Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 27/07/2010

A Enigmática Budapeste

Tran amarelo - Na Hungria como os húngaros, por favor não pague

Budapeste é uma cidade interessantíssima. Lá não tem nada de especial, mas ao mesmo tempo tudo é bem especial. É difícil de explicar, tem que ser vivido. Com certeza é a cidade mais comunista do leste europeu, pelos antigos trans amarelos onde quase ninguém paga bilhete ou pelos antiquíssimos edifícios a beira do Danúbio onde quase tudo acontece.  Também pelo Memento parque (onde se encontram preservadas inúmeras estátuas do regime comunista) e pela casa onde ficamos hospedados (Couchsurfing), bem espartana e com livros forrando todas as parades da sala de estar. Nos sentimos como se estivéssemos no set de filmagem do filme Adeus Lenin.

Marx e Engels no Memento Parque - Museu do Comunismo a céu aberto

Set de filmagem do filme Adeus Lênin? Não, típica casa húngara onde ficamos hospedados

O comunismo acabou, mas não avisaram os húngaros. Eles continuam calmamente lendo seus livros por todas as partes da cidade, pedalando vagarasoamente suas magrelas e o ritmo de repartição pública se espalha por toda cidade, com a vantagem de ninguém se estressar pois todo seguem na mesma toada.

A cidade é a união das antigas cidades de Buda na planície e Peste nas montanhas ou vice versa, já não lembramos mais. Da mesma maneira que em Santorini deve-se ficar de olho na caldeira, aqui os olhos devem estar sempre no Danúbio. O castelo (lindo) e o parlamento ficam a beira do rio, as pontes também são imperdíveis a noite. E adivinha onde ficam o mercadão com ótima comida local e a mais famosa das termas da cidade, só uma chance para acertar. É isso ai a beira do rio famoso.

Depois de pedalar vagarosamente, descansar e namorar calmamente
Castelo de Buda a noite

O leste europeu é fascinate principalmente para quem gosta de história comtemporânea, pois as cidades são museus do comunismo a céu aberto. Trabis (carro símbolo do comunismo) ainda podem ser vistos rodando pelas ruas e a maneira de agir, vestir e  andar das pessoas continua a mesma dos idos da Guerra Fria. Há uma infinidade de lugares interessantes da região: Estonia, Letonia, Lituania, Rússia, Polônia, Eslováquia, Croácia, Bósnia, Sérvia, isso mesmo não há perigo por lá. Confiem na gente, mas aproveitem enquanto os ventos do Tio Sam ainda não chegaram pra valer e seus reais ainda são bem valiosos por lá.

Veja também:

Top Barcelona Gratuito

Berlim – Museu a céu aberto


Responses

  1. Nossa! Adorei a foto da bike! E essa cidade é mágica! Estive lá em 2007 e me apaixonei pela cidade! Adorei o post!

    • Oi Luciane
      realmente Budapeste é inesquecível. Nós amamos a cidade. Ela tem um charme difícil de explicar, só indo lá pra saber como é.

      valeu

      Eder

  2. […] A Enigmática Budapeste […]

  3. […] A Enigmática Budapeste […]

  4. […] A Enigmática Budapeste 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponLike this:LikeBe the first to like this post. […]

  5. […] A Enigmática Budapeste 37.176487 -3.597929 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponLike this:LikeBe the first to like this post. […]

  6. Saudades da linda #Budapeste

  7. Olá,
    Descobri esse blog há algum tempo e sempre passo por aqui de maneira desordenada para dar uma olhada na viagem de vocês por algum dos meus (inúmeros) destinos de interesse.
    Estou organizando uma viagem de 3 meses para esse ano e devo fazer o trajeto Cracóvia (vindo de Paris) – Praga – Budapeste – Croácia.
    Gostaria muito de fazer essa parte de trem, para ter um descanso de tanto aeroporto. Vocês acham isso recomendável? Ou realmente voos low cost seriam mais indicados? Tenho lido muita gente recomendando deixar para comprar as passagens de trem por lá.
    abraços
    Desejo mais e mais viagens para nos deliciarmos com os relatos!

    • Olá Ana Luiza
      nossa sugestão. O trecho Paris-Cracóvia é muito longo para se fazer de trem, vai ser uma viagem muito massante, neste trecho sugerimos usar o avião com a low cost http://wizzair.com/ , encontramos este trajeto (só ida) por 20 euros. Preste atenção pois a saída de Paris é do aeroporto de Beauvais (80 km de Paris), mas mesmo assim acho que vale a pena.
      Cracóvia-Praga-Budapeste-Croácia você pode fazer em trem pois os trajetos são bem mais curtos. Os aviões podem até serem mais baratos, mas a diferença de preço é pequena e lembre-se que todas as estações de trem estão no centro das cidades com fácil acesso, diferente dos aeroportos. Nós compramos por lá e não nos arrependemos. Já que está de férias você pode escolher o horário mais barato do trens.
      Em Cracóvia vá conhecer Auschwitz.

      qualquer dúvida entre em contato
      boa viagem
      Eder

      • Obrigada!
        Não conhecia ainda essa low cost, vou dar uma olhada nos voos.
        Inclui Cracóvia no meu roteiro justamente para conhecer Auschwitz.
        Vlw mesmo!

        Ah! Gosto muito dos posts de vocês!
        beijos

      • Olá Ana
        voamos Corfu (Grécia) – Budapeste pela Wizzair sem problemas.Só foi engraçado que todos bateram palmas quando o avião pousou.
        Em Crácovia vá a um milk bar que é um restaurante típico da época comunista. Lá ninguém fala inglês, mas é bem divertido.

        bjs e valeu pelos elogios

        Eder

  8. […] A Enigmática Budapeste […]

  9. […] A Enigmática Budapeste […]

  10. […] A Enigmática Budapeste […]

  11. […] A Enigmática Budapeste […]

  12. […] A Enigmática Budapeste […]

  13. […] A Enigmática Budapeste […]

  14. […] A Enigmática Budapeste […]

  15. […] A Enigmática Budapeste […]

  16. […] A Enigmática Budapeste […]

  17. […] A Enigmática Budapeste […]

  18. […] A Enigmática Budapeste […]

  19. […] A Enigmática Budapeste […]

  20. Otimas dicas ja visitei Eslovaquia , Polonia e Praga onde devo retornar muito grato a vc

    • Valeu Paulo

      estes paíse são mesmo sensacionais

      Adoramos o leste europeu

      abs e boa viagem

      Eder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: