Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 13/08/2017

Como tirar o NIE em Barcelona – Espanha

Antes de mais nada devemos explicar o que é o NIE. NIE é a sigla para Número de Identificação de Estrangeiro, ou no idioma local Número de Identificación de Extranjero, o equivalente do RG de estrangeiro no Brasil. Este documento é fundamental para viver legalmente na Espanha. Com ele você pode abrir conta no banco (dá para abrir sem, mas é mais complicado, veja aqui Como abrir uma conta bancária na Espanha – Barcelona). É também somente com o NIE que você poderá conseguir um emprego formal com contrato de trabalho e contribuir para Previdência Social local tendo acesso ao sistema público de saúde para você e seus dependentes e no futuro garantia de uma aposentadoria. O NIE funciona como número fiscal para declaração de renda e nosso caso é exigido para termos carteirinha de família numerosa que nos dá uma série de benefícios concedidos pelo governo. Já perceberam o quão importante é este documento, não é?

Mas consegui-lo não é tarefa nada fácil. Vocês, como nós, vão sentir na pele a burocracia espanhola, tão ou maior que a brasileira. Portanto recomendamos uma boa dose de paciência e muita persistência. Não desista, você conseguirá.

Tanto trabalho para conseguir este papelzinho

O primeiro passo para obter o NIE é fazer um agendamento de horário no órgão competente que pode ser a Polícia ou a Extranjeria. É o que eles chamam de cita prévia. A cita só pode ser agendada via internet. Veja o passo a passo para solicitação de cita para cidadãos da União Europeia abaixo, para não ter erro.

Primeiro acesse o site https://sede.administracionespublicas.gob.es/icpplus/index.html, você visualizará a tela abaixo. Escolha a cidade onde deseja fazer a tramitação do seu NIE e clique em “Aceptar”.

Escolha a cidade onde quer tramitar seu NIE

A segunda tela será igual a que se encontra abaixo. Nesta tela clique no link “Certificados UE”.

Basta clicar em Certificados UE

Você imediatamente será redirecionado para terceira tela. Escolha a opção “CNP-CERTIFICADOS UE” e em seguida clique em “Aceptar”.

A quarta etapa da solicitação de cita mostra toda documentação que deve ser apresentada no dia do agendamento. Vamos detalhar este item mais a frente no post. Clique em “entrar” na parte inferior da página.

Documentação exigida

Calma que está quase acabando. Na quinta tela você deve escolher seu tipo de documento, no caso só pode ser “Pasaporte/Documento de Identidad” já que você ainda não tem NIE e muito menos DNI. Hoje já é possível solicitar seu NIE somente com sua identidade do país de origem (dentro da UE). Não é mais obrigatório a apresentação de passaporte. Preencha o número do seu passaporte ou identidade, nome e sobrenome idênticos ao do documento a ser apresentado, insira o código da imagem e clique em “Aceptar”.

Preencha com os dados do solicitante

Na sexta tela você deve confirmar seus dados, inserir mais uma vez o código da imagem e clicar em “Solicitar Cita”.

Insira o código e clique em solicitar cita

Insira o código e clique em solicitar cita

Provavelmente você vai dar de cara com esta tela nada animadora com os dizeres: “Em este momento no hay citas disponibles”. As citas são muito, mas muito difíceis de serem conseguidas. Segundo eles, o sistema está colapsado. Clique em “Volver” e repita o procedimento incessantemente até conseguir. Quando eu digo incessantemente, quero dizer dezenas de vezes ao dia, centenas por semana, até conseguir. É uma tarefa de extrema paciência. Dizem que as citas são liberadas às segundas feiras às oito horas da manhã. Mas não se limite a este dia e horário, pois a cada cita cancelada a mesma fica disponível no sistema.

Você vai ver esta tela dezenas de vezes

Persistiu, insistiu, não desistiu e finalmente conseguiu um horário para cita. É esta a tela que vai visualizar. Escolha a oficina onde quer tramita seu NIE e clique em “Seguiente”. Devido a escassez de citas geralmente só vai haver uma opção de oficina. Seja rápido pois mais algumas dezenas de pessoas devem estar de olho em sua cita.

Seja rápido

Na próxima tela você deve preencher seu telefone, email e o motivo pelo qual solicita a cita (solicitar NIE). Mais uma vez deve inserir o código da imagem e clicar em “Seguiente”.

Preencha com os dados do solicitante

Na tela seguinte vão aparecer as citas disponíveis. Escolha a data e dia que melhor lhe convier e clique em “Seguiente”. Você está quase lá.

Escolha data e horário

Na tela seguinte você deve confirmar seus dados, flegar os itens “Estoy conforme com la información mostrada en pantalla” e “Deseo recibir um correo electronico com los datos de mi cita em la dirección que he proporcionado”. Ai é só clicar em confirmar.

Quase lá

Você verá a tela mais desejada dos últimos anos. Cita confirmada e com um número de justificante da cita. Clique em imprimir e leve o papel no dia de seu agendamento.

Finalmente a cita tão desejada é sua

A impressão da confirmação tem este formato

Caso sua cita seja para uma data muito distante você pode tentar outra para uma data mais próxima. Neste caso utilize um documento diferente do já usado para cita agendada, pois o sistema não aceita o agendamento de uma nova cita com o mesmo número de documento.

Este passo a passo foi para quem é cidadão comunitário. Abaixo mostramos o passo a passo para quem é familiar de cidadão espanhol ou de comunitário. É o que eles chamam por aqui de reagrupamento familiar. Acesse o mesmo site: https://sede.administracionespublicas.gob.es/icpplus/index.html , após escolher a cidade clique em “Aceptar”.

Primeira tela idêntica a de comunitário

A segunda tela é diferente. Escolha a opção “Solicitud de Autorizaciones” e clique em “Aceptar”.

A terceira tela explica quem tem o direito de solicitar este tipo de cita. Clique em “Entrar”.

Na quarta tela insira seus dados: número do passaporte, nome e sobrenome, ano de nascimento, código da imagem e clique em “Aceptar”.

Preencha com seu dados

Mais uma vez insira o código da imagem e clique em “Solicitar Cita”.

Mais uma vez a probabilidade de se deparar com a tela abaixo é quase de 100%. Continue tentando. Quando conseguir uma cita os demais passos de agendamento e telas serão iguais as de um comunitário que se encontram logo acima.

No hay citas disponibles

O que pareceu difícil e estressante está apenas começando. Agora vamos listar a documentação que você deve apresentar no dia do agendamento.

Documentos exigidos de cidadãos comunitários:

  • Formulário modelo EX 18 preenchido e assinado em duas vias. Preencha as informações que souber. O que tiver dúvidas deixe em branco para preencher na hora. Modelo pode ser obtido no link: http://extranjeros.empleo.gob.es/es/ModelosSolicitudes/Mod_solicitudes2/imprimibles/18-Certificado_Residencia_comunitaria_imprimible.pdf
  • Passaporte ou documento de identidade de país da EU e fotocópia do mesmo
  • Se tem emprego deve apresentar: declaração de contratação do empregador incluindo nome e endereço da empresa, assim como identificação fiscal da mesma e número da conta de seguridade social. Ou contrato de trabalho registrado no Serviço Público de Emprego.
  • Caso não esteja trabalhando deve apresentar seguro saúde público ou privado que tenha cobertura na Espanha e seja equivalente ao sistema público de saúde. Aqui tem vários: Sanitas, Adeslas, DKV. Quer retribuir nossa ajuda? Compre seu seguro conosco, basta clicar em Seguro Saúde. Além do seguro deve apresentar documentação que comprove recursos financeiros para se manter na Espanha. Na prática é uma conta corrente em banco espanhol com saldo de cinco mil cento e sessenta e quatro euros e sessenta centavos (referente à 2017). O extrato deve ser solicitado no banco, pois deve ter um carimbo do mesmo.
  • Taxa modelo 790 código 12. Valor de dez euros e setenta e um centavos. O modelo deve ser baixado no link https://sede.policia.gob.es:38089/Tasa790_012/ImpresoRellenar , preencha com seus dados e escolha a opção “Certificado de registro de residente comunitario o Tarjeta de residencia de familiar de un ciudadano de la Unión”. Pague no banco que você tiver conta, pois pode encontrar problemas em outros bancos. Pague diretamente no caixa para que o formulário esteja com a autenticação mecânica.

Para familiares de cidadãos de comunitários as exigências são as mesmas acrescidas de:

  • Documento que comprove o vínculo familiar, por exemplo certidão de casamento ou certidão de nascimento dos filhos. As certidões devem ser apostiladas pela convenção de Haia, traduzidas por tradutor juramentado e não podem ter mais de três meses da emissão.
  • Devem também levar o NIE e passaporte/identidade do cidadão comunitário e fotocópias dos mesmos
  • O formulário a ser preenchido em duas vias deve ser o EX 19. Modelo pode ser obtido no link: http://extranjeros.empleo.gob.es/es/ModelosSolicitudes/Mod_solicitudes2/imprimibles/19-Tarjeta_familiar_comunitario_imprimible.pdf
  • Passaporte do solicitante com fotocópia inclusive das páginas carimbadas
  • Empadronamento do solicitante e do cidadão comunitário e fotocópias dos mesmos

O NIE do cidadão comunitário é emitido na hora caso você cumpra com todas as exigências. Caso fique alguma pendência você tem dez dias úteis para regularizá-la e voltar para entregar os documentos faltantes sem ter que agendar uma nova cita. Para familiares de cidadão o NIE fica pronto em trinta dias e é entregue via correio no endereço indicado.

O NIE não tem foto e portanto só é valido mediante apresentação de passaporte ou identificação do país de origem com foto.

Ficou com dúvida? Entre em contato teremos prazer em ajudar.

Mas suas preocupações não devem ser apenas em agendar uma cita para o NIE. Saúde é um item primordial e necessário para conseguir seu NIE. Tenha uma cita tranquila fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo BookingNão tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Como empadronar em Barcelona – Espanha

Como abrir uma conta bancária na Espanha – Barcelona

Como alugar um apartamento/casa em Barcelona – Espanha

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II

A Tomada do Castelo – Parque Güell – Barcelona – Espanha

Como chegar/sair do Aeroporto Internacional de Barcelona – El Prat

Casa Milá (La Pedrera) – Barcelona – Arquitetura Espetacular

Anúncios

Responses

  1. […] Como tirar o NIE em Barcelona – Espanha […]

  2. […] Como tirar o NIE em Barcelona – Espanha […]

  3. […] Como tirar o NIE em Barcelona – Espanha […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: