com folhas em todos os tons de ocre, dos mais avermelhados aos amarelados. Uma verdadeira pintura. Ali o outono é outono de verdade e além da nítida mudança de cores é a estação onde as folhas se acumulam no chão. Um prato cheio para molecada brincar de chuva de folhas secas. Para as crianças tudo é diversão.

Mudança de cores, o outono chegou

Diversas cores na mesma árvore

Recolhendo para logo fazer uma chuva de folhas

Estão por todos os lados

Quase não se vê o solo

Tudo é muito perto (não se esqueça que a capital tem apenas 24.000 habitantes) e o melhor meio de transporte é mesmo caminhar. E foi caminhando que encontramos uma pracinha cheia de obras de arte a céu aberto. Nossa próxima parada foi a praça do povo (plaça del poble em catalão). Localizada num local mais alto da cidade a vista é um dos seus pontos fortes. Havia também a casa do Mickey em comemoração aos 90 anos do ratinho com oficinas, brincadeiras e fotos para as crianças. Saindo da casa ainda tivemos que parar em outro parquinho na mesma praça. Cheio de escorregadores serviu para aquecer as crianças do frio que se intensificava com o cair do sol.

Se divertindo em um museu a céu aberto

Língua de fora

a família toda

Um carro com olhos? Arte

Incríveis estátuas luminosas

A casa do Mickey

Admirando o vovô de 90 anos

Saindo com suas fotos

90 anos

Comer bem é outra atração de Andorra. Na noite de sábado jantamos divinamente no El Tall a Taula. Amélie como sempre escolheu sushi e foi acompanhada por sua irmã mais nova, a Luna. O Noah foi de butifarra (linguiça) e os adultos escolheram lombo de bacalhau na brasa com vinho branco, simplesmente divino. Comida super aprovada e recomendada além do ótimo atendimento com direito a garçom falando português. A imigração portuguesa é muito presente em Andorra e é comum escutar o idioma pelas ruas.

Jantar no El Tall a Taulla

Família reunida

Chegou o domingo e foi o grande dia. Se Andorra está espremida entre França e Espanha nos Pirineus, bem longe da praia, foi nas termas de Caldea que encontramos nossa diversão. Também chegamos aos banhos caminhando. Ao nos aproximarmos pensamos se tratar de uma igreja moderna toda espelhada por fora, mas era mesmo o complexo aquático. Existem diversos combos disponíveis que se adaptam a necessidade de sua família.

Parece ou não uma igreja moderna?

Maquete de todo o complexo localizada na entrada do edifício

Vista da entrada do Caldea

Basicamente existem quatro espaços dentro do Caldea. O Termolúdico que consiste de uma grande piscina de água termal entre 32°C y 34°C. Nela existem pequenas banheiras de hidromassagem, cachoeiras que massageiam as costas e jacuzzis de efeito relaxante. O espaço também conta com uma piscina exterior que pode ser acessada sem sair da água através de um rio com correnteza que te arrasta até lá.  No lado de fora terá acesso a uma vista magnifica da montanha que será ainda mais espetacular se estiver nevada. Ideal para tirar aquela foto da piscina com água fumegante com neve ao fundo. Conta também com camas de bolhas de efeito relaxante, jacuzzi de pés com um gêiser central e cachoeira.

Além disso estão também os banhos romanos onde você entra em uma piscina a 14°C logo após sair de uma de 36°C. O choque térmico ajuda na circulação além de ser uma experiência única. Espaço de aquamassagem, hamman, sauna, banho islandês e banho Sirocco também fazem parte do espaço. Veja tudo em Termolúdico.

A grande piscina de águas termais

A redoma ao centro é uma das jacuzzis

Muito espaço para todos

Após sair da sauna um corredor com água a um grau celsius

Piscina externa, pena que ainda não havia neve nas montanhas

Camas de bolhas de efeito relaxante

Jacuzzi de pés com um gêiser central

Vista geral da piscina interna

Complexo visto do ângulo da piscina externa

Banho islândes

Se você vai com filhos como nós, o Caldea disponibiliza uma área só para os pequenos a partir de 3 anos. Supervisionados por monitores treinados, os pais são liberados dos cuidados com os filhos e têm todo o tempo disponível para relaxar com os serviços do centro enquanto as crianças se divertem com segurança. Este espaço leva o nome de Likids e disponibiliza piscina termal, praia suave, sauna longe, espaço de beleza, jacuzzi e espaço fitness. Crianças a partir de cinco anos também podem desfrutar do espaço Termolúdico acompanhadas dos responsáveis. Quer saber mais? Clique em Likids.

O terceiro espaço se chama Inúu e é reservado a pessoas acima de dezesseis anos. Trata-se da área mais chique do complexo e, portanto, a mais cara também. Indicado para casais o espaço disponibiliza: piscina de água termal, piscina exterior, jacuzzi exterior, espaço lounge, espaço de reativação, massagens e tratamentos estéticos, espaço wellness privado e academia, além de um restaurante tailandês/japonês. Para maiores informações clique no link acima.

Por fim o último espaço é chamado Origens. Origens espera você com as seguintes surpresas: banho asteca para desfrutar rodeado de um jardim tropical, banho de pomelos localizado num jardim japonês onde poderá suavizar e esfoliar sua pele ou um banho relaxante num entorno zen para desconectar. Além dos banhos especiais também há: jacuzzis exteriores, solarium privado, saunas, hammam, camas de água, bar aquático e sacada com inspiração gaudiniana. Os preços estão nos links acima.

Permanecemos no Caldea por quatro horas. Na saída ainda tivemos tempo de levar as crianças para brincar em outro parquinho em frente ao complexo aquático. Escorregadores de meter medo até em adultos, mas meus bravos pimpolhos não se amedrontaram e encararam o desafio se divertindo de montão.

Sente o drama da altura do escorregador

A Luna foi no menorzinho

Caldea visto do parque

O fim de semana ia terminando e era hora de voltar para casa, mas não sem antes deixar duas dicas. A primeira: nós fomos de carro pois ficou mais barato alugar um do que pagar o transporte de ônibus para seis pessoas. Se você for sozinho ou em casal compensa mais pegar o ônibus desde Barcelona já que o carro vai ficar estacionado todo o tempo em Andorra. Estacionamento público sai por 15 euros 24 horas.

Segunda dica: nos hospedamos no Aston Hotel um três estrelas com ótimos preços e localizado no coração de Andorra a velha. Café da manhã bom e quartos condizentes com um hotel três estrelas limpo e organizado. Recomendamos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Andorra. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Termas Gellert, os banhos termais mais famosos de Budapeste e do mundo

Barcelona

Balneário e Spa de Montanejos – Espanha

Nos divertindo como lilliputeanos no Parque Gulliver – Valência – Espanha

A Tomada do Castelo – Parque Güell – Barcelona – Espanha

Castellfollit de la Roca, uma peróla encravada em um penhasco dos Pirineus

Parque del Castell de l’Oreneta, bem vindo ao mundo dos trens – Barcelona

Parque de la Canaleta – diversão, educação no trânsito e civismo – Valência – Espanha

Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha


Responses

  1. […] O que fazer num fim de semana de outono em Andorra […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: