Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 06/01/2019

Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos

A primeira pergunta que deve ter vindo a sua cabeça é: Afinal o que são os Kasbahs?  É o nome em árabe dado às cidadelas cercadas por muros ou muralhas existentes em diversas cidades do Norte da África. Construídas em taipa (barro) são os grandes atrativos turísticos de Ouarzazate. Gigantescos e imponentes carregam em si a contradição de serem fortes e frágeis. Ao mesmo tempo que serviam de defesa contra os inimigos com suas altíssimas muralhas, uma simples chuva torrencial pode causar pesados danos a este tipo de construção de barro. Por sorte a região é desértica e chuva é o que menos se vê por lá. Se chuva é rara, não se pode dizer o mesmo dos ventos incessantes e que castigam a porta do deserto. Abuse dos óculos de sol para proteger os olhos contra a areia que teima em voar de um lado para outro.

A beleza é tanta que desde 1956 a região já serviu de set de filmagem de para dezenas de longa metragens, entre eles, O Homem que sabia demais, Lawrence da Arábia, A Joia do Nilo, A Última tentação de Cristo, Gladiador, Asterix e Obelix, Babel, Dias de Gloria entre outros. As fotos abaixo não nos deixam mentir, este é mais um Lugar Único no Mundo.

Foto clássica do Kasbah Ait-Ben-Haddou

Sorriso no rosto. E poderia ser diferente?

Localização

Ouarzazate está localizada na região central do Marrocos em um vale entre os rios Draa e Dades e aos pés da maior e mais famosa cadeia de montanhas do país, o Atlas. Ao sul e ao leste está o deserto e a fronteira com a Argélia. A cerca de duzentos quilômetros a oeste está a inebriante Marrakesh e seguindo um pouco mais encontraremos o Atlântico. Ao norte fica Casablanca e a capital do país, Rabat.

Impressionantes vistas do Atlas desde o Kasbah Ait-Ben-Haddou

Cores para todos os gostos

Como chegar a Ouarzazate?

Apesar de turística, a região está localizada num vale entre as maiores montanhas do país, assim o acesso não é tão fácil. Por via terrestre a viagem é mais longa que em outras partes do mundo. Por via aérea as opções são escassas. De qualquer maneira as dificuldades são recompensadas ao avistar mais este Lugar Único no Mundo.

Ruas de Ouarzazate

Ventos incessantes movimentando as palmeiras

De avião

Existe um aeroporto em Ouarzazate (OZZ) mas com poucas opções de voo. São três voos domésticos partindo de Casablanca, Zagora e Marrakesh e mais três internacionais provenientes de Paris, Bruxelas e a partir de trinta de outubro de 2018 também de Madri.

A outra opção um pouco mais distante é o aeroporto de Marrakesh (RAK). Aqui as opções já são bem mais atraentes. Existem voos desde: Dakhla, Fez, Frankfurt, Londres, Montpellier, Paris, Tanger, Viena, Madri, Sofia, Tenerife, Bruxelas, Amsterdã, Oslo, Zagreb, Milão, Lion, Manchester, Genebra, Basileia, Zurique, Dusseldorf, Berlim, Munique, Luxemburgo, Teerã, Copenhague, Estocolmo, Bordeaux, Helsinque, Lisboa, Jeda, Medina, Nantes, Bristol, Varsóvia, Vilnius, Barcelona, Istambul, Nápoles, Marselha, Toulouse, Atenas, Bratislava, Budapeste, Colônia, Dublin, Hamburgo, Cracóvia, Liverpool, Pisa, Porto, Praga, Roma ,Sevilha, Stutgart e Valência.

Não importa o meio de transporte

o importante é conhecer este Lugar Único no Mundo

De trem

A malha ferroviária marroquina é relativamente bem desenvolvida, mas infelizmente não chega até Ouarzazate. Mas o trem é a melhor opção para viajar entre as principais cidades do país como Marrakesh e Rabat. Consultas no site Trem no Marrocos.

De ônibus

Devido ao terreno montanhoso da cadeia Atlas os ônibus demoram muito para vencer os quase duzentos quilômetros de distância de Marrakesh a Ouarzazate. São cerca de quatro horas e meia independente da companhia escolhida. O preço das passagens também é tabelado, 90 dirhams por pessoa (cerca de oito euros ou trinta e cinco reais). Já partindo de Casablanca a viagem dura quase nove horas e custa o dobro do preço. Para checar os horários acesse os sites das companhias: CTM ou Supratours. Para partidas de outras cidades consultar os sites das mesmas companhias.

Ônibus da CTM na estrada entre Marrakesh e Ouarzazate

Site da Supratours

Artesanato na estrada

Vila a beira da estrada totalmente camuflada

De carro

As estradas que chegam a Ouarzazate são relativamente boas e como pouco chove por lá o asfalto está bem conservado. Nada parecido com as estradas da África subsaariana.  Como já mencionado a região é montanhosa, mas dirigindo com cuidado e sem pressa você terá uma viagem segura e agradável. Evite o inverno quando a neve acumulada pode dificultar bastante a condução. Se viajar em grupo sem dúvida esta é a melhor opção e também a mais barata.

Para alugar um carro recomendamos o site Rentcars que busca em diversas locadoras e tem os melhores preços do mercado. Confira em Rentcars.

A neve deixa um cenário muito bonito

mas nada seguro. Tivemos que esperar horas para que reabrissem a estrada. Era só outubro

Onde ficar 

Recomendamos o Kasbah Dar Daif. Com excelente café da manhã, uma linda piscina para se refrescar no calor do deserto e quartos impecáveis dotados de ar condicionado, esta é sua melhor escolha em Ouarzazate. Confira as fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando ir

Apesar de se tratar de um deserto, onde pouco chove, a temporada seca vai de abril a setembro. Ou seja, esta é a melhor época do ano para conhecer o local. O mês fica a sua escolha. Se prefere temperaturas mais amenas por volta dos 18 graus escolha abril. Já se não abre mão do calor, setembro deve ser o mês eleito.

Quase sempre é temporada seca

Abril ou Setembro?

Onde comer

Uma vez no Marrocos você não pode deixar de comer o típico tajine marroquino. Popular em todo norte da África o tajine foi inventado justamente no Marrocos. Consiste em um cozido ou guisado de legumes e carne servido numa panela de barro bastante peculiar. Nossa recomendação é que como seu tajine no Restaurante Douyria que tem um dos melhores tajines de Ouarzazate.

Tajine marroquino

Atrações de Ouarzazate

Kasbah Ait-Ben-Haddou

Da margem esquerda do rio Ounila está a melhor vista do Kasbah Ait-Ben-Haddou. Situado em uma colina de 100 metros de altura, ele estará lá te olhando, misturado a paisagem em diferentes tons de vermelho. É natural que se camufle, já que ele foi construído exatamente do solo que o rodeia. Para atravessar o rio use os sacos de terra que formam uma ponte. Tai outra boa razão para evitar a estação das chuvas, quando o rio fica mais caudaloso. A entrada é gratuita, mas ainda existem famílias que vivem no local. Se quiser conhecer o modo de vida local, entre após ser convidado (você com certeza será) e não se esqueça de deixar uma gorjeta.

O Kasbah te olhando do alto da colina

Portas no tradicional formato árabe

Reparem nos desenhos feitos no barro das paredes

Fortificação vista do alto

Torres com o Atlas ao fundo

Único

Pedras também fazem parte da construção

Fabi apreciando tanta beleza

Frágil e forte ao mesmo tempo

A fortaleza é cercada por uma parede reforçada por torres angulares que serviram de proteção e apenas duas portas controlando as entradas e saídas. Dentro encontramos ruas labirínticas, casas e edifícios muito antigos e bem decorados exteriormente. As melhores vistas são do topo da colina, com o palmeiral, o alto Atlas e o deserto aos nossos pés. Para chegar lá, você tem que subir uma escada entre os becos. O pôr do sol a partir deste ponto é inesquecível. Este é nosso Kasabah favorito.

Kasbah visto do alto

Torres de vigilância

Ruas labirínticas no interior do Kasbah

Kasbah Taourirt

Este impressionante Kasbah em Ouarzazate declarado Patrimônio da Humanidade, foi a residência de um dos governadores mais poderosos da região. Dizem que é uma das kasbah mais bonitas do Marrocos. Seu convidado mais importante, Glaui, o paxá de Marrakech, dominou todas as terras do Atlas. As paredes interiores são de uma espessura impressionante, para manter a temperatura interior e protege-lo contra a força dos ventos e da areia. Um dos quartos mais bonitos é o da esposa favorita, que tem uma grande varanda sobre o pátio. A sala principal é decorada com citações do Alcorão. Também serviu de palco para uma sequência do filme Gladiador. Impressionante.

Fachada do Kasbah Taourirt

Incríveis desenhos detalhados

Um ninho de passarinho um tanto grande

Interior do Kasbah

Gatos são muito populares no norte da África

Céu de brigadeiro para dar o tom da foto

Impressionante a altura das paredes

Profusão de detalhes

As janelas são uma atração a parte do Kasbah

Janela com grades

Janelas com vista

Janelas sem grades

Janelas com vista do Atlas

Portas brancas como leite

e de qualquer ângulo

até dos fundos

Oásis Fint

Como o nome diz é um oásis no meio do deserto. Localizado a dez quilômetros ao sul de Ouarzazate é um bom passeio para ver um pouco de verde depois de tanta paisagem árida.

Oásis Fint (Foto do Trip Advisor)

Tizi n’Tichka

No caminho entre Marrakesh e Ouarzazate, é uma passagem nas montanhas Atlas. Ótimo lugar para tirar fotos incríveis como as que estão abaixo. Também sugerimos parar em um de seus vilarejos para comprar artesanato. E se tiver sorte vai ver as cabras e bodes marroquinos que sobem em árvores.

Tizi n’Tichka (Foto do site: kasbah-online.de)

Não é montagem

Jebel Sahro

Trekking que fica a cento e sessenta quilômetros de Ouarzazate. Para quem gosta de natureza vale a pena conhecer a região, mas sugiro contratar os serviços de um tour.

Jebel Sahro (Foto do site: http://www.trekinmorocco.co.uk/)

CLA Estúdios

Onde foram rodados grande parte dos filmes que tiveram a região como cenário. Pode-se visitar os estúdios para conhecer mais sobre a sétima arte. Informações no site CLA Estúdios.

Entrada do estúdio (Foto do site: dreamstime.com)

Deserto do Saara

Se tiver tempo passe uma noite no deserto do Saara. Você vai de camelo e pernoita em um acampamento berber com música e comida típica. Uma experiência que deve ser provada pelo menos uma vez na vida. Nós fizemos no deserto da Tunísia, mas é bem parecido.

Belíssimo Saara (Foto do site: http://sahara-tours-morocco.com)

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Ouarzazate. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Marrakech – Os Encantos das Mil e Uma Noites

Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia

Grande Mesquita de Djenné – Mali – Arquitetura Espetacular

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália

Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha

Lugares Únicos no Mundo – Mar Morto – Jordânia

Lugares Únicos no Mundo – Encontro com gorilas – Uganda/RDC/Ruanda

Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã

Lugares Únicos no Mundo – Serengeti – Tanzânia

Lugares Únicos no Mundo – Capadócia – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão

Lugares Únicos no Mundo – Victoria Falls – Zâmbia

Lugares Únicos no Mundo – Pamukkale – Turquia


Responses

  1. […]        Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]

  4. […]      Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]

  8. […] Lugares Únicos no Mundo – Ouarzazate e seus Kasbahs – Marrocos […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: