Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 26/08/2012

Apresentação Marrocos – 25 Encontro dos Viajantes

Objetos Típicos do Marrocos

O 25 Encontro dos Viajantes foi uma verdadeira viagem a um país pouco conhecido pelo brasileiros: o Marrocos. As principais referências que temos desse país estão relacionadas a novela da Rede Globo “O Clone” que tinha Jade como sua protagonista. André na sua apresentação falou um pouco das principais cidades que visitou durante sua viagem: Fez, Rabat, Casablanca, Marrakech e seu passeio ao Deserto do Saara.

Slides da Apresentação

No início da apresentação foi falado sobre a geografia do país, sua população, sua comida e como a religião muçulmana afeta o dia-a-dia das pessoas. Segundo  André a comida é boa, mas muito temperada e após alguns dias já não se tem vontade de comer seus cuscus marroquinos e tahinis. A surpresa positiva da viagem foram as frutas que faziam parte de todas refeições, sendo abundantes e  deliciosas.

As principais atrações da cidade sempre são suas medinas e suas mesquitas. As medinas são áreas amuralhadas da cidade, sendo que no seu interior ocorre o comércio de tudo que se pode imaginar. O comércio e negociação na venda de qualquer produto faz parte da cultura marroquina, e diferentemente do que ocorre normalmente no mundo ocidental o preço é feito ao contrário, ou seja o cliente fala quanto está disposto a pagar até chegar a um acordo entre as partes. No caso específico dos tapetes, André comentou que é algo que deve ser comprado, pois é um dos poucos países no mundo que ainda é feito todo manual, e  um pequeno tapete pode levar até 3 meses para ser fabricado.

Todos atentos aos encantos do Marrocos

Um passeio indispensável a ser feito é de conhecer as mesquitas nas diferentes cidades, sendo que a mais importante e imponente fica em Casablanca. Ela foi finalizada em 1993 a um custo de 500 mil libras, e todos seus números são superlativos, sendo que comporta até 80 mil pessoas no seu pátio, 25 mil pessoas rezando em seu interior e o maior minarete do mundo com 200 metros de altura. A primeira vez que se entra em uma mesquita, fica-se boquiaberto com os detalhes de sua arquitetura e a sua beleza muito diferente dos padrões que estamos acostumados em uma igreja católica.

A cidade de Marrakesh foi considerada a mais impressionante de toda a viagem, pelo seu clima mais cosmopolita, pela beleza de sua medina, mas principalmente pela Praça Jemaa el Fna. Lá se encontram todos os tipos de comidas típicas, barracas com frutas, além de diferentes produtos, mas é conhecida  pelas suas cobras que os turistas pagam para tirar fotos.

A parada final  da viagem foi uma tenda VIP no deserto do Saara, que para chegar tiveram que andar 700 km de carro e mais 3 horas de camelo.  No slides de apresentação foram anotados detalhadamente todos os gastos com a viagem, o que facilita o planejamento para quem quiser conhecer esse maravilhoso país.

Após a apresentação foram sorteados um guia de Marrocos patrocinado pelo Zupper, kits da Turkish Airlines e kits do iPostal. Essa foi a última apresentação na Casa Natura, e agora buscamos uma nova casa para nossos encontros, se tiver alguma sugestão de local peço que nos contate.

Brindes da Turkish e Zupper

Brindes da Turkish e do Zupper

Daniela Mendes do Zupper distribuindo os brindes

André com a turma do Quatro cantos do Mundo

No final como já é de praxe fomos para o bar para o nosso happy hour e conversar sobre nossas próximas viagens.

Happy Hour

Apoio:  

Zupper Viagens – Facebook – Twitter

Turkish Airlines – Facebook – Twitter

iPostalFacebook Twitter

Veja Também:

20 Dicas para Economizar nas suas viagens

Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York

Jogo do Barça no Camp Nou

Tour Gratuito nas principais cidades da Europa


Responses

  1. Gostaria de saber como as turistas mulheres devem se vestir …estou indo dia 16 de setembro com mais duas amigas e queria saber os costumes e perigos…..

    • Olá Lilian

      pelo que entendi vocês vão viajar por conta própria fora de um pacote. Vamos as dicas:

      Usar roupas de manga longa sem mostrar pernas e braços. Não usar decotes e nenhuma roupa que mostre o corpo como roupas justas.
      Não é necessário usar véu para cobrir os cabelos.

      Como vocês vão desacompanhadas de um homem preparem-se para receber várias cantadas e até propostas de sexo. Eles vêem as ocidentais que viajam sozinhas como “disponíveis”, mas não se preocupe pois não há nenhum tipo de violência física.Aconselho a andarem sempre juntas para intimidar os mais saídinhos.

      Nunca cumprimente um homem comum aperto de mão. Mulheres não podem tocar homens que não sejam seu pai, irmãos e marido. O cumprimento é feito colocando sua mão direita sob a região do seu coração. O homem fará o mesmo.

      Leve seu próprio papel higiêncio pois eles não usam por lá.

      Quanto a violência de assalto e roubos, este tipo de coisas não existe. O que pode acontecer e deverá acontecer é você ser enganada no preço de algo e pagar muito a mais por isso. Também haverá uma multidão tentando te vender coisas na rua. Ignore que logo eles vão embora. Só pergunte o preço de algo se realmente quiser comprar, se não eles te seguirão até o inferno para te vender.
      Depois que entrar em uma negociação pechinche muito. Tipo fale que quer pagar 10% do valor pedido. Depois de uns 30 minutos voceês chegarão a um acordo.

      No começo pode ser chocante, mas depois de uns dias vocês estarão craques.

      dúvidas é só mandar uma msg

      bjs

      Eder

  2. […] Apresentação Marrocos – 25 Encontro dos Viajantes […]

  3. […] Apresentação Marrocos  […]

  4. […] Apresentação Marrocos  […]

  5. […] Apresentação Marrocos – 25 Encontro dos Viajantes […]

  6. […] Guia Completo de Viagem: Chiang Mai – Tailândia […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: