Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 05/01/2011

Dia de Reis na Espanha

Carro alegórico com o Rei Mago Melquior

Se perguntar a uma criança no Brasil quem traz seus presentes no final de ano, a resposta será única: Papai Noel. Agora se a mesma pergunta for feita a uma criança espanhola a resposta, apesar de também ser única, será um pouco diferente: os Reis Magos.

As crianças na Espanha recebem seus presentes no dia 06 de Janeiro, dia dos Reis Magos. Dia em que Melquior, Baltazar e Gaspar seguindo a estrela de Belém foram visitar Jesus na manjedoura e levaram seus presentes (ouro, mirra e incenso).

Multidão na rua antes do começo da Cavalgada dos Reis

Neste dia, na maioria das cidades espanholas, existe um desfile com “carros alegóricos” iluminados e a presença dos três reis magos e seus ajudantes, que quando passam distribuem balas e chocolates para as crianças. A Cavalgada dos Reis Magos, como é conhecida a festa, é celebrada há mais de 150 anos e acontece na véspera do dia de Reis (5/01). O desfile em Madrid, que é um dos mais grandiosos, passa ao vivo pela televisão para toda a Espanha.

Tivemos o privilégio de apreciar essa festa em Granada, que apesar de ser uma cidade pequena tem um desfile muito bonito. Desde o meio da tarde, as crianças vão ocupando os lugares na rua onde passarão os carros, buscando sempre os locais na calçada mais próximos da rua. Neste momento chama a atenção os vendedores de balões, que embelezam a cidade com suas bexigas coloridas.

Estrela de Belém mostrando o caminho aos Reis Magos

Normalmente, o primeiro carro que aparece na festa está cheio de carvão. A lenda diz que as crianças que não se portam bem durante todo o ano, ao invés de receberem brinquedos ganham um pedaço de carvão (nada como um carro com um fim tão didático). Em seguida, passam carros patrocinados por empresas, pessoas fantasiadas, animais e um carro levando a estrela de Belém. O ponto máximo da festa é quando aparecem os carros com os Reis Magos que levam as crianças a loucura. Elas gritam seus nomes, fazem pedidos e aproveitam para pegar mais balas. No final da festa todas as crianças estão felizes com seus doces, voltam para suas casas para dormir cedo e quando acordam no dia seguinte recebem os tão merecidos presentes.

Reis Magos distribuem balas para as crianças

Realmente uma festa com a cara da Espanha, que apesar do frio de Janeiro, todos aproveitam para sair às ruas e confraternizar com os amigos e vizinhos.

Veja também:

Berlim – Museu a Céu Aberto

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

A Enigmática Budapeste


Responses

  1. Quando eu era criança me lembro que uma amiga da minha avó, que era espanhola, dava os presentes no Dia de Reis e eu não entendia muito bem o por quê.
    Com o passar do tempo entendi que, realmente, os presentes deveriam ser dado nesta data, mas infelizmente utilizamos aqui o modelo americano.
    Muito legal este “post” que nos dá oportunidade de lembrarmos da data correta para a troca de presentes.

  2. […] trazidos pelos três reis magos do oriente, são abertos e todos saem para as ruas para ver a Cabalgata, um desfile onde os reis magos passam jogando doces às crianças. Por isso, as lojas estão […]

  3. […] bibliográficas: Quatro Cantos do Mundo Wikipedia – Dia de […]

  4. […] Dia de Reis na Espanha […]

  5. […] quando passam distribuem doces para as crianças. Quem tiver curiosidade e interesse pelo assunto, aqui tem tudo explicadinho! Esse ano, Leonor e Sofía assistiram o tradicional desfile de Madrid da […]

  6. […] sei que essa notícia já é velha, e já passou o Natal, mas hoje é Dia de Reis (em algumas partes do mundo quem traz os presentes são eles e não o Papai Noel) e não custa nada sonhar, né? Pois então, […]

  7. Adorei! Eu descobri a Folia de Reis qdo fui trabalhar em Volta Redonda. Nada igual a essa festona, mas uma comemoração. Aqui no Rio, não tem nada… Bjs, pessoal!

  8. […] Este link tem um resumo da festividade na Espanha chamada de cavalgada dos Reis Magos: https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2011/01/05/dia-de-reis-na-espanha/ […]

  9. […] Se acaso você estiver por lá em seis de janeiro a Cavalgada de Reis é imperdível! […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: