Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 24/11/2019

Gili Air a irmã chique de Gili Meno

Tons de verde mais tênues que Gili Meno, uma beleza diferente

Nossa Monalisa

Como dito no post anterior, Gili Meno o lar das tartarugas, Gili Air é uma ilha que mistura a badalação de Gili Trawangan e a calmaria de Gili Meno. Se você não curte a natureza nua e crua e um pouco roots de Gili Meno, mas também torce o nariz para a ruidosa e festeira Gili Trawanagan, Air é seu lugar. Tem festa e tranquilidade nos momentos apropriados e na medida certa.

Costumo comparar a natureza de Air e Meno a pinturas famosas. Gili Air seria a Monalisa de Da Vinci, bela e marcante, mas discreta com seus tons de azul e verde tênues. Já Meno poderia tranquilamente ser uma pintura de Frida Khalo ou de Romero Brito com seus tons de azul e verde vibrantes que saltam aos olhos de qualquer pessoa. Vocês entenderão o que quero dizer ao assistir o vídeo abaixo.

No quesito festa fomos cirúrgicos. Durante o dia aproveitávamos os diversos pools bars que existem nas praias da ilha. Ótima comida, som de balada nas alturas para alegria das crianças e claro a piscina que os pequenos tanto amam. Já a noite nos recolhíamos em nosso hotel longe da orla para curtir o silêncio e tranquilidade de uma noite bem dormida como em Gili Meno. Somente as mesquitas perturbavam nosso sono antes do nascer do sol como acontece em toda Indonésia, pois viajávamos pelo maior país muçulmano do mundo.

A oferta de hospedagens em Air também é bastante superior a Meno tanto em quantidade como em qualidade e por isso mesmo os preços de hotéis de nível aqui são mais em conta. É a lei da oferta e da procura. Mais abaixo recomendaremos alguns hotéis inclusive o que nos hospedamos que é sensacional.

Dormir bem é fundamental para aproveitar cada minuto neste paraíso

dentro da água ainda mais bonito

usando e abusando da Go Pro

Se existem algumas diferenças já citadas, as irmãs têm também muitas semelhanças, afinal são irmãs. Com um tamanho bastante similar você levará a mesma hora e pouco de caminhada para dar a volta em qualquer das ilhas. Assim como em Meno, Air também não possui transporte motorizados. Os táxis são charretes e seu transporte privado pode ser uma bicicleta ou o meio de locomoção mais antigo do mundo: seus próprios pés.

Aqui já lembra muito Gili Meno, afinal são irmãs

Localização

Air é a última das pequeninas ilhas para quem vem de Bali e, portanto, a mais perto de Lombok que pode ser facilmente vista desde qualquer parte da ilha. A travessia até Lombok dura cerca de quinze minutos e seu barco atracará no porto de Bangsal ao norte de Lombok.

Como chegar

Permanecemos com esta dúvida até dias antes do embarque. Primeira dica: não compre os tickets pela internet. Você pagará mais barato no guichê de uma agência local. Segunda dica: existem dezenas ou centenas de agências que vendem tickets para as Gilis, mas apenas duas empresas fazem a rota. A primeira é a Eka Jaya e a outra é a Golden Queen. Você pode também optar por um transfer privado que sai bem mais caro.

Somente a Eka Jaya para nas três Gilis inclusive em Meno, a Goden Queen só tem paradas em Gili T. e Gili Air. No site da Eka Jaya o preço de Nusa Penida a Gili Air está por 425.000 rupias por adulto e nós pagamos (agosto de 2019) 375.000 rupias. Economia de 50.000 rupias, algo em torno de 3 euros por pessoa. Lembrando que somente nossa filha mais velha (7 anos) pagou a passagem. As crianças de três e cinco anos viajaram grátis.

Não importa como, o importante é chegar neste paraíso

e brincar a vontade

neste caso brincando (tirando um sarro) do instagramers

criança se diverte como qualquer coisa

Entre as Gilis prefira se locomover em barcos locais, além de serem quase grátis você ainda tem um contato mais de perto com os locais. Basta ir ao porto e perguntar pelo transfer.

Se como nós quiser ir a Lombok, basta ir logo cedo ao píer de Gili Air e pegar um barco público onde turistas se misturam aos locais para travessia diária. O preço é super barato, 16.000 rúpias indonésias algo em torno de um euro (agosto de 2019), sendo que nossos filhos de três e cinco anos não pagaram passagem.

Quando ir

A Indonésia fica no hemisfério sul e, portanto, o inverno é no meio do ano. Apesar de estar ao sul da linha do Equador o arquipélago está muito perto do meio do mundo e por isso mesmo as temperaturas praticamente não variam durante todo o ano (vide gráfico abaixo).

Quase a mesma temperatura durante todo o ano

Já as chuvas, diferentes de todos os outros países do sudeste asiático, são muito mais intensas no verão (dezembro a fevereiro). Este foi o principal motivo por termos escolhido a Indonésia para passarmos nossas férias do verão europeu. Parece meio estranho viajar para praia no inverno, mas é um inverno mais quente que você possa imaginar. Nossa primeira intenção era conhecer Myanmar, mas durante as monções ficaria inviável. Por sorte surgiu a ideia da Indonésia e foi maravilhoso.

Evite os meses de novembro a março

Onde ficar

Nós acertamos em cheio em nossa escolha de hospedagem em Gili Air. O Omala Village & Bungallows foi um verdadeiro achado. A localização perfeita, a poucos metros da praia e de restaurantes, mas longe o suficiente de ambos para uma perfeita noite de sono sem barulho. O café da manhã excelente e farto e uma decoração que mistura o rústico e moderno. As crianças adoraram o banheiro a céu aberto. Sem falar no excelente atendimento do proprietário. Eles também alugam bicicletas, mas não recomendo uma vez que é muito difícil pedalar na areia fofa da praia.

Cansados de tanto pedalar na areia fofa

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já se você quer se hospedar em grande estilo, num hotel de luxo e pagando o mesmo preço de um hotel barato na Europa super indicamos o The Koho Air Hotel bem ao lado Omala e com um atendimento e piscina de cair o queixo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma terceira opção também de alto luxo a um preço que você não vai acreditar é o Kempas Villa, até piscina privativa ele oferece. Confira as fotos abaixo e diga se não é um must.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quase ia me esquecendo o hotel preferido da Amélie. Eu o apelidei de hotel da Barbie, mas o nome oficial é Pink Coco. Em frente à praia, é um senhor hotel com quartos amplos e uma piscina de novela. Não é meu estilo, mas para quem busca algo inusitado é a melhor opção da ilha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Onde Comer            

Gostamos de provar a comida local: boa e barata. Por isso nossas recomendações não são de lugares bonitos com cara de Instagram, são restaurantes de famílias locais com comida de qualidade. A maioria nem tem site na internet, mas aí o Trip advisor ajuda estes negócios pequenos com as recomendações. O primeiro da lista é o Firda Warung muito conhecido dos mochileiros e viajantes low cost. Tem tudo que mencionamos antes: comida boa e barata e ainda serve pratos ocidentais.

O The Orange´s está em uma rua escura da ilha e por isso é pouco conhecido e visitado. Mas garanto que tem o melhor peixe na brasa da ilha e o mais barato de toda Indonésia. A proprietária fará de tudo para que você sinta-se em casa.

Se está cansado de comida local e arroz todos os dias recomendamos a pizzaria Classico Italiano, um restaurante chique com cara de Instagram. Aqui tem que fazer reserva para jantar.

Atrações de Gili Air

Praias

As praias são todas encantadoras, mas a mais bela de todas fica em frente ao que sobrou do Hotel Ombak Paradise (a ilha sofreu com um forte terremoto em agosto de 2018 e ainda se recupera da tragédia), bem em frente ao balanço da foto abaixo. As águas tem diferentes tons de azul e verde todos bem claros, algo que nunca tinha visto antes. Dos quatro dias que permanecemos na ilha sempre parávamos nesta praia para nadar e curtir o visual.

Vestígios do terremoto

Eu e a Amélie curtindo esta água quentinha

e com um visual de extrema beleza

verde, verde e verde

Cartazes engraçados

O povo da Indonésia tem um senso de humor bastante afiado e um tanto irônico e este traço da personalidade local se revela nu e cru nos cartazes que vimos pela ilha. Alguns engraçados, outros satíricos e ainda tem autoajuda, mas todos valem a leitura. Eles são dezenas espalhados pela ilha.

Zamal o namorado que você procurava

só três desejos e nada mais

para quem quiser: comida espanhola também tem

até a escola de mergulho tem senso de humor

cuidado com o shake

Love is in the air, in Gili Air

verdade verdadeira

hilário

reflexivo

engraçado demais

Toda família deveria seguir os conselhos

É isso o paraíso

Snorkeling

Caminhando dentro da água a partir da praia mais bonita da ilha (citada aí em cima) você encontrará um ponto de snorkeling. O local está bem longe da praia, mas será fácil reconhecê-lo devido a quantidade de barcos concentrados na mesma região. Os corais infelizmente já estão em sua maioria mortos, mas a quantidade de peixes ainda é impressionante como poderão ver nos vídeos abaixo.

Saindo desta praia para o snorkeling

Água super transparente e boa visibilidade

Pool Bar

Este tipo de bar na beira da praia é algo que não existe em Gili Meno e que as crianças adoraram. Como o próprio nome diz é um bar com piscina. A maioria deles têm música alta e muitos jovens dançando e se divertindo a beira da piscina. Nós, pais, também gostamos bastante, mas devo confessar que depois de algumas horas a música alta já estava nos incomodando. Aguentamos firmes a tarde toda pois as crianças não arredavam pé dali.

Recomendamos o Gili Lumbung, onde nossas crianças piraram. Diversão garantida.

Bar pé na areia

Super descolado

Quando cansar do bar, esta é a praia na frente dele

Molecada se esbaldando na piscina

Adoraram estes colchões

Balanços e redes

Os tradicionais balanços das praias indonésias em Gili Air são acompanhados também por redes a beira mar. As crianças nos balanços e os pais na rede, a combinação perfeita para quem quer brincar e quem quer só descansar. Com o cenário paradisíaco de fundo, isso é o que podemos chamar vida que pedi a Deus.

Balanço em frente a praia mais bonita da ilha

em frente ao hotel preferido da Amélie também tem balanço

e o pool bar também tem o seu

e a rede para um descanso ou até um cochilo

Read english version here

Lea la versión en castellano aquí

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem-vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com o transporte nas cidades da Indonésia. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

TOP 14 Bali – As melhores cachoeiras da ilha dos Deuses

Nusa Penida complicada e perfeitinha

Nusa Ceningan onde o azul é mais azul

Rolê de scooter por Nusa Lembongan

Gili Meno o lar das tartarugas

Como se locomover nas cidades da Indonésia

13º Encontro dos Viajantes – Bali – Galeria de Fotos

Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã

Lugares Únicos no Mundo – Halong Bay – Vietnã

Guia Completo de Viagem: Chiang Mai – Tailândia

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja

Três Lugares de Arrepiar os Cabelos – Killing Fields – Camboja – Parte III

Reclama do trânsito de São Paulo agora que eu quero ver – Vietnã

Seres Humanos: tão iguais ou tão diferentes? – Nha Trang – Vietnã


Responses

  1. […] Leia a versão em português aqui […]

  2. […] Leia a versão em português aqui […]

  3. […] Gili Air a irmã chique de Gili Meno […]

  4. […] Gili Air a irmã chique de Gili Meno […]

  5. […] Gili Air a irmã chique de Gili Meno […]

  6. […] Gili Air a irmã chique de Gili Meno […]

  7. […] Gili Air a irmã chique de Gili Meno […]

  8. […] Gili Air a irmã chique de Gili Meno […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: