Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 03/11/2019

Gili Meno o lar das tartarugas

Sem palavras

Gili no idioma local (bahasa é o idioma comum a todas as 17.000 ilhas da Indonésia) significa ilha pequena. Diferente do que muita gente pensa, Gili não é o nome de uma ilha. Por isso mesmo a palavra Gili sempre vem acompanhada de um nome. No caso deste post falaremos de Gili Meno.

Amélie minha modelo favorita

Localizada ao nordeste de Bali, Gili Meno é bastante conhecida, assim como suas irmãs e vizinhas Gili Trawangan (apelidada de Gili T.) e Gili Air. Elas estão mais perto de Lombok, mas são facilmente acessadas desde Bali ou das ilhas Nusa (Penida, Lembongan ou Ceningan).

Pouco importa onde está Gili Meno, o importante é chegar

Meno é a menos visitada das Gilis. Você perceberá isso facilmente na fila de espera antes de embarcar no ferry boat que te levará até a ilha. Alguns ferries nem comercializam a rota para Meno. A maioria dos turistas se posicionam na fila de Gili T., alguns têm como destino final Gili Air e nós e outros gatos pingados havíamos escolhido Gili Meno. Escolha certa.

Como é que pode ser a menos visitada das Gilis com um mar destes

Em um breve resumo, Meno é para quem curte natureza e sossego (a nossa cara). Trawangan é a ilha da balada. Alguns jovens já estavam bêbados antes do meio dia ao desembarcar na ilha. E Air é uma mistura das duas.

Em todas elas não há transporte motorizado. A locomoção é feita a pé, a cavalo ou de bicicleta. Nós escolhemos caminhar pela ilha, já que é muito difícil pedalar na areia fofa da praia. Mesmo com crianças, você pode dar a volta na ilha em aproximadamente uma hora e meia de caminhada.

Depois também fomos para Air, mas sem sombra de dúvidas nossa preferida é mesmo Meno. Imaginem uma praia com uma areia branca como nas fotos de photoshop das revistas de turismo. Lembrando que ao vivo não existe photoshop. E o azul da água. Verdade que por mais inspirado que eu esteja não conseguirei transmitir em palavras a beleza destas águas. Mas vamos tentar. O azul é turquesa, mas não um turquesa qualquer. O tom de azul vai variando à medida que as ondas vêm e vão. Primeiro um azul tão intenso que chega a doer os olhos, depois um turquesa meio leitoso que também me encantou. E já mais ao fundo um azul mais escuro para contrastar. O vídeo abaixo pode dar uma ideia do que tentei expressar em palavras, mas para sentir o que sentimos, só mesmo ao vivo e a cores. Infelizmente ainda não existe câmera fotográfica que substitua o olho humano.

Este é o turquesa meio leitoso

Maldivas? Não, Gili Meno mesmo

Inacreditável

Localização

Como dito mais acima as ilhas estão a nordeste de Bali e a noroeste de Lombok. Vindo de Bali a primeira é Gili T., Meno é a do meio e a mais próxima a Lombok é Air.

Como chegar

Permanecemos com esta dúvida até dias antes do embarque. Primeira dica: não compre os tickets pela internet. Você pagará mais barato no guichê de uma agência local. Segunda dica: existem dezenas ou centenas de agências que vendem tickets para as Gilis, mas apenas duas empresas fazem a rota. A primeira é a Eka Jaya e a outra é a Golden Queen. Você pode também optar por um transfer privado que sai bem mais caro.

Somente a Eka Jaya para em Gili Meno a Goden Queen só tem paradas em Gili T. e Gili Air. No site da Eka Jaya o preço de Nusa Penida a Gili Meno está por 425.000 rupias por adulto e nós pagamos (agosto de 2019) 375.000 rupias. Economia de 50.000 rupias, algo em torno de 3 euros por pessoa. Lembrando que somente nossa filha mais velha (7 anos) pagou a passagem. As crianças de 3 e 5 anos viajaram grátis.

Entre as Gilis prefira se locomover em barcos locais, além de serem quase grátis você ainda tem um contato mais de perto com os locais. Basta ir ao porto e perguntar pelo transfer.

Quando ir

A Indonésia fica no hemisfério sul e, portanto, o inverno é no meio do ano. Apesar de estar ao sul da linha do Equador o arquipélago está muito perto do meio do mundo e por isso mesmo as temperaturas praticamente não variam durante todo o ano (vide gráfico abaixo).

Quase a mesma temperatura durante todo o ano

Já as chuvas, diferentes de todos os outros países do sudeste asiático, são muito mais intensas no verão (dezembro a fevereiro). Este foi o principal motivo por termos escolhido a Indonésia para passarmos nossas férias do verão europeu. Parece meio estranho viajar para praia no inverno, mas é um inverno mais quente que você possa imaginar. Nossa primeira intenção era conhecer Myanmar, mas durante as monções ficaria inviável. Por sorte surgiu a ideia da Indonésia e foi maravilhoso.

Evite os meses de dezembro a março

Onde ficar

Sendo a menos badalada das Gilis, a oferta de hotéis e hospedagens é menor, por isso recomendamos reservar com antecedência. Percebemos também que na ilha não existe aquele tipo de hotel intermediário entre o luxo e o ruim. Assim se você não tem espirito de aventura prepare-se para pagar um pouco a mais pela sua hospedagem (na Indonésia um pouco a mais ainda é bem mais barato que um hotel médio na Europa).

Nossas recomendações são o Gili Meno Getway em frente a praia, quartos espaçosos, varanda imensa e uma piscina de tirar o folego.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já o Mahamaya Gili Meno tem mais cara de resort com um excelente restaurante, caiaques inclusos no preço, além de também ser pé na areia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma terceira opção seria o Karma Reef outro pé na areia de excelente nível numa das melhores praias da ilha. Uma super cama garante uma noite de sono bem dormida escutando o barulho das ondas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atrações de Gili Meno

Tartarugas

Quem mergulha ou pratica snorkeling sabe o quanto é difícil avistar uma tartaruga no mar. Ainda mais difícil é nadar com ela por minutos a fio. Tudo isso acontece em lugares normais, não no lar das tartarugas. Tartarugas em Meno são tão comuns como um cachorro em qualquer parte do mundo. No Turtle point basta entrar na água para encontrá-las aos montes. Na primeira vez bastou molhar os pés e quase pisei em uma. Mais alguns metros outra e a terceira era enorme, colossal e por isso mesmo não se assustou com a minha presença. Compartilhamos a companhia um do outro por uns quinze minutos, até que me lembrei que meus filhos também adorariam vivenciar este momento mágico. Voltei com as crianças a tira colo e ela permanecia lá como num pacto silencioso esperando por nós. Foi o momento mais mágico da viagem que recomendo a todo ser humano.

Na área em azul o melhor lugar para encontrar tartarugas

Estátuas submersas

As famosas estátuas de Gili Meno. Bem pertinho da praia existe um conjunto de estátuas de casais se abraçando. Estão submersas a pouco mais de 15 metros da areia. Aqui deixamos duas dicas. Primeira: o melhor momento para se aproximar das estátuas é durante a maré baixa. Neste período você poderá tocar as cabeças das esculturas com os pés. Um mergulho pouco profundo e estará lado a lado com esta incrível obra em meio a natureza. Nem precisa prender muito a respiração. Segunda dica: escolha um horário pouco antes do pôr do sol e espere na areia até que todos os barcos em volta da estátua se afastem. Então entre na água e poderá ter esta obra de arte somente para você. Os moradores locais tentarão te vender um passeio de barco até este ponto, mas não é necessário.

Estátuas só para mim

Bem de pertinho ainda mais bonitas

Teve até foto com estilo

Na maré baixa a profundidade é pequena

e quem disse que criança não pode ir

As estátuas ficam exatamente em frente a esta placa

Santuário das Tartarugas

Uma espécie de Projeto Tamar de Gili Meno. Só que aqui sem nenhuma ajuda governamental. O projeto ajuda as tartarugas na desova e protege os ovos até sua eclosão. Depois disso recolhem as pequenas tartaruguinhas em piscinas até que completem 6 semanas de vida. Só então podem ser soltas no mar e têm maiores chances de sobrevivência. Vale a visita principalmente se você tem crianças.

Muito fofas

Encantada com as tartaruguinhas

Parecem de brinquedo

e bem ao lado um escola de mergulho bem humorada

com Minions

Volta na ilha

Caminhar pela praia circundando a ilha é um passeio obrigatório. Muitas praias são desertas e você terá exclusividade em seu banho de mar. O verde e azul englobam todos os tons possíveis e inimagináveis. E uma parada em uma das barraquinhas pé na areia para um almoço com peixe recém pescado grelhado é nossa recomendação.

Além das praias desertas, você encontrará diversos balanços

e muito amor

Não perca também o pôr do sol

e praias, uma mais linda que a outra

durante a volta na ilha aproveitamos para fazer novos amigos

Lago

Logo atrás da praia onde estão localizadas as estátuas existe um lago de água salgada. Depois de tudo que você já viu na ilha, podemos dizer que ele não é das atrações mais chamativas, mas enquanto espera os barcos se afastarem da região das estátuas sugiro uma rápida passada pelo lago.

Se der tempo dê uma passada no lago

A melhor praia

Quando desembarcar no porto, olhando para o mar, a melhor praia da ilha fica a poucos metros a sua direita. Passando os restaurantes você encontrará a praia dos vídeos abaixo. Simplesmente inesquecível.

Dá para dizer que esta não é a melhor praia?

Ninguém fora da água

e que água é essa

piscininha amor

Todo mundo queria sair na foto

e aproveitando para conhecer novas culturas e claro novas religiões no maior país muçulmano do mundo

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem-vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com o transporte nas cidades da Indonésia. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Read english version here

Lea la versión en castellano aquí

Veja Também:

Gili Air a irmã chique de Gili Meno

Como se locomover nas cidades da Indonésia

13º Encontro dos Viajantes – Bali – Galeria de Fotos

Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã

Lugares Únicos no Mundo – Halong Bay – Vietnã

Guia Completo de Viagem: Chiang Mai – Tailândia

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja

Três Lugares de Arrepiar os Cabelos – Killing Fields – Camboja – Parte III

Reclama do trânsito de São Paulo agora que eu quero ver – Vietnã

Seres Humanos: tão iguais ou tão diferentes? – Nha Trang – Vietnã


Responses

  1. […] Leia a versão em português […]

  2. […] Leia a versão em português […]

  3. […] dito no post anterior, Gili Meno o lar das tartarugas, Gili Air é uma ilha que mistura a badalação de Gili Trawangan e a calmaria de Gili Meno. Se […]

  4. […] Gili Meno o lar das tartarugas […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: