Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 27/03/2011

Culinária Italiana em Curitiba

Portal de Entrada do Bairro de Santa Felicidade

Quando visitamos um destino pela primeira vez, um dos nossos maiores desejos é conhecer a culinária local, entretanto, a capital paranaense não apresenta uma única opção e sim várias, que vão desde a tradicional culinária italiana até deliciosos petiscos nos botequins da cidade. Quem visita a metrópole a negócios sempre está correndo, então, tem preferência por restaurantes próximos ao seu hotel em Curitiba, mas se você está a passeio e dispõe de um tempo maior, é indispensável que se reserve na agenda um espaço para o roteiro gastronômico.

Curitiba é uma cidade que tem grandes influências de seus imigrantes quando o assunto se refere à cultura e, como a comida faz parte desse aspecto, na gastronomia não poderia ser diferente. Os europeus chegaram ao Paraná em maior parte durante a revolução industrial, as grandes cidades no velho mundo estavam sofrendo um grande inchaço populacional e a expansão das indústrias e a promessa de uma vida melhor fizeram com que muitos camponeses migrassem para os grandes centros, gerando um descontrole e fazendo assim com que muitos vivessem em condições escassas. O novo mundo oferecia a eles grandes chances de reconstruir a vida, com mais conforto. Dessa forma, muitos europeus migraram para o Paraná, em sua grande maioria os italianos, que influenciaram muito durante o processo de formação cultural na cidade.

O bairro de Santa Felicidade é um dos mais tradicionais de Curitiba quando o assunto é gastronomia e cultura italiana. Durante meados dos anos de 70, o local já era uma das maiores colônias italianas e lá eram produzidos vinhos, queijos e hortigranjeiros. Essa atividade de produção foi passando de geração a geração e está presente até os dias de hoje. O bairro possui as melhores vinícolas da cidade! Quando o assunto é cantinas italianas, o bairro também está à frente. Se você é apreciador de boas massas, vai com certeza encontrar um bom espaguete na região; a decoração típica dos estabelecimentos faz os clientes embarcarem numa verdadeira viagem napolitana, explorando temperos e sabores. O Restaurante Cascatinha, por exemplo, possui uma carroça em sua decoração, utilizada por imigrantes durante o séc. XIV.

Restaurante Cascatinha em Santa Felicidade

Uma das estrelas do bairro de Santa Felicidade é o Restaurante Madalosso. Considerado um dos maiores restaurantes da América Latina, seu cardápio tradicional italiano traz como especialidade a deliciosa polenta frita que é servida com frango. A estrutura do local é deslumbrante e fez com que ele se tornasse não apenas mais um restaurante da cidade, mas sim um ponto turístico.

Restaurante Madalosso em Santa Felicidade

O bairro de Santa Felicidade é um excelente lugar para se degustar da culinária italiana, mas acima de tudo, é um lugar excelente para conhecer um pouco mais da cultura desse povo europeu ainda tão viva pelas ruas da capital paranaense.

Post escrito especialmente por Mariana Hillbrecht do Fala Turista para o blog Quatro Cantos do Mundo.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com a culinária de Curitiba. Saúde deve ser item prioritário em sua viagem. Imaginem ficar doente longe de casa e sem assistência? Viaje tranquilo, compre um Seguro Saúde conosco e retribua a ajuda que este blog acaba de te dar. Clique em Seguro Saúde é rápido, fácil e barato.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo BookingNão tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Já foi para Curtiba? Conheceu o bairro italiano de Santa Felicidade? Enviem suas respostas, opiniões sobre o post e perguntas para o Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Bonito com a trupe do Jeguiando

Amazônia, Xingu e Chapada Diamantina – uma busca espiritual

Comidinhas… o Rio de Janeiro Continua Lindo!!!


Responses

  1. […] Culinária Italiana em Curitiba […]

  2. […] Culinária Italiana em Curitiba […]

  3. […] Culinária Italiana em Curitiba […]

  4. […] Culinária Italiana em Curitiba […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: