Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 02/04/2017

Lugares Únicos no Mundo – Mar Morto – Jordânia

O próprio nome já diz a respeito sobre a natureza do Mar Morto, ou ausência dela. No sexto corpo de água mais salgado do mundo não sobrevivem peixes nem vegetação. Os únicos habitantes que conseguem suportar 34,7% de salinidade (9,6 vezes mais salgado que o mar) são algumas bactérias e fungos. Se não é o campeão de salinidade, o Mar Morto está no topo da lista de lugares de mais baixa altitude do mundo. Seus 423 metros abaixo do nível do mar não são superados por nenhum outro lugar de nosso planeta. Também é o lago salgado mais profundo do mundo com 304 metros da superfície até o fundo.

Somente estas credenciais já bastariam para qualificá-lo como um Lugar Único no Mundo, mas a altíssima salinidade confere ao lugar uma característica bem peculiar. É impossível mergulhar no Mar Morto. Por mais que você queira ou tente é fisicamente inviável afundar. Explicação de engenheiro (não poderíamos fugir as raízes): com tanto sal a densidade da água vai a incríveis 1,24 Kg/litros, muito superior a densidade do corpo humano que é de apenas 1,01 Kg/litro. E como é sabido o corpo menos denso sempre boia em soluções aquosas. É este fato que atrai tantos turistas para este lago salgado de 50 quilômetros de comprimento e 15 quilômetros de largura na divisa entre Jordânia e Israel.

Foto que todo mundo tira no Mar Morto

Foto que todo mundo tira no Mar Morto

Localização

O Mar Morto fica na divisa entre Jordânia e Israel. Fomos visitá-lo partindo de território jordaniano. A Jordânia é um pequenino país do Oriente Médio espremido ao norte pela Síria, a leste por Arábia Saudita e Iraque e a oeste por Israel. Além de Egito, a Jordânia é o único país que tem um acordo de paz com seus vizinhos israelenses, por isso mesmo é bem tranquilo atravessar a fronteira entre os dois países. O corpo de água salgada está localizado cerca de setenta quilômetros ao sul da capital Amã e apenas cinquenta e quatro quilômetros de Jerusalém. Confira a localização no mapa abaixo.

Eu do lado jordaniano. As montanhas ao fundo já são Israel

Eu do lado jordaniano. As montanhas ao fundo já são Israel

Como chegar ao Mar Morto?

Apesar de ser um lugar com grande fluxo de turistas não existe um aeroporto perto do Mar Morto devido a sua proximidade com as duas metrópoles (Jerusalém e Amã). Voando você consegue chegar somente a capital jordaniana, Amã e então terá que se deslocar para o Mar Morto em outro tipo de transporte. O ideal é mesmo um passeio de bate e volta saindo de Amã.

De avião

O aeroporto internacional Queen Alia em Amã é muito bem servido de vôos vindos de todo mundo. A companhia aérea local Royal Jordanian tem rotas ligando Amã as principais cidades do mundo. Não existem vôos diretos do Brasil para Jordânia. Abaixo a tabela que mostra rotas, preços, duração da viagem e horários de partida dos principais destinos.

Voos para capital jordaniana Amã

Voos para capital jordaniana Amã (Clique para ampliar)

De trem

Não existem trens que liguem Amã ao Mar Morto.

De ônibus

Quando fomos, decidimos usar o ônibus para chegar. Foi uma aventura e tanto, pois nossa amiga local não sabia dizer direito qual ônibus tomar. Pegamos um na estação de ônibus Muhajarin já sabendo que ele não chegaria até o destino final, mas pagamos apenas setenta centavos de dinar jordaniano. Tudo ia bem em uma estrada pavimentada com inúmeras placas de sinalização indicando “Dead Sea” até que de repente o ônibus virou e entrou numa estrada de terra. Em inglês tentávamos nos comunicar para logo saber que deveríamos descer. Foi colocar o pé na poeira e apareceu um carro para nos dar uma carona paga até o Dead Sea. Na volta tivemos a sorte de uma carona grátis até a Amã.

Hoje parece que já tem ofertas de ônibus partindo de Amã. Veja a tabela abaixo com horários e preços da empresa JETT bus.

Ônibus para o Mar Morto (Dead Sea) partindo de Amã

Ônibus para o Mar Morto (Dead Sea) partindo de Amã

Táxis

Na época já era uma opção mais cômoda e sem aventura a qual claro recusamos enfaticamente. O táxi custa cerca de 30 dinares por trecho e por carro. Caso viaje com mais pessoas não sai tão caro. Por incrível que pareça a moeda local é mais valorizada que o euro e este valor é o equivalente a quase 40 euros.

Transfer do hotel

Geralmente os hotéis disponibilizam um transfer para seus hóspedes com preços similares a de um táxi.

De carro

A estrada entre Amã e o Dead Sea tem bom estado de conservação, até mesmo porque as chuvas são raras neste região. Com distâncias curtas em um país pequeno e cheio de lugares lindos, a Jordânia é um país ideal para se conhecer de carro. Os preços de aluguel são mais baratos que no Brasil. Caso opte por alugar um carro existem diversas opções de empresas que atuam no país. Antes de alugar fique atento no local de retirada e devolução do carro que pode ser no aeroporto Queen Alia ou no centro de Amã.

Abaixo lista de locadoras de carros com agências no aeroporto ou no centro de Amã:

Omaish, Dollar, Budget, Alamo, Sixt, Thrifty, Europcar, Avis

Você também pode utilizer os brokers que muitas vezes tem preços mais em conta:

Rentalcars, Economy Bookings, Auto Europe

O país é muito seguro e você não terá problemas em dirigir por lá, mas se mesmo assim ainda tiver receio e muito dinheiro você pode alugar um carro com motorista incluso. Acesse The Driver Vip para maiores detalhes.

De Excursão

Não é nossa opção favorita, mas como nosso blog é muito democrático e tem gente que adora se juntar a uma excursão, seguem as dicas. As alternativas são incontáveis. Desde tours de um dia saindo de Amã por valores que giram em torno de 50 dólares americanos, até tours de uma semana ou mais. Confira as empresas mais populares: Memphis Tours, Jordan Private, Jordan Tours Markers, Via Jordan e PN Tours.

Além da salinidade a beleza das águas também é um grande atrativo

Além da salinidade a beleza das águas também é um grande atrativo

Onde ficar 

Como fizemos um bate e volta desde Amã não ficamos hospedados nas imediações do Mar Morto. Optamos por usar as instalações do Amman Beach pagando doze dinares jordanianos por pessoa para o day use. Neste preço estão inclusos acesso à praia do Mar Morto, uso de chuveiros, banheiros e piscina. Há também um restaurante no local para refeições. Para quem quiser se hospedar por lá existem 16 opções de hotéis, dos mais simples aos mais luxuosos. Confira aqui no Booking.

Praia do Mar Morto

Praia do Mar Morto

Quando ir

A Jordânia fica no Oriente Médio que é uma região desértica, conhecida pelo seu clima quente e seco. Situada no hemisfério norte, as estações do ano são as mesmas da Europa, ou seja, verão nos meses de junho a agosto com temperaturas máximas médias de até trinta e cinco graus centígrados, mas com noites bem agradáveis com sensação térmica em torno dos vinte graus centígrados. Já nos meses de dezembro e janeiro as temperaturas não caem tanto como no inverno europeu, mas continuam bastante frias para os padrões brasileiros. Mínimas médias perto de zero grau. Por isso indicamos visitar o Mar Morto durante o verão local, quando as temperaturas são quentes durante o dia, mas agradáveis à noite.

Temperaturas médias no Mar Morto ao longo do ano

Temperaturas médias no Mar Morto ao longo do ano

Como em todo deserto as chuvas são raras. Nos meses de junho e julho praticamente não chove. Em agosto as chuvas não somam 5 mm. Somando a chuva do ano inteiro não chegamos nem a metade de um único mês chuvoso de São Paulo.

Chuvas quase não existem

Chuvas quase não existem

Onde comer

Não existe restaurantes fora da rede hoteleira da região. Assim caso fique hospedado por lá terá que se contentar com a culinária servida no próprio hotel. Nós que escolhemos um bate e volta de Amã, levamos um lanche na mochila e acabamos não utilizando dos serviços do restaurante do Amman Beach.

Atrações do Mar Morto

Flutuação

Este é sem dúvida o grande motivo para atrair tantos turistas ao local. Todos querem tirar a tradicional foto deitado de costas nas águas do Mar Morto lendo um jornal sem afundar. Confira nas fotos abaixo.

boiando7

De frente

boiando13

ou de costas, você escolhe como flutuar

boiando3

Lama do Mar Morto

Até chegar ao local não tinha a mínima ideia deste fato, mas a lama do Mar Morto faz bem para pele e é amplamente usada na indústria cosmética mundo afora. Um potinho minúsculo de creme facial que contenha esta lama custa uma fortuna. E você pode provar os benefícios in loco. Um banho de lama do Mar Morto dos pés à cabeça custa cerca de três euros. Eu e a Fabi achamos meio ridículo e acabamos não usufruindo da santa lama, mas tem muita gente que entra na onda e sai de lá parecendo um boneco de lama.

Você paga 3 euros para ficar deste jeito

Você paga 3 euros para ficar deste jeito

Dizem que faz muito bem para pele. Não testamos

Dizem que faz muito bem para pele. Não testamos

Burkini

Algumas atrações são um tanto inusitadas. No Amman Beach existem tanto turistas estrangeiros (nosso caso) quanto turistas locais. E foi a diferença cultural que acabou nos trazendo uma atração um tanto diferente: os trajes de banho das mulheres jordanianas. Bem diferentes dos trajes que estamos acostumados. E o melhor de tudo é que trajes tão diferentes conviviam em perfeita harmonia.

Biquini local. Só aparece o rosto, mãos e pés. Justo tem uma saia para não marcar o bumbum

Biquini local. Só aparece o rosto, mãos e pés. Justo tem uma saia para não marcar o bumbum

Algumas mulheres entram de roupa mesmo

Algumas mulheres entram de roupa mesmo

Veja Também:

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Petra – Jordânia

Lugares Únicos no Mundo – Encontro com gorilas – Uganda/RDC/Ruanda

Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã

Lugares Únicos no Mundo – Serengeti – Tanzânia

Lugares Únicos no Mundo – Capadócia – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia

Anúncios

Responses

  1. […] Lugares Únicos no Mundo – Mar Morto – Jordânia […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: