Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 31/03/2019

Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália

A inesquecível Saturnia

As Termas de Saturnia rondam nosso imaginário já há algum tempo. Meu primeiro contato com este Lugar Único no Mundo se deu através da internet. Vi um vídeo no Facebook e foi amor à primeira vista. Ela não saía mais da minha cabeça. Imaginem uma terma a céu aberto que jorra água a trinta e sete graus celsius independente da época do ano. Agora acrescentem a isso banheiras de pedra formadas a milhares de anos pela deposição de calcário. Pensa que acabou? Nada. São oitocentos litros de água por segundo e uma água azul, azul, azul. As banheiras só não têm hidromassagem, mas nem precisa. Na cachoeira do moinho a água desce com tanta força que basta se posicionar em baixo dela para ser massageado.

Saturnia nos lembrou muito outro lugar único do mundo que fica na Turquia. A semelhança com Pamukkale é impressionante. Visualmente Pamukkale é ainda mais extraordinária, pois as rochas são de um branco imaculado, mas por outro lado a água é fria e não é permitido nadar nas banheiras. Diferentes em suas semelhanças sugiro que visite os dois lugares para tirar suas próprias conclusões, mas a única certeza é que são Lugares Únicos no Mundo.

A lenda diz que as Termas de Saturnia foram formadas por raios lançados por Júpiter durante uma briga violenta entre as duas divindades mitológicas. Os raios lançados em direção a Saturno haviam se perdido e chegado a Terra causando as formações.

Além do mais a água de nascente sulfurosa, é bem conhecida pelas suas propriedades terapêuticas, oferecendo relaxamento e bem-estar. Ao chegar nota-se um leve odor de enxofre. A principal cachoeira térmica á a cachoeira do moinho, localizada bem ao lado de um antigo moinho também conhecida como cachoeira de Gorello.

Estrada até Saturnia, belos campos da Toscana

Saturnia vista da estrada

antes da cachoeira um trecho de rio de águas azuis

Localização

Saturnia fica na Toscana a pouco mais de cinquenta quilômetros de Grosseto. Florença está a pouco menos de duzentos quilômetros ao norte, a mesma distância até Pisa. A Milão já são quase quinhentos quilômetros. E a cerca de vinte e cinco quilômetros está a bela Pitgliano que foi onde passamos a noite.

Panorâmica

Lugar Único

A água do rio onde deságua a cachoeira é super fria

Como chegar a Termas de Saturnia?

Saturnia fica no coração da Toscana, uma região iminentemente agrária e sem grandes cidades, portanto as opções de transporte até lá não são muitas. Veja abaixo a que melhor se encaixa em seu tipo de viagem.

Não importa como, o importante é não deixar de ir a Saturnia

Banheiras naturais

A água vai caindo de uma banheira para outra

De avião

Definitivamente o avião não é o melhor meio de transporte para chegar as termas. Os aeroportos mais próximos são os de Roma (Fiumicino (FCO) e Ciampino  CIA) que se conectam com inúmeras cidades ao redor do mundo. São cerca de duas horas de carro de ambos aeroportos até as termas.

De trem

A malha ferroviária italiana é imensa e conecta todo país. Até o mais insignificante vilarejo pode ser alcançado em trem, mas Saturnia não. A estação de trem mais próxima fica em Albinia. Nesta caso há necessidade de combinar a viagem de trem com ônibus.

Abaixo algumas das principais rotas até Albinia partindo das principais cidades italianas. A tabela inclui tempo de percurso e preço. Para comprar sua passagem clique em Trenitalia.

 De ônibus

Uma vez em Albinia você deve pegar um ônibus ou melhor dizendo dois ônibus para chegar até as termas. O primeiro deles é o 41P que sai de Grosseto e passa em Albinia rumando para Manciano. Custa 4.50 euros por pessoa. Uma vez em Manciano pegue outro ônibus, o 17 P, para Saturnia que custa 2,60 euros. Abaixo os horários de ida e volta de ambas as linhas de ônibus. Para comprar as passagens clique em Tiemme.

Horários da rota Grosseto – Pitgliano passando por Manciano

Horários da rota de Manciano que passa pelas termas

De carro

Geralmente o carro é sempre a melhor opção para chegar a cidadezinhas muito pequenas. O transporte público existe, mas como já viram as frequências de horários são escassas e Saturnia não é uma exceção. Vá com seu carro ou alugue um para alcançar o lugar com tranquilidade e sem Perrengues. Dica: chegue cedo para aproveitar o dia e para garantir uma vaga do estacionamento que é gratuito.

Para alugar um carro recomendamos o site Rentcars que busca em diversas locadoras e tem os melhores preços do mercado. Confira em Rentcars.

Parece muito com Pamukkale

As crianças se esbaldaram, não queriam ir embora

Lugar para relaxar

e para ser feliz

Onde ficar 

Nos hospedamos no Agriturismo Poggio Delle Conche localizado em Pitigliano (na rota do ônibus 41 P). A hospedagem é simplesmente sensacional. Imaginem se hospedar em uma propriedade rural na Toscana. Vista incrível, quartos que mais parecem um apartamento de tão grandes e ainda equipados com cozinha. Sem falar na piscina. O único inconveniente é que fica na zona rural e o acesso tem que ser feito de carro. Se escolher este lugar aproveite para visitar Pitigliano como nós fizemos. Você não vai se arrepender.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora se você quiser ficar praticamente dentro das Termas de Saturnia o local mais indicado é o Hotel la Fonte del Cerro que fica a 20 metros das termas. Além da privilegiadíssima localização o hotel disponibiliza serviços de massagem, campo de golfe, quartos enormes e um excelente café da manhã.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando ir

Nós estivemos em Saturnia em dezembro. Mesmo para quem prefere o verão, como nossa família, recomendamos a visita durante o inverno, pois você vai aproveitar melhor as águas termais. A experiência de nadar com a temperatura ambiente próximo de zero é incrível. Se tiver neve em volta ainda melhor. A fumaça de vapor de água que saem das termas também proporcionam um visual inusitado.

Janeiro ou fevereiro a melhor época para visitar Saturnia

Já as chuvas são mais frequentes na primavera e outono, assim evite esta época.

Para fugir das chuvas evite primavera e outono

Atrações das Termas de Saturnia

Termas de Saturnia

Apesar de serem conhecidas em todo mundo pelo nome de Termas de Saturnia, na verdade este é o nome do complexo turístico, hotel e spa. Empreendimento de alto luxo não tem nenhuma conexão com as termas naturais a céu aberto que visitamos. A única conexão entre elas é que ambas usam as mesmas águas termais.

Cascada del Mulino fica a direita do edifício

Todos só com a cabeça de fora aproveitando o calor da água

Cascate del Mulino (cachoeira do moinho)

Esta é a principal cachoeira das termas a céu aberto e a que a aparece em todas as fotos de propaganda do local. Aos pés da cachoeira estão as banheiras naturais e a seu lado um antigo moinho, dai a denominação.

Leve sua roupa ou roupão até a beira da água, pois faz frio

Antes da cascada del mulino a água é calma

e quente para aproveitar em família

depois a água cai com força (massagem natural)

e forma estas banheiras naturais

onde todos se deliciam

que continuam até encontrar o rio

Pitigliano

Cerca de vinte e três quilômetros de distância está a belíssima Pitigliano. Construída em cima de uma enorme rocha, de todos os ângulos a pequena cidade está sempre olhando para um penhasco. Com uma arquitetura única e vistas maravilhosas vale a visita.

Pitigliano fica num penhasco

e de noite é ainda mais linda

Caminhe nas passarelas apreciando a vista do vale

Incrível caminhar pelas vazias ruas da cidade

Fotos inesquecíveis

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos das Termas de Saturnia. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Dois roteiros imperdíveis pela Toscana – Itália

Viareggio onde o sol se esconde – Itália

Lugares Únicos no Mundo – Pamukkale – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália

Visita ao estádio San Siro Giuseppe Meazza – Milão – Itália

10 Arenas Romanas que resistem ao tempo

A Volta ao Mundo em 6 Gelatos

Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia


Responses

  1. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]

  6. Amo acompanhar suas viagens! Espero um dia poder seguir todas essas dicas! Parabéns!

    • Ola Alessandra
      com certeza com um bom planejamento poderá fazer muitas viagens

      continue nos acompanhando
      Eder

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]

  8. […] começa nas Termas de Saturnia. Recomendamos que vá no inverno assim não vai ter a mínima chance de suar e de quebra aproveita […]

  9. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: