Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 03/03/2019

Viareggio onde o sol se esconde – Itália

O inesquecível por do sol de Viareggio

Viareggio é uma pequena cidade de veraneio na costa do mar da Ligúria que provavelmente você nunca ouviu falar. Disse um amigo italiano que na década de 70 foi um badalado balneário de praia para todos os italianos da região. Realmente parece que a cidade ainda vive na década de ouro do rock and roll. O que meu amigo chamou de decadente, eu daria um nome bem na moda hoje em dia: vintage. Literalmente me senti no cenário do filme “As férias do pequeno Nicolau”. A orla da praia cheia de casinhas de madeira pintadas das mais diversas cores onde os banhistas podem se trocar. Aliás a beira mar de Viareggio é toda tomada por clubes privados da época que meu pai ainda era um jovem solteiro. Em lugar de luzes de néon para chamar a atenção dos turistas nas fachadas destes clubes os nomes ainda estão artesanalmente desenhados com grades de ferro. Parece que fui transportado de volta ao passado. Uma sensação incrível.

Em frente ao clube Girasole com letreiros ainda de metal

Me senti neste filme

A praia em si não tem nada de mais, mesmo porque estivemos por lá em pleno inverno europeu. Foi lá que passamos nosso Natal. E aí vocês mais uma vez devem estar se perguntando: Este pessoal do Quatro Cantos do Mundo é realmente muito estanho. Praia decadente (para mim vintage) e no inverno? O que será que passa pela cabeça deles? Calma que nem só de más notícias vive Viareggio.

Primeiro escolhemos a cidade como destino porque a hospedagem foi grátis. Nos alojamos na casa de uma amiga da Fabi que foi passar o Natal no Brasil. Perceberam que visto com outros olhos Viareggio pode ser bem atraente.

Fator econômico posto. Viareggio também tem uma ótima localização. Está a apenas vinte e quatro quilômetros da torre torta mais famosa do mundo em Pisa. Até a deslumbrante Florença não rodamos nem cem quilômetros. Até a encantadora Lucca você leva o mesmo tempo que até Pisa. Setenta quilômetros de estrada e você dará de cara com Cinque Terre que é um dos Lugares Únicos no Mundo que mais amamos. Se quer mais, Viareggio está no coração da Toscana e foi de lá que partimos para outro Lugar Único no Mundo, as Termas de Saturnia.

Bom o que parecia uma furada talvez já tenha se convertido em seu próximo destino de férias. É assim mesmo. Olhando com lupa todo lugar tem suas atrações.

E por fim, mas não menos importante, marcávamos presença na praia todos os dias apesar do frio. E porquê? Para ver o por do sol mais lindo de toda Europa. Como diz o título do post temos certeza que é lá que o sol se esconde durante o inverno europeu. Vejam as fotos e discordem se forem capazes.

O espetáculo começa com um bola de fogo no céu

que vai lentamente caindo

pouco a pouco

até beijar o mar

e ai é que o show começa para valer

como uma aquarela

o céu se pinta de amarelo, laranja e rosa

e azul também

e bem devagarinho vai mudando para tons violetas

cada vez mais intensos

até finalizar com esta obra de arte

Quase esquecemos de mencionar outro fator muito importante, a Culinária Italiana que para mim sem dúvidas é a melhor do mundo. Morando na Espanha sentimos muita falta de uma verdadeira pizza italiana. Aqui em Barcelona ainda não encontramos aquela de dar água na boca e matamos todas as saudades em Viareggio na Pizzaria Brambillas. Comíamos pizza quase todos os dias.

Outros passeios perto de Viareggio são Pietrasanta, uma cidadezinha cheia de esculturas por todas as partes onde comemos muito bem na Osteria La Volpe e L´uva. Depois de almoçar no restaurante sugerido caminhe pelo calçadão até a Piazza Duomo e tome um sorvete na volta.

Bottero tem casa em Pietrasanta

Piazza Duomo

Fachada do La Volpe e L´uva

Não deixe de ir a Casoli. O vilarejo é totalmente vazio e “reservado” para você. Quase todas as casas têm painéis feitos a mão que são verdadeiras obras de arte. Além disso as vistas do alto da montanha são fantásticas. Um cenário idílico que mistura mar e montanha. Basta ter um pouquinho de fôlego para subir as montanhas. Vá devagar e sem pressa. Sugerimos fazer este passeio durante a manhã e depois descer para almoçar em Pietrasanta.

Os lindos e desconhecidos painéis de Casoli

Estão por todas as casas

e retratam o cotidiano, como a “nona” deste painel

mas não são só os painéis

tem trilhas também

e com belas vistas

dá até para ver o mar lá no fundo da foto

Acredito que já se convenceram que conhecer a desconhecida Viareggio tem suas vantagens. Se decidir ir para lá no carnaval ainda pode aproveitar para conhecer a festa mais badalada da cidade o Carnaval de Viareggio que não tem nada a ver com o do Rio de Janeiro, mas é muito bonito.

Carnaval muito elaborado

até parece a Sapucaí

E olha em vídeo então. Ainda mais fascinante. Tem de Frida Kahlo a Donald Trump.

 

 

Mas infelizmente não posso pedir para nossa amiga hospedar vocês. Então recomendamos que se aloje no Grand Hotel Principe Di Piemonte simplesmente divino. É tão bom que é capaz de você nem querer sair do hotel.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se procura algo mais em conta a pedida é o Hotel Lisà, simples, mas confortável e com um atendimento de hotel cinco estrelas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Viareggio e região. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem-vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Dicas para tirar as fotos mais criativas na Torre de Pisa

Dois roteiros imperdíveis pela Toscana – Itália

Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália

Visita ao estádio San Siro Giuseppe Meazza – Milão – Itália

10 Arenas Romanas que resistem ao tempo

A Volta ao Mundo em 6 Gelatos

Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia


Responses

  1. […] Viareggio onde o sol se esconde – Itália […]

  2. […] Viareggio onde o sol se esconde – Itália […]

  3. […] Viareggio onde o sol se esconde – Itália […]

  4. […] Viareggio onde o sol se esconde – Itália […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: