Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 05/01/2011

Dia de Reis na Espanha

Carro alegórico com o Rei Mago Melquior

Se perguntar a uma criança no Brasil quem traz seus presentes no final de ano, a resposta será única: Papai Noel. Agora se a mesma pergunta for feita a uma criança espanhola a resposta, apesar de também ser única, será um pouco diferente: os Reis Magos.

As crianças na Espanha recebem seus presentes no dia 06 de Janeiro, dia dos Reis Magos. Dia em que Melquior, Baltazar e Gaspar seguindo a estrela de Belém foram visitar Jesus na manjedoura e levaram seus presentes (ouro, mirra e incenso).

Multidão na rua antes do começo da Cavalgada dos Reis

Neste dia, na maioria das cidades espanholas, existe um desfile com “carros alegóricos” iluminados e a presença dos três reis magos e seus ajudantes, que quando passam distribuem balas e chocolates para as crianças. A Cavalgada dos Reis Magos, como é conhecida a festa, é celebrada há mais de 150 anos e acontece na véspera do dia de Reis (5/01). O desfile em Madrid, que é um dos mais grandiosos, passa ao vivo pela televisão para toda a Espanha.

Tivemos o privilégio de apreciar essa festa em Granada, que apesar de ser uma cidade pequena tem um desfile muito bonito. Desde o meio da tarde, as crianças vão ocupando os lugares na rua onde passarão os carros, buscando sempre os locais na calçada mais próximos da rua. Neste momento chama a atenção os vendedores de balões, que embelezam a cidade com suas bexigas coloridas.

Estrela de Belém mostrando o caminho aos Reis Magos

Normalmente, o primeiro carro que aparece na festa está cheio de carvão. A lenda diz que as crianças que não se portam bem durante todo o ano, ao invés de receberem brinquedos ganham um pedaço de carvão (nada como um carro com um fim tão didático). Em seguida, passam carros patrocinados por empresas, pessoas fantasiadas, animais e um carro levando a estrela de Belém. O ponto máximo da festa é quando aparecem os carros com os Reis Magos que levam as crianças a loucura. Elas gritam seus nomes, fazem pedidos e aproveitam para pegar mais balas. No final da festa todas as crianças estão felizes com seus doces, voltam para suas casas para dormir cedo e quando acordam no dia seguinte recebem os tão merecidos presentes.

Reis Magos distribuem balas para as crianças

Realmente uma festa com a cara da Espanha, que apesar do frio de Janeiro, todos aproveitam para sair às ruas e confraternizar com os amigos e vizinhos.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com as tradições da Espanha. Não se esqueça que para entrar na Europa é exigido um Seguro Saúde com cobertura mínima de 30.000 euros. Caso não tenha você pode ser barrado na imigração. Não tinha pensado nisso? Compre um Seguro Saúde conosco e retribua a ajuda que este blog acaba de te dar. Clique em Seguro Saúde é rápido, fácil e barato.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja também:

Berlim – Museu a Céu Aberto

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

A Enigmática Budapeste

Anúncios

Responses

  1. Quando eu era criança me lembro que uma amiga da minha avó, que era espanhola, dava os presentes no Dia de Reis e eu não entendia muito bem o por quê.
    Com o passar do tempo entendi que, realmente, os presentes deveriam ser dado nesta data, mas infelizmente utilizamos aqui o modelo americano.
    Muito legal este “post” que nos dá oportunidade de lembrarmos da data correta para a troca de presentes.

  2. […] trazidos pelos três reis magos do oriente, são abertos e todos saem para as ruas para ver a Cabalgata, um desfile onde os reis magos passam jogando doces às crianças. Por isso, as lojas estão […]

  3. […] bibliográficas: Quatro Cantos do Mundo Wikipedia – Dia de […]

  4. […] Dia de Reis na Espanha […]

  5. […] quando passam distribuem doces para as crianças. Quem tiver curiosidade e interesse pelo assunto, aqui tem tudo explicadinho! Esse ano, Leonor e Sofía assistiram o tradicional desfile de Madrid da […]

  6. […] sei que essa notícia já é velha, e já passou o Natal, mas hoje é Dia de Reis (em algumas partes do mundo quem traz os presentes são eles e não o Papai Noel) e não custa nada sonhar, né? Pois então, […]

  7. Adorei! Eu descobri a Folia de Reis qdo fui trabalhar em Volta Redonda. Nada igual a essa festona, mas uma comemoração. Aqui no Rio, não tem nada… Bjs, pessoal!

  8. […] Este link tem um resumo da festividade na Espanha chamada de cavalgada dos Reis Magos: https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2011/01/05/dia-de-reis-na-espanha/ […]

  9. […] Se acaso você estiver por lá em seis de janeiro a Cavalgada de Reis é imperdível! […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: