Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 27/01/2019

Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França

Quando falamos em França invariavelmente a primeira coisa que me vem à cabeça são museus e a Torre Eiffel. Este sentimento é partilhado por boa parte das pessoas do meu círculo de amizades. Diga-se de passagem, até hoje não conheço Paris, pois sou um pouco avesso a grandes metrópoles. Quando planejávamos nossa viagem a Provence é verdade que esperávamos muita natureza, campos de lavandas, mas nunca nada parecido com o Gorges du Verdon. Quando mostrei as fotos do local a um amigo belga sua reação imediata foi perguntar: Mas este lugar fica na Europa? Sua surpresa foi tanta que jamais havia passado por sua cabeça uma natureza tão exuberante na França. Ainda desconfiado ele disse: pensei que era Tailândia.

O Gorges du Verdon é assim, desperta nas pessoas as reações mais estupefatas. Surpresas, bocas abertas, palmas das mãos nas bochechas e todos os emojis de surpresa que o whatsapp possa criar seriam poucos para traduzir os sentimentos que as pessoas experimentam ao ver esta criação divina. Nós mesmos caímos de paixão pelo Verdon. Foi amor à primeira vista e quem pode resistir a seus encantos? O resultado só poderia ser um, logo que o conhecemos já sabíamos que faria parte do nosso seleto rol de Lugares Únicos no Mundo.

Cânion du Verdon, Lugar Único no Mundo

Localização

Gorges du Verdon fica na Provence distante três quilômetros ao sul de Moustiers-Sainte-Marie a cidade mais próxima do local. Se rumar de carro ao sul em duas horas chegará a maior cidade do sul da França. Marselha. Para Avignon (Avinhão) outra grande cidade da região são duas horas e quinze minutos dirigindo. Para Paris são mais de oitocentos quilômetros. Já Milão está a cinco horas de estrada.

Como chegar ao Gorges du Verdon?

Como na grande maioria dos países europeus existem várias alternativas de transporte para se chegar até o Gorges du Verdon. Algumas mais convenientes que outras, mas sempre muitas opções. Veja abaixo todas elas.

Não importa como, o importante é chegar até aqui

De avião

Definitivamente o avião não é o melhor meio de transporte para chegar ao Gorges du Verdon. O aeroporto mais próximo é o de Marselha (MRS) que se conecta com muitas cidades. Veja todas elas aqui. Ainda que esta seja uma alternativa para você a distância entre o Verdon e o aeroporto é de mais de cem quilômetros que de carro vão consumir uma hora e quarenta minutos do seu tempo. Se Marselha for escolhida como a cidade para iniciar seu roteiro esta pode ser uma ótima opção aliada com o aluguel de um carro. Falando em carro, recomendamos o aluguel no portal Rentcars que busca as melhores opções para você em mais de 100 locadoras de veículos além de fugir do IOF em locações internacionais.

De trem

A malha ferroviária francesa faz inveja a qualquer país. Definitivamente você pode ir de trem a qualquer lugar do país inclusive ao menor e mais afastado vilarejo, mas infelizmente Moustiers-Sainte-Marie faz parte de um seleto grupo de cidades francesas que não tem estação de trem. A estação de trem mais próxima é a de Manosque, distante cerca de 50 quilômetros. Devido ao tamanho da cidade muitas vezes será necessário fazer baldeação para chegar a Manosque, mas para quem gosta de trens é uma boa pedida quando combinado com outro meio de transporte. Confira preços e horários em SNCF.

De ônibus

Surpreendentemente há um itinerário de ônibus que passa por Moustiers-Sainte-Marie. O ônibus 27 que sai de Marselha com destino a Castellane (outra cidade que pode ser usada com base para explorar a região) passa por Moustiers-Sainte-Marie. Veja horários e preços aqui.

Ônibus de Marselha a Castellane que passa por Moustiers-Sainte-Marie

De carro

Geralmente o carro é sempre a melhor opção para chegar a locais de natureza e afastados dos grandes centros e o Gorges du Verdon não é uma exceção. Vá com seu carro ou alugue um para alcançar o lugar com tranquilidade e sem Perrengues. Além disso você provavelmente irá visitar outros lugares de difícil acesso na região e diria que um carro seria fundamental para uma boa viagem.

Para alugar um carro recomendamos o site Rentcars que busca em diversas locadoras e tem os melhores preços do mercado. Confira em Rentcars.

Vai perder esta vista?

Onde se hospedar

Nossa base para explorar a região foi Castellane. Nós optamos por acampar por diversos motivos. Primeiro que as crianças adoram. É uma briga para saber quem vai levar a lanterna a noite na hora de ir escovar os dentes. Adoram ajudar a montar a barraca, mas na verdade muito mais atrapalham do que ajudam. Querem trocar todos os dias o cômodo onde dormem. Sim barraca de família numerosa tem 3 cômodos. Segundo que acampar acaba barateando os custos com hospedagem principalmente de uma família de 5 pessoas. Terceiro motivo é que em um camping não necessariamente você tem que acampar. Existem bangalôs ou motor homes que podem ser locados. E por fim o quarto e último motivo é que os campings na Europa na maioria das vezes são muito bons.

Mesmo reservando três meses antes da estadia em alguns campings já não havia disponibilidade, portanto sugerimos reservar com bastante antecedência.

Ficamos no camping Huttopia de Castellane. O camping era novo em folha e muito bem conservado. Tinha de tudo. Restaurante, lavadora e secadora de roupa, piscina aquecida, agência de turismo com pacotes de esportes de aventura, playground, até circo teve dentro do camping. E quando precisamos de edredons para fugir do frio que fazia a noite apesar do verão, eles nos emprestaram. Quase esqueci de dizer que também alugamos um frigobar para colocar dentro da barraca. Camping top, ideal para quem tem trauma de acampar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Frigobar dentro da barraca

Até circo teve

Em resumo, testado e aprovado. Com certeza recomendamos e voltaríamos.

Teve outro camping que também namoramos muito, mas este estava lotado e era um pouco mais caro. Mas pelas fotos eu diria que está mais para resort que para camping. Tem até monitor para fazer recreação com as crianças. Ficou para a próxima vez o Camping RCN Les Collines de Castellane.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Caso acampar não seja sua praia, mesmo com estes campings de cinema, existem vários hotéis em Castellane. Nós recomendamos o Nouvel Hôtel du Commerce que tem quartos muito espaçosos e um alto padrão para uma cidade tão pequena quanto Castellane.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se optar por se hospedar em Moustiers-Sainte-Marie a grande pedida é o La Bastide De Moustiers – Les Collectionneurs Hotel um verdadeiro achado. Super sofisticado e de muito bom gosto no meio da Provence.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando ir

Na Provence os verões são muito quentes, mas como o Verdon é um gorge, ou falando em português claro, um vale, as temperaturas baixam bastante durante a noite. Já citamos que precisamos solicitar até edredons na recepção do camping porque o frio pegou mesmo. Durante o dia as temperaturas são agradáveis e não faz aquele calor sufocante.

Verão é a estação ideal para visitar o Verdon

Além das temperaturas mais agradáveis, durante o verão é também a época de menos chuvas. A chance de chover em agosto é de apenas 12%. Então já está escolhida a data de sua viagem ao Verdon.

Quase não chove em agosto

Onde comer

Como camping ficava afastado da cidade e invariavelmente chegávamos muito cansados ao final do dia, acabamos por conhecer somente o restaurante do camping. Com menu reduzido a pizzas, lanches e refeições rápidas o sabor era o ponto alto. Além de ter aquele ar despojado e de ponto de encontro que todo restaurante de camping e hostel tem.

Atrações do Gorges du Verdon e região

Lago Castillon

Nossa primeira parada na região foi no Lago Castillon. A cor da água me lembrou muito outro lago famoso na Europa, o Bled que fica na Eslovênia. Um verde esmeralda tão profundo que fica difícil acreditar que é verdadeiro (as fotos não são photoshop). Chegamos cedo e passamos o dia no lago. Estendemos uma toalha na sua orla em baixo de uma árvore e ali ficamos. As crianças nadavam e de tempos em tempos voltavam para comer algo. Só saímos mesmo para fazer o passeio de pedalinho que as crianças adoraram (só entre nós: os adultos também). Não era um pedalinho qualquer. Havia um escorregador acoplado que foi usado a exaustão pelos pequenos para escorregar e cair diretamente nas águas do Castillon. Terminada a hora de aluguel de pedalinho foi um sofrimento fazê-los desistir de continuar pedalando pelo lago. Mas ao fim conseguimos que voltassem a nadar na beira do Castillon. O dia foi passando assim com muita diversão até a hora de levantar o acampamento e voltar ao camping, mas levando o Castillon em nossas memórias e corações.

As boas vindas

Até as crianças ficam admirando tanta beleza

Uma panorâmica desde o pedalinho

Uma cor indescritível

Nadando nas águas do Castillon

No meio do lago parece que ele é ainda mais verde

Vegetação típica da Provence

Felicidade estampada nos rostos

Pronto para descer

Do outro lado do lago

Rota panorâmica Route des Cretès

A rota panorâmica Route des Cretès deu o tom deste dia. Que visual por todo percurso. Até hoje me belisco para ter certeza que toda esta exuberância realmente existe. Com certeza o Verdon foi o ponto alto da viagem. Existem mirantes espalhados por todo percurso com vistas espetaculares. O que mais me impressionou foi a profundidade do vale, equivalente a um arranha-céu. Encontramos gente fazendo escaladas nestes colossais paredões, inclusive crianças. As melhores fotos podem ser conseguidas por volta do meio dia quando o sol está a pino e ilumina o fundo do cânion. Ainda deu tempo de visitar Moustiers-Sainte-Marie uma joia de vilarejo com sua igreja encarapitada no topo da montanha mais alta da região. Cada passo era uma foto. Uma construção mais bonita que a outra. Só tinha um problema: gente saindo pelo ladrão. Ufa, a tarde ainda corri para chegar a tempo de praticar o cannyoning. Como é um esporte aquático não pude tirar fotos, mas quer saber como é o esporte, basta clicar em Barranquismo, uma aventura pelos Pirineus espanhóis.

O começo da rota

Reparem por onde segue a estrada

Panorâmica do primeiro mirante

Do tamanho de um arranha-céu

Uma criança praticando escalada no paredão

Uma pintura

Um mirante de nome bem interessante

Até quando nublava a foto era boa

Que cânion

Vista do Lado Saint Croix da rota

Tradicional foto em Moustiers-Sainte-Marie

Casinhas típicas da Provence

com janelas coloridas

A igreja lá no topo da montanha

Rota panorâmica de La Corniche Sublime

No terceiro dia seguimos percorrendo as estradas locais em busca de vistas espetaculares e não foi difícil encontrá-las. O lugar é um paraíso. Bastaram poucos quilômetros para chegarmos ao Balcon de la Mescla. Que lugar. Uma impressionante vista panorâmica do cânion. Monumental. Só o Noah nos acompanhou nas fotos e não se arrependeu de deixar o tablet de lado. Mais alguns quilômetros e uma ponte digna de um bungee jump e mais do cânion mais profundo que já vi. E foi assim, muitas paradas até o Lago Saint Croix que está descrito abaixo. Em muitos momentos também percorremos a Rota des Gorges. Todas as rotas estão no mapa abaixo.

Bem vindo

Panorâmica da Rota do Balcon de la Mescla

Eu e Noah

Fabi e Noah

Noah sozinho

A curva do rio Verdon

mais do Balcon

que cânion

Visto do segundo mirante

Uma janela para o paraíso

Foto de book

Até que chegamos finalmente ao Lago Saint Croix

Mapa das rotas da região

Lago Saint Croix

Se nós gostamos do Lago Castillon, nós simplesmente piramos com o Lago Saint Croix. De longe as águas são azuis cor do céu, de perto são verdes ou seriam ainda azuis? Criamos uma polêmica porque definitivamente não chegamos a um acordo sobre a cor das águas. E vocês o que acham? Afinal que cor é o lago? Só concordamos que ele é mesmo encantador e ótimo para passar o dia em contato com a natureza e praticando esportes. Conhecemos um brasileiro que tinha filhos e emprestamos a ele nossa bomba para inflar seu bote inflável. Em retribuição a nossa gentileza ele nos emprestou o bote para remarmos pelo lago. As crianças se esbaldaram até cansar.

Como uma praia do Caribe

Panorâmica do Lago Saint Croix

Ótimo para prática de esportes

Azul ou verde?

A cara da felicidade

Irmãos sempre juntos

Azul na água, azul no céu

Gorges du Verdon

Na verdade, gorge é uma palavra francesa para denominar garganta ou cânion. Assim tecnicamente Gorges du Verdon é todo o vale por onde passa o rio Verdon, mas na prática o lugar que ficou conhecido como Gorges du Verdon é a foz do rio desaguando no Lago Saint Croix. Pudera, esta é realmente a parte mais bonita, uma verdadeira obra de arte que podem ver nas fotos abaixo.

Cânion du Verdon o ponto alto da viagem

De toda nossa estadia no Gorges du Verdon só nos arrependemos de uma coisa: não ter ficado um ou dois dias a mais. Mas isso pode ser resolvido facilmente: voltaremos em breve.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos do Gorges du Verdon. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence

Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence

Arles o lar de Van Gogh – Roteiro de três semanas na Provence

Lugares Únicos no Mundo – Carrières de Lumières – Le-Baux de Provence – França

Lugares Únicos no Mundo – Pont D´Arc – Provence – França

Aigues-Mortes, a cidade do lago cor de rosa – Roteiro de três semanas na Provence

Pont du Gard – Um aqueduto que resiste intacto há 20 séculos -Roteiro de três semanas na Provence

Visita ao Cellier des Princes, mergulhando no mundo do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape

Fontaine de Vaucluse, Abadia de Notre Dame de Sénanque e Gordes, um dia de cartões postais – Roteiro de três semanas na Provence

Vaticano que nada, Avignon a casa do papa é francesa – Roteiro de três semanas na Provence

O dia das cidadezinhas charmosas da Provence – Oppede-le-Vieux, Menerbes, Lacoste e Roussilon

A caçada aos campos de lavandas- Roteiro de três semanas na Provence

A charmosa vila de Cassis na Côte d´Azur – França

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália


Responses

  1. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  8. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  9. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  11. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – Gorges du Verdon – Provence – França […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: