Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 05/05/2019

Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha

 

Em tempos de mimimi e de politicamente correto trazemos um post que pode não agradar algumas pessoas. Como próprio título do post diz, o que abordaremos em seguida são estereótipos e não a verdade. Segundo o dicionário estereótipo é “a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade”. A Espanha como já disse em posts anteriores é muito parecida com o Brasil em muitos aspectos e cada comunidade autônoma carrega consigo um estereótipo. Até mesmo os estereótipos são muito parecidos como verão abaixo. No Brasil o baiano tem fama de preguiçoso, mas conheço muitos baianos que dão muito mais duro no trabalho do que eu. Fato: estereótipo. Mineiros tem fama de desconfiados e retraídos, mas nunca fui tão bem recebido como nas Minas Gerais. Português tem fama de burro, mas não conheço nenhum português que more no Brasil e que não esteja muito bem na vida. Todos estes fatos provam que a “fama” quase nunca corresponde a realidade. Mas vamos aos estereótipos dos espanhóis.

Catalunha

O catalão desde sempre tem a fama de mão de vaca, avarento, mão fechada e ganancioso. Tacaño como se diz aqui na Espanha. Nos últimos anos também adquiriu a pecha de metido e antipático por querer se separar do resto da Espanha.

Um pouco de piada na fama de sovina do catalão

Maço de cigarro na Catalunha

Andaluzia

O andaluz tem fama de preguiçoso assim como o baiano no Brasil. O problema é que a Andaluzia é uma das regiões mais pobres da Espanha e por isso mesmo os empregos são escassos. Assim a taxa de desemprego é alta e a pecha de preguiçoso colou nesta comunidade autônoma.

Maldade com os andaluzes

Que preguiça

Galícia

O galego é o equivalente ao nosso mineiro. Desconfiado, arredio e além disso também tem fama de pouco inteligentes. Na Argentina galego é sinônimo de burro. Por coincidência a região faz fronteira com Portugal que também tem a mesma fama injustificada Brasil afora.

A zoação não tem limites

As piadas são bem parecidas a dos portugueses

Mas em algumas vezes eles justificam a fama com este tipo de cartaz

País Basco

Os bascos são os gaúchos da Espanha. A fama de machões e durões se espalhou por todo país e não deixa de crescer. Há pouco tempo circulou o vídeo abaixo onde um basco corria sem camisa debaixo de neve. Isso só faz aumentar este estereótipo. Vejam o vídeo abaixo.

Macho man

desde pequenos

Madrid

Os madrilenhos são conhecidos em toda Espanha por sua fama de chulitos (a última bolacha do pacote). Como se diz na Espanha se acham “la ostia”. Se acham os bons do pedaço. Fama é igual apelido quando pega não larga mais.

Deuses não, mas quase

Astúrias

Nessa região que se produz a melhor cidra da Espanha e por este motivo o asturiano recebeu o estereotipo de beberrão (borracho). E quem pode se conter diante de uma boa cidra?

Mais um estereotipo criado e que se mantem ao longo dos anos

La Rioja

É nessa comunidade autônoma que se produzem os vinhos mais conhecidos da Espanha. E não podia ser outra a fama que não de bons de garfo e de copo.

Se bem que no resto da Espanha não é muito diferente a quantidade de bares

Aragón

Os aragoneses são conhecidos como os caipiras do país. Considerados muito xucros reza o estereotipo que sempre falam aos gritos e dizem o que pensam doa a quem doer.

O que o dicionário diz do aragonês

Psicologia do porrete

Múrcia

Esta região não carrega nenhum estereotipo muito marcante. São mais conhecidos por serem a horta da Espanha pois aí são cultivados todos os tipos de hotifruti.

A horta da Europa

Extremadura

Os extremenhos também vivem numa das comunidades mais pobres da Espanha, por isso imigram por todo país e para fora dele também. Foi assim que conseguiram a fama de conquistadores, pois muitos se aventuram fora das fronteiras da comunidade autônoma.

O extremenho é um desbravador

Valência

Olha que pesquisei e pesquisei na internet, mas não descobri porque os valencianos têm fama de corruptos. Segundo eles próprios em Valência há tantos corruptos como em qualquer outra parte da Espanha. Dizem que a fama é propagada pela mídia espanhola. Se alguém souber de onde nasceu este estereótipo comentar no post.

Ainda não descobri o porque da fama

Cantábria

Dizem as más línguas que cada lar cântabro tem uma vaca. A região é notória pela criação de gado leiteiro e por isso a fama. O clima é outro grande fator que traz fama a região, mesmo nos verões espanhóis por lá sempre chove e faz frio.

Que clima

Navarra

Os navarros são frequentemente confundidos com seus vizinhos bascos e este é seu maior e mais doloroso estereotipo. Assim como os bascos são tidos como brutos e rudes, mas também tem fama de abrigar as melhores festas da Espanha.

Baleares

Tidos como muito fechados na verdade eles estão mesmo de saco cheio de aguentar tantos turistas como os alemães e ingleses que invadem Mallorca todos os verões.

Alemães e ingleses invadem as Baleares a cada ano

Canárias

O estereótipo é de que os canários são lentos e devagar, mas para que pressa para quem vive no paraíso.

Pressa para que

Castilla Léon

Tida como a comunidade autônoma onde se fala o melhor castelhano do país, basta visitar um de seus “pueblos” para começar a discordar. Além do sotaque ainda tem palavras que só eles usam.

Melhor castelhano?

Castilla La Mancha

Os manchegos são conhecidos por serem gente muito simples e até um pouco esquisitos (raros). Avessos as modernidades e arraigados a suas tradições.

Gente um pouco estranha

Gostou de conhecer um pouco mais de cada Comunidade Autônoma espanhola? Está planejando sua viagem para Espanha? Então conte com nosso suporte prestando os serviços de turismo abaixo.

Suas preocupações não devem ser apenas com os estereótipos espanhóis. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Guia Turístico em Barcelona

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte VI

Tour e degustação pelas vinícolas do Priorato – Barcelona – Espanha

Palácio da Música Catalã, para aguçar os cinco sentidos – Barcelona – Espanha

Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve

Os 10 melhores parques ao ar livre de Barcelona

Castellfollit de la Roca, uma peróla encravada em um penhasco dos Pirineus

Casa Milá (La Pedrera) – Barcelona – Arquitetura Espetacular

Montserrat – Trekking e Peregrinação nos arredores de Barcelona


Responses

  1. […] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]

  2. […] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]

  3. […] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]

  4. […] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]

  5. […] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]

  6. Agora eu entendi a pura autoestima do meu sogro, cuja família e de Madrid, jajajaja


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: