Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 03/06/2018

Quanto pagar de roaming de celular na Europa?

Desde de 15 de junho de 2017 o roaming desapareceu na União Europeia. Roaming é ou melhor era, o valor cobrado por sua operadora de celular para fazer ligações ou usar outros serviços fora do país de origem. Apesar de ter sido extinto cabem algumas explicações principalmente para quem vem a Europa como turista. Saber das regras nunca é demais. Então vamos a elas.

Toda esta história começou a mais de dez anos e depois de muitas negociações, idas e vindas finalmente os inúmeros países do bloco e suas respectivas operadoras chegaram a um acordo que viabilizou o fim do roaming.

Fim do roaming em União Europeia

A quais países de aplica o fim do roaming?

O fim do roaming se aplica a todos países membros da União Europeia (UE). Isso quer dizer que você pode usar sua tarifa contratada no país de origem em outro país sem pagar nada a mais por isso. Por exemplo sem tem um plano contratado na Itália pode usar todos os serviços quando viajar a Espanha como se ainda estivesse na Itália.

Mensagem recebida da Vodafone informando sobre o roaming

Os países incluídos no fim do roaming são:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Noruega, Liechtenstein, Islândia e Suécia.

No caso do Reino Unido por enquanto o roaming está abolido. Veremos o que irá acontecer no dia em a terra da rainha deixar de fazer parte da União Europeia. Pode acontecer um acordo para manter o fim do roaming ou pode ser que o roaming volte a ser cobrado em terras em terras insulares. Só o tempo dirá.

Onde o fim do roaming não está em vigor?

Aqui é bom destacar a diferença entre Europa e União Europeia, já que nem todos países europeus são membros da UE. Lembrando que o roaming foi extinto apenas nos países membros da UE. Falando de Espanha que é o país onde vivo a operadora Vodafone irá estender o fim do roaming também para Suíça, Albânia, Turquia e EUA.

Já para nossa vizinha Andorra seguem valendo o roaming como sempre foi.

Clique no link para saber como como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal?

Existem limites para o uso do roaming sem custos extras?

A princípio não existem limites de uso do roaming dentro dos países da União Europeia. Os usuários podem enviar SMS pelo mesmo preço de sua tarifa local, ligar dentro dos minutos da franquia de seu contrato ou usar quantos Gigas de internet permita seu pacote local.

Se não existe limite de minutos, gigas ou SMS, mas existe sim limite de tempo de uso dos serviços. Não se pode usar a tarifa no exterior mais que no país onde foi contratado o serviço num prazo de quatro meses. Por exemplo, você tem um contrato com uma empresa espanhola e num período de quatro meses faz uso do serviço durante três meses na França e apenas um na Espanha. Neste caso a operadora pode pedir explicações e te dará quatorze dias de prazo para justificar o ocorrido. Você pode justificar o caso como uma viagem longa a trabalho, um curso em universidade estrangeira ou um intercâmbio estudantil.

Neste caso o melhor mesmo é optar por um plano com alguma operadora no país onde passará um longo período de tempo, pois mesmo após explicações a operadora do país de origem pode cobrar tarifas extras. Também porque os preços de telefonia na União Europeia têm pouca variação de um país a outro.

Quanto cobram se não cumprir os limites de tempo?

No caso de sua justificativa não for aceita pela operadora, o que se caracteriza como roaming permanente, a mesma pode aplicar custos extras ao serviço, que também não são coisa de outro mundo. Os custos mínimos (em euros) estabelecidos pela UE são (2017):

  • 3,2 centavos por minuto de ligação
  • 1 centavo por SMS enviado ou recebido
  • 7,7 euros por GB de dados

Os preços de dados vão diminuir com o passar dos anos. Agora em 2018 o custo extra é de seis euros por giga, em 2019 quatro euros e meio por giga, depois três e meio, três euros e dois euros e meio respectivamente até 2022. Estes preços não incluem imposto (IVA).

Ótimo, então posso ligar para onde quiser dentro da UE sem pagar nada a mais por isso? Não confundir roaming com ligações internacionais. O preço para ligar de seu celular a um telefone de outro país segue sendo cobrado por sua operadora como uma ligação internacional e nunca terá o preço de uma ligação nacional (salvo se sua operadora assim dizer). Mas mesmo pagando por ligações internacionais os valores são bastante razoáveis. Veja os valores que a Lycamobile me cobrou durante minha estadia na Áustria.

Valores bastante razoáveis para ligações internacionais dentro da UE

O que devo fazer para eliminar o roaming do meu telefone?

Não é necessário solicitar a operadora o fim do roaming, o processo é feito automaticamente e todas as operadoras europeias são obrigadas a cumprir. Para o caso de celulares pré pagos o operador decide se aplica ou não a medida. Falando do meu celular pré pago, minha operadora já acionou o fim do roaming. Verificar com a operadora contratada (pré pago) a condição de roaming.

Valores de carga da Lycamobile já incluindo roaming na UE

Obviamente que para que tudo isso funcione você ao viajar ao exterior deve ativar em seu aparelho a função de roaming conforme imagem abaixo.

Mantenha o roaming de dados ativo

Posso contratar uma tarifa mais barata em outro país e usar no meu país de origem?

Como já foi dito as tarifas em toda Europa são bastante parecidas e não vale a pena arriscar. De qualquer maneira você terá que cumprir a regra de “Não se pode usar a tarifa no exterior mais que no país onde foi contratado o serviço num prazo de quatro meses”.

Mas suas preocupações não devem ser apenas quanto ao roaming de sua viagfem a Europa. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Aprenda a usar todas as ferramentas do Booking para encontrar o hotel ideal para você

Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal?

Guia dos direitos do passageiro aéreo no Brasil

Guia dos direitos do passageiro aéreo portador de necessidades especiais (PNE)

Economizando em Viagens

Tudo que você sempre quis saber para passar pela Alfândega sem medo – Entrevista com Fiscal da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos

Dicas para viajar em tempos de dólar caro

 

Anúncios

Responses

  1. […] Quanto pagar de roaming de celular na Europa? […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: