Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 27/03/2011

Culinária Italiana em Curitiba

Portal de Entrada do Bairro de Santa Felicidade

Quando visitamos um destino pela primeira vez, um dos nossos maiores desejos é conhecer a culinária local, entretanto, a capital paranaense não apresenta uma única opção e sim várias, que vão desde a tradicional culinária italiana até deliciosos petiscos nos botequins da cidade. Quem visita a metrópole a negócios sempre está correndo, então, tem preferência por restaurantes próximos ao seu hotel em Curitiba, mas se você está a passeio e dispõe de um tempo maior, é indispensável que se reserve na agenda um espaço para o roteiro gastronômico.

Curitiba é uma cidade que tem grandes influências de seus imigrantes quando o assunto se refere à cultura e, como a comida faz parte desse aspecto, na gastronomia não poderia ser diferente. Os europeus chegaram ao Paraná em maior parte durante a revolução industrial, as grandes cidades no velho mundo estavam sofrendo um grande inchaço populacional e a expansão das indústrias e a promessa de uma vida melhor fizeram com que muitos camponeses migrassem para os grandes centros, gerando um descontrole e fazendo assim com que muitos vivessem em condições escassas. O novo mundo oferecia a eles grandes chances de reconstruir a vida, com mais conforto. Dessa forma, muitos europeus migraram para o Paraná, em sua grande maioria os italianos, que influenciaram muito durante o processo de formação cultural na cidade.

O bairro de Santa Felicidade é um dos mais tradicionais de Curitiba quando o assunto é gastronomia e cultura italiana. Durante meados dos anos de 70, o local já era uma das maiores colônias italianas e lá eram produzidos vinhos, queijos e hortigranjeiros. Essa atividade de produção foi passando de geração a geração e está presente até os dias de hoje. O bairro possui as melhores vinícolas da cidade! Quando o assunto é cantinas italianas, o bairro também está à frente. Se você é apreciador de boas massas, vai com certeza encontrar um bom espaguete na região; a decoração típica dos estabelecimentos faz os clientes embarcarem numa verdadeira viagem napolitana, explorando temperos e sabores. O Restaurante Cascatinha, por exemplo, possui uma carroça em sua decoração, utilizada por imigrantes durante o séc. XIV.

Restaurante Cascatinha em Santa Felicidade

Uma das estrelas do bairro de Santa Felicidade é o Restaurante Madalosso. Considerado um dos maiores restaurantes da América Latina, seu cardápio tradicional italiano traz como especialidade a deliciosa polenta frita que é servida com frango. A estrutura do local é deslumbrante e fez com que ele se tornasse não apenas mais um restaurante da cidade, mas sim um ponto turístico.

Restaurante Madalosso em Santa Felicidade

O bairro de Santa Felicidade é um excelente lugar para se degustar da culinária italiana, mas acima de tudo, é um lugar excelente para conhecer um pouco mais da cultura desse povo europeu ainda tão viva pelas ruas da capital paranaense.

Post escrito especialmente por Mariana Hillbrecht do Fala Turista para o blog Quatro Cantos do Mundo.

Já foi para Curtiba? Conheceu o bairro italiano de Santa Felicidade? Enviem suas respostas, opiniões sobre o post e perguntas para o Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Bonito com a trupe do Jeguiando

Amazônia, Xingu e Chapada Diamantina – uma busca espiritual

Comidinhas… o Rio de Janeiro Continua Lindo!!!


Responses

  1. […] Culinária Italiana em Curitiba […]

  2. […] Culinária Italiana em Curitiba […]

  3. […] Culinária Italiana em Curitiba […]

  4. […] Culinária Italiana em Curitiba […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: