Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 16/02/2019

Como conseguir a carteira de saúde pública (tarjeta sanitária) em Barcelona – Espanha

Esta é uma das maiores dúvidas de quem, como nós, imigra para Espanha e mais especificamente para Catalunha. Tenho direito a assistência médica pública? E se não estiver trabalhando? E se estiver ilegal? Este post é dedicado a todos que precisam de ajuda para conseguir sua carteira de saúde pública, conhecida na Espanha como “tarjeta sanitária”. Deixaremos claro todas as regras para obtê-la e qual o procedimento para ter acesso a cobertura médica pública na Catalunha. Para este assunto há dois grupos de pessoas: os que são assegurados ou beneficiários da Seguridad Social (todos os espanhóis e estrangeiros que trabalhem com registro em carteira ou recebam pensão) e os estrangeiros que não são assegurados ou beneficiários da Seguridad Social,ou seja, não contribuem para previdência social.

A cara da tarjeta sanitária

Obviamente que quem contribui para o INSS (Instituto Nacional de Seguridad Social), o mesmo nome que temos no Brasil, tem direito a acesso a saúde pública, seja espanhol ou estrangeiro como já foi dito acima. Ou seja, quem trabalha registrado na Espanha tem pleno acesso ao sistema de saúde público. Provavelmente a empresa que o contrate já irá explicar o passo a passo para tirar sua tarjeta sanitária, mas o procedimento é bem simples. Basta ir ao CAP (Centro de Atención Primária) mais perto da sua casa munido dos seguintes documentos: número de afiliação a Seguridad Social, certidão de nascimento e DNI ou NIE (Numero de Identificación del Extranjero). Para saber como tirar seu NIE clique em Como tirar o NIE em Barcelona. No CAP você irá preencher uma ficha de Solicitud de Alta de persona assegurada al Catsalut. Depois de duas ou três semanas você receberá sua tarjeta sanitária em casa pelo correio sem custo algum para o beneficiado. Clique em Buscar o CAP mais próximo para encontrar o CAP que atende o endereço de seu domicílio.

Até aqui acredito que nada de novo para os leitores. É o padrão em todos os países. Mas e quem ainda está procurando trabalho? Que foi o nosso caso por alguns meses ao chegarmos em Barcelona. Estaria desamparado pelo sistema de saúde público? Vou além. E quem está ilegal? Não teria direito aos serviços de saúde pública? Felizmente a resposta é positiva para todas as perguntas acima. Na Catalunha ninguém, ou quase ninguém, fica desamparado quando o tema é saúde pública. Abaixo todos os documentos e requisitos necessários para obter sua tarjeta sanitária sem contribuir para o INSS:

  • Estar empadronado em um município da Catalunha por um período de no mínimo 3 meses anterior a solicitação da tarjeta sanitária. Levar o padrão com menos de três meses de emissão. Tudo que você precisa saber para empadronar em Como empadronar em Barcelona.
  • Provar que tem renda inferior a renda mínima de inserção (de 423,70 a 645,30 € conforme composição familiar), exceto para pessoas consideradas em situação especial: mulheres grávidas, menores de idade, solicitantes de proteção internacional, vítimas de tráfico de seres humanos e outros. Isso é fácil de provar para quem não está trabalhando.
  • Documento do Instituto Nacional de la Seguridad Social (INSS) que justifica que não é assegurado ou beneficiário da Seguridad Social
  • Passaporte
  • Certidão de nascimento

Dirija-se ao CAP (Centro de Atención Primária) mais perto da sua casa com os documentos mencionados acima. Clique em Buscar o CAP mais próximo para encontrar o CAP que atende o endereço de seu domicílio.

Estes requisitos e documentos são os que constam na lei, mas nós conseguimos nossa tarjeta sanitária apenas com o passaporte e o empadronamento. Também duas ou três semanas após a solicitação você receberá sua tarjeta sanitária em casa pelo correio sem custo algum para o beneficiado. A tarjeta não tem prazo de validade exceto para estrangeiros maiores de idade e sem residência legal, os quais devem renovar sua tarjeta a cada ano. Se está empadronado há menos de três meses terá acesso ao nível um do sistema de saúde. Passados os três meses tem direito a acesso total ao sistema de saúde que equivale ao nível dois do sistema de saúde.

Pode acontecer do CAP negar a solicitação de sua tarjeta mesmo você cumprindo todos os requisitos descritos acima. Neste caso leve junto com você uma impressão do site da Prefeitura de Barcelona que trata do tema e também do Boletim Oficial do Estado referente a lei 9/2017 da Comunidade Autônoma Catalã de 27 de junho.

No site da prefeitura de Barcelona tudo bem explicado

Boletim Oficial do Estado sobre a lei 9/2017 da Comunidade Autônoma Catalã

Uma leitura recomendada para quem acaba de chegar a Barcelona é o Guia de Acolhida de Bolso de Barcelona, nele você tem todas as respostas de como proceder para conseguir não só sua tarjeta sanitária, mas todos os outros documentos para viver legalmente na Espanha.

Capa do Guia de Acolhida de bolso de Barcelona

Mas suas preocupações não devem ser apenas em conseguir sua tarjeta sanitária. Saúde é um item primordial e até que você consiga sua tarjeta sanitária não pode ficar desamparado. Mude de país com tranquilidade fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo BookingNão tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem. Em Barcelona recomendamos o 08028 Apartments. Localizado num típico bairro catalão, você pode conhecer como vivem os locais longe da muvuca dos turistas. Mas se quiser visitar os pontos turísticos o metrô fica a vinte metros de caminhada. De quebra você pode cozinhar quando quiser e fugir da impessoalidade de um hotel. Se você não abre mão do conforto de um hotel e quer ficar perto dos pontos turísticos indicamos o Ayre Hotel Gran Vía. Perto de todas as atrações.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Tudo que você precisa saber para imigrar para Barcelona – Espanha

Como é criar os filhos em Barcelona – Espanha

Como tirar o NIE em Barcelona – Espanha

Como empadronar em Barcelona – Espanha

Como abrir uma conta bancária na Espanha – Barcelona

Como alugar um apartamento/casa em Barcelona – Espanha

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II

A Tomada do Castelo – Parque Güell – Barcelona – Espanha

Como chegar/sair do Aeroporto Internacional de Barcelona – El Prat

Casa Milá (La Pedrera) – Barcelona – Arquitetura Espetacular


Responses

  1. […] Como conseguir a carteira de saúde pública (tarjeta sanitária) em Barcelona – Espanha […]

  2. […] Como conseguir a carteira de saúde pública (tarjeta sanitária) em Barcelona – Espanha […]

  3. […] Como conseguir a carteira de saúde pública (tarjeta sanitária) em Barcelona – Espanha […]

  4. […] Como conseguir a carteira de saúde pública (tarjeta sanitária) em Barcelona – Espanha […]

  5. […] A saúde pública aqui na Catalunha é universal. Assim basta estar empadronado e você já passa a ter direito a usufruir dos ótimos serviços de saúde pública. Quer saber como obter sua tarjeta (carteirinha) sanitária. Acesse o post Como conseguir a carteira de saúde pública (tarjeta sanitária) em Barcelona – Espanha. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: