Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 22/12/2018

O Tió de Nadal – a lenda mitológica do Natal catalão

As lendas e mitologias de um país ou neste caso de uma região sempre me fascinaram. Vivendo em Barcelona não pude deixar de me encantar pela lenda do Tió de Nadal (Tronco de Natal em português). A tradição está relacionada com o período natalino em toda Catalunha e com alguma presença também em outras regiões da Espanha (Aragón) e sul da França. Eu como estrangeiro vejo no Tió semelhanças com muitas outras tradições de Natal do mundo.

Trata-se de um tronco de lenha grosso que usa uma barretina (típico gorro de lã catalão) que para mim remete ao tradicional gorro vermelho do Papai Noel.  Além do gorro o Tió também usa uma manta para não passar frio. A parte frontal do tronco é decorada com uma cara sorridente. Assim já está pronto seu Tió.

Reparem nas caras de felicidade da família de Tiós

A típica barretina catalã usada também pelo Tió

A partir do dia 8 de dezembro (dia de Imaculada Conceição) ou no início do Advento o Tió começa a aparecer nas casas, escolas e em todos os lugares onde existam crianças na Catalunha. Apesar da relação com datas santas o Tió é uma mitologia e, portanto, totalmente pagão. Estas misturas do que é santo com o que é pagão realmente me encantam. E sem trocadilho com a santidade, vocês ainda não sabem da missa a metade. A lenda do Tió é uma das mais criativas que já escutei na minha vida.

Luna dando comida ao Tió da escola

O Tió da escola do Noah além da coberta tem até uma casinha. Reparem na quantidade de comida dada ao Tió

Uma vez que o Tió chegou, pais e filhos devem alimentá-lo todas as noites com casacas de mexerica (isso antigamente quando não havia tanta bonança) ou com as próprias mexericas (nos dias mais abastados de hoje). Também se dá aos Tiós bolachas, chuches (doces aqui na Catalunha), piruletas (pirulitos) e outros tipos de comida. Isso me remete também a outra tradição natalina, a do peru de Natal que deve ser bem alimentado para o dia da ceia.

Confeccionando seu próprio Tió

muita diversão

Bem alimentados e quentinhos em casa

Chegada a Nochebuena (noite de Natal), é a hora do Tió retribuir toda comida dada na cerimônia do cagatió. Cantando canções para lá de esdruxulas e muito divertidas as crianças batem no tronco com bastões para que o Tió cague chuches (doces) e regalos (presentes). É isso mesmo que vocês leram, o Tió caga ou em términos menos chulos ele defeca doces e presentes para as crianças depois de apanhar com um pau. Diria que de pacifista não encontramos nada nesta tradição, mas enfim tradição é tradição. Lembram da coberta que o Tió usa para não passar frio? Esta é a história que os pais contam para os filhos. A coberta na verdade serve para que os pais ponham os doces e presentes em baixo do Tió sem que as crianças vejam. Afinal um tronco nem em seus maiores delírios poderia cagar doces. A cerimônia do cagatió me remete a outra tradição natalina: a de colocar os presentes em abaixo da árvore de Natal.

Apesar das pauladas o Tió nunca deixa de sorrir

Abaixo vídeos com as músicas cantadas e suas respectivas traduções ao português:

A canção mais tradicional

Letra em catalão/Letra em Português

Caga tió/Caga Tió

caga torró/Caga torrone

avellanes i mato/avelãs e coalhada

si no cagues bé/se não cagar bem

et daré un cop de bastó/te darei um golpe de bastão

caga tió/caga Tió

Segunda canção

Letra em catalão/Letra em Português

Caga tió/Caga tió

ametlles i torró/amendoas e torrones

no caguis arengades/não cagues arenques (peixe)

que són massa salades/que são muito salgados

caga torrons/caga torrones

que són més bons/que são muito melhores

Caga tió/Caga tió

ametlles i torró/ amendoas e torrones

si no vols cagar/se você não quiser cagar

et donaré un cop de bastó/vou te bater com um pau

Caga tió/Caga tió

Muito importante não confundir o Tió em si com a cerimônia do cagatió. Quando cheguei aqui eu achava que o boneco feito de tronco se chamava cagatió e muita gente ainda se refere ao boneco como cagatió, quando na verdade seu nome é apenas Tió ou Tió de Nadal.

Importante dizer também que aqui na Espanha quem traz os presentes são os Reis Magos no dia seis de janeiro, como levaram a Jesus. Claro que com a globalização o Papai Noel já deu as caras por aqui, mas em uma ordem de importância para as crianças locais estão em primeiro os Reis Magos, depois o Tió e o Papai Noel vem no fim da fila. O Tió vem em socorro das crianças para que não passem o Natal em branco. Por isso ele traz apenas doces e pequenos presentes de pouco valor, pois fica reservado para o dia seis a chegada dos reis com os presentes que as crianças esperaram o ano inteiro. No tradicional dia de Reis existe a cavalgada (desfile) dos reis chegando a cidade. Em Barcelona eles chegam por mar e depois de cima de um carro alegórico (parece um carnaval) eles jogam balas para as crianças. Nesta noite entregam os presentes as crianças que se comportaram bem durante o ano que passou. Aos que não se comportaram bem ele traz um pedaço de carvão. Quer saber mais sobre mais esta tradição espanhola? Clique em Dia de Reis na Espanha.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos locais. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Gostou do post? Que tal conhecer Barcelona pelo olhar de quem mora aqui e fala seu idioma. Contrate nossos serviços de guias de turismo. Tours personalizados que atendem as suas necessidades. Alguns exemplos: Barcelona Olímpica, Coração de Barcelona, Barcelona Monumental, De Barcelona ao céu, Evocando Baco e Catalunha Romana. Roteiro de parques com crianças e muito mais. Envie um email para quatrocantosdomundo@gmail.com e faça uma consulta.

Veja Também:

Dia de Reis na Espanha

Como é criar os filhos em Barcelona – Espanha

As lendas aborígenes do outback australiano

Lendas, Histórias e Folclore da Bolívia

As Lendas da Baobab – África

Palácio da Música Catalã, para aguçar os cinco sentidos – Barcelona – Espanha

Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve

Os 10 melhores parques ao ar livre de Barcelona

Casa Battló, a joia de Gaudí – Barcelona – Espanha

Parque de Can Mercader – Para quem sempre sonhou em dirigir um Ferrorama – Barcelona – Espanha

Parque del Turó de Can Mates – A meca dos escorregadores gigantes – Barcelona – Espanha

Descidas infinitas nos escorregadores do Parque de la Solidaridad – Barcelona – Espanha

Castellfollit de la Roca, uma peróla encravada em um penhasco dos Pirineus


Responses

  1. […]        O Tió de Nadal – a lenda mitológica do Natal catalão […]

  2. […] O Tió de Nadal – a lenda mitológica do Natal catalão […]

  3. […] O Tió de Nadal – a lenda mitológica do Natal catalão […]

  4. […] O Tió de Nadal – a lenda mitológica do Natal catalão […]

  5. Estão alimentando os tronquinhos direitinho???? rs

  6. […] com tomate. Em casa tem pão de queijo, mas não dispensamos uma tortilla. Elas agora acreditam no Tió e nos Reis Magos, mas não deixaram de acreditar no Papai Noel. Eles continuam a jogar futebol, mas […]

  7. […] O Tió de Nadal – a lenda mitológica do Natal catalão […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: