Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 02/11/2014

Vantagens e desvantagens de alugar um motorhome para viajar

Em nossas duas últimas viagens mais longas decidimos viajar com a casa nas costas como um caramujo. Na Austrália alugamos uma campervan, saímos acampando pelo país e amamos a experiência. Tanto que este ano decidimos alugar um motorhome para conhecer os Balcãs. Para saber a diferença entre campervan e motorhome acesse: Como alugar um motorhome para sua viagem na Austrália. Se na Austrália ficamos deslumbrados com este tipo de viagem, na Eslovênia e Croácia tivemos alguns problemas e por isso resolvemos compartilhar nossa experiência com vocês, leitores. Assim em sua próxima viagem de caramujo vocês poderão evitar nossos erros e reforçar nossos acertos.

Já viajou como caramujo?

Já viajou com a casa nas costas como caramujo?

Hotel

Quando você aluga um motorhome, como acabamos de mencionar, você leva sua casa nas costas e assim não existe a preocupação em reservar quartos de hotéis. Além de menos preocupação no planejamento da viagem, a flexibilidade aumenta exponencialmente. Desculpem os termos técnicos, mas a engenharia está no sangue. Se você chegou em um lugar e gostou, pronto, pode ficar três dias ao invés dos dois anteriormente planejados sem se preocupar em perder a reserva do hotel que havia feito na próxima cidade a ser visitada.

Muitos devem estar se perguntando: Mas não tenho que pernoitar em um camping? No caso da campervan (maioria sem chuveiro) você precisará sim dormir em um camping pelo menos para tomar banho, mas mesmo ali as reservas antecipadas são desnecessárias. Afinal sempre tem um lugarzinho para estacionar seu veículo. Já com o motorhome você pode praticar o free camping em qualquer parada de caminhão como fizemos nos Balcãs.

Outra vantagem da viagem caramujo é não precisar arrumar malas e evitar o eterno check in e check out dos hotéis. No motorhome você tira tudo da mala e arruma nos compartimentos do veículo e só precisa arrumar as malas novamente quando for devolver o veículo. Para quem viaja com crianças é uma baita vantagem.

Quarto de hotel

Para quem preza o conforto e diria mais o luxo, alugar um motorhome é uma desvantagem. O espaço disponível é bem pequeno. O último que alugamos tinha seis metros de comprimento por dois metros e quarenta centímetros de largura e três metros e trinta centímetros de altura. O que dá uma área aproximada de quinze metros quadrados incluindo cabine do motorista, cozinha, banheiro e camas. Se a maioria é unânime em dizer que um apartamento de setenta metros quadrados é pequeno para uma família com dois filhos, imaginem o motorhome. Realmente o espaço é exíguo, mas devemos pensar que é algo temporário.

É apertado, mas dá para fazer até festa de aniversário do pai

É apertado, mas dá para fazer até festa de aniversário do pai

Outra desvantagem é o serviço de quarto. No hotel a camareira vem todos os dias no seu quarto para limpeza e arrumação. No motorhome a camareira é você mesmo. Se pensarmos que este tipo de veículo geralmente está relacionado com ambientes de trilhas e praias, as limpezas do ambiente interno devem ser ainda mais frequentes evitando o acúmulo de barro, lama ou areia de praia.

Banho

Este é um ponto crítico para os brasileiros. A crise hídrica que vivemos atualmente em São Paulo está relacionada não só a maior estiagem dos últimos anos, mas também ao hábito bem brasileiro de desperdiçar este bem tão precioso. No motorhome o tanque de água limpa (fresh water) tem apenas cem litros de capacidade. Nos Balcãs é possível enchê-lo de graça todos os dias em qualquer posto de gasolina, principalmente se você também abastecer o veículo. Mesmo assim cem litros de água para cozinhar, lavar louça, dar descarga e tomar banho serão insuficientes para maioria das famílias brasileiras com dois filhos. Nossa solução era tomar banho de balde quando não pernoitávamos em campings.

Banheiro de um motorhome

Banheiro de um motorhome

Comida

Se você é diabético, hipertenso, vegetariano, vegano, viaja com crianças ou tem alguma restrição alimentar o aluguel do motorhome é de grande vantagem. Nele você pode cozinhar sua própria comida e ficar livre da dependência dos restaurantes. Além de ser mais saudável e barato você pode eliminar a carne no caso dos vegetarianos, o sal no caso dos hipertensos, o açúcar no caso dos diabéticos e cozinhar aquele arroz com feijão (trazido do Brasil na mala) para seu filho que não passa sem o tradicional prato tupiniquim.

Cocô

O motorhome tem até privada no estilo ocidental com vaso sanitário, tampa, descarga e tudo mais. Só que o banheiro é químico, pois obviamente seu veículo não está conectado a rede de esgoto. Todo seu número 1 e 2 (black water) vai para um caixa de plástico com capacidade de cinco litros. Quando a caixa enche você é responsável por esvaziá-la em local apropriado para receber descarte de esgoto químico. Na maioria das vezes os campings tem locais de descarte. Isso pode ser uma baita desvantagem caso você seja mais sensível ao que podemos dizer no popular; fazer o trabalho sujo. Mas poderia ser pior. Veja como se faz o número 2 ao redor do mundo.

Caixa de plástico para armazenar seu cocô

Caixa de plástico para armazenar seu cocô

Água usada

Também chamada de gray water é toda água usada pelo motorhome exceto a proveniente do vaso sanitário (black water). O tanque de armazenagem desta água também tem algo em toro de cem litros. O descarte da mesma pode ser feito em qualquer rede de esgoto tradicional (bueiro) e para isso basta posicionar o veículo com a válvula de saída de gray water na boca de lobo. Mas ainda assim é mais um item para você gerenciar.

Elefante em uma loja de cristais

Esta é a melhor definição que já ouvi para um motorhome. Se você está acostumado a dirigir um sedan grande provavelmente seu carro tem um metro e meio de altura, um pouco mais que isso de largura e uns quatro metros e meio de comprimento. O motorhome terá o dobro desta altura e pelo menos cinquenta por cento a mais de largura. Se comparado a um quarto de hotel ele é minúsculo conforme mencionamos, mas para um carro ele é gigantesco e você terá dificuldades em dirigi-lo principalmente nas cidades europeias que existem muito antes do carro ser inventado e onde as ruas foram projetadas para o fluxo de pedestres. Na maioria das cidades que visitamos nos Balcãs precisamos parar nosso motorhome fora da cidade e caminhar até o centro ou pegar um ônibus.

Motorhome nas cidades europeias

Motorhome nas cidades europeias

Também sofremos um prejuízo razoável quando ralamos a lateral superior do motorhome no teto de uma barraca. Os motorhomes alugados na Alemanha não tem seguro total e você deve pagar pelo valor da franquia que não é nada barato. Recomendamos o aluguel deste tipo de veículo para ambientes mais espaçosos como Austrália ou Parques Nacionais Americanos.

Preço

Os preços de aluguel de motorhome variam muito entre alta e baixa temporada. A diária do veículo que alugamos na Alemanha varia entre sessenta euros no inverno e cento e vinte euros no verão. A comparação de custos que fazemos é: (aluguel do motorhome + custos de cozinhar no veículo) X (custo do hotel + custo do aluguel de carro de passeio + custo de restaurante). Levando-se em conta que na maioria dos hotéis você não pode cozinhar sua própria comida. Para países europeus mais caros como Alemanha e Áustria chegamos a um veredito final de empate nos custos. Já para os países dos Balcãs onde o custo de vida é mais baixo, sai mais barato escolher o trinômio: hotel + aluguel de carro de passeio + restaurante.

Acreditamos que este texto possa ajudar todos os viajantes na decisão de alugar ou não um motorhome em sua próxima viagem. Esperamos que a partir de sua publicação o post se torne um forum de perguntas e respostas sobre o tema. Caso algum aspecto importante ao leitor não tenha sido abordado por favor entre em contato que teremos enorme prazer em responder eventuais dúvidas.

Veja Também:

Como alugar um motorhome para sua viagem pela Austrália

Dicas para dirigir na Austrália

Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália

Nossa… Só podia ser mesmo Noosa – Austrália

Lugares Únicos no Mundo – Uluru – Austrália


Responses

  1. Eder, eu achei o post ótimo, mas mantive a minha opinião de não curtir tanto o motorhome. A [unica região que me parece interessante fazer desta maneira sao os parques americanos ou candadenses. Particularmente, não curto tanto cozinhar em férias, e na Europa, é facil comprar pao, queijo e salada em qualquer supermercado. Muitas viagens felizes para sua familia!

    • Ola Ernesto
      o post é para isso mesmo, para ajudar as pessoas se decidirem a alugar ou não um motorhome. Eu passei uma ano e meio comendo pão e queijo na Volta ao Mundo e sou muito mais uma refeição completa e quente. E viva a diferença

      abs
      Eder

  2. Olá Eder. Otimas dicas. Estou planejando uma viagem de 20 dias de MH pela europa e fazendo ainda o roteiro. Pretendo ir somente no inicio de 2016 já que comecei a guardar o suado dinheirinho somente agora… desta forma…tenha certeza que irei te chamar ainda muitas vezes para tirar duvidas. As primeiras mil já vão aqui: Posso alugar o MH em um país e devolver em outro? Qual o melhor país para alugar?(Vi na espanha e alemanha). Quantos km é legal de se fazer em uma viagem de 20 dias para não passar o tempo todo dentro do MH?
    Muito obrigada!!!

    • Ola Jaqueline
      sim você pode alugar o MH em um lugar e devolver em outro dentro do mesmo país, mas pagará a taxa de retorno.
      O melhor país para alugar um MH é o país onde seu vôo for aterrissar.
      Você pode até fazer muitos quilômetros em um dia (300, 400) mas ai recomendo ficar uns dois ou tres dias sem rodar aproveitando o lugar

      boa viagem

  3. Olá Eder!

    Eu não entendi quando você disse: “Eu passei uma ano e meio comendo pão e queijo na Volta ao Mundo e sou muito mais uma refeição completa e quente” na resposta ao Ernestro. Você quis dizer que: preferi um MH ou preferi se hospedar em hotéis?

    • Ola Ronaldo

      neste quesito quis dizer que prefiro o MH onde posso cozinhar minha própria refeição quente e não ter que ficar comendo pão com queijo todos os dias.

      abs
      Eder

  4. […] Vantagens e desvantagens de alugar um motorhome para viajar […]

  5. […] Vantagens e desvantagens de alugar um motorhome para viajar […]

  6. […] O Blog Quatro Cantos do Mundo falou das suas experiências, vantagens e desvantagens. […]

  7. Olá Eder e Fabi! Muito bom o texto, parabéns! Gostaria de saber o que indicam para o Chile, uma viagem de 11 dias agora em agosto, em 7 pessoas. Acham que vale a pena alugar um MH? As estradas são preparadas? É muito arriscado andar em regiões com neve?

  8. Olá!! Quero passar 11 noites pela Eslovênia/Croácia (só Zagreb)/Itália (só Veneza) e queria saber se é possível achar estacionamento nas ruas para MH, para podermos passear e voltar para o MH. E se podemos dormir em estacionamentos nas ruas ou se precisamos ir para campings nessas cidades. É fácil achar os campings? Eles ficam mto afastados dos transportes públicos? Obrigada!

    • Ola Carol
      a maior dificuldade que tivemos nesta região foi circular com o MH pelas cidades.As ruas são pequenas e estreitas e não tem acesso para MH. Você deverá parar fora da cidade e caminhar até lá. Existem sim muitos campings mas todos ou quase todos afastados da cidade, quando você também deverá caminhar.

      Quanto ao estacionamento muitos são pagos (tipo zona azul) e se encontrar algum não pago pode parar e passar a noite sem problemas.

      boa sorte
      Eder

  9. Olá Eder e Fabi! Achei excelente o modo que descrevem suas experiências, tem ajudado muito! Nas minhas pesquisas sobre aluguel de MH na Austrália, (vou alugar somente para o Uluru) fiquei em dúvida se os MH vem com os travesseiros, roupas de cama, toalhas, ou se são kits que devem ser também alugados em separado. Outra dúvida, quando vc viajaram para Uluru, havia aluguel de MH em Ayers Rock? só tenho encontrado em Alice Springs.
    Obrigado,
    Ciro.

    • Ola Ciro
      o MH que alugamos (Brtiz) já vinha com roupa de cama e travesseiros. Melhor checar na agência que você escolher.
      Ayers Rock é uma vila e não tem aluguel de MH pois você não precisa de um só para visitar o lugar. Só tem aluguel de carro de passeio. Alugamos o nosso em Alice Springs e aproveitamos para conhecer a região incluindo Kings Canyon no roteiro

      boa sorte

      Eder

      • Obrigado Eder!
        É exatamente isso que pretendo, rodar por ali, incluindo o Kings Canyon, será nossa primeira vez num MH!

      • Boa viagem

  10. Olá Eder!
    Já vi em vídeos no youtube como fazer para limpar a caixa química do banheiro do MH.
    Dúvida:
    -Como saber a hora de esvaziar?
    -Onde comprar o líquido químico para repor?
    Vamos alugar em Alice Springs e visitar Uluru e Kings Canyon, teremos 3 dias inteiros e 2 meio dias, que serão o dia de pegar e devolver.
    Qual seria a melhor logística, sair de Alice e ir primeiro para Kings Canyon, ou ir primeiro a Ayers Rock?
    Pelo que vi das distâncias leva-se quase o dia todo entre estes 2 pontos, ou não?
    Grato,
    Abçs
    Ciro.

    • Ola Ciro
      vamos as respostas as suas dúvidas:
      -Como saber a hora de esvaziar?
      Existe um sensor de nível na caixa química que indica quando o mesmo está cheio e é hora de esvaziar, mas se você ficar em camping pouco usará o banheiro. Sugiro até alugar uma campervan sem banheiro mesmo.

      -Onde comprar o líquido químico para repor?
      O líquido já vem com o motorhome quando você aluga o mesmo.

      Vamos alugar em Alice Springs e visitar Uluru e Kings Canyon, teremos 3 dias inteiros e 2 meio dias, que serão o dia de pegar e devolver.
      Qual seria a melhor logística, sair de Alice e ir primeiro para Kings Canyon, ou ir primeiro a Ayers Rock?
      A melhor logística é ir a Kings Canyon primeiro. Se tiver um 4X4 pode usar o caminho deste mapa por estrada de terra: http://www.wickedcampers.com.au/campervan-trips/alice-springs/ayers-rock-loop.html
      Caso contrário vá pelo google maps mesmo.
      Pelo que vi das distâncias leva-se quase o dia todo entre estes 2 pontos, ou não?
      De Alice para Kings Canyon é quase todo o dia, mas se sair cedo dá para fazer a trilha curta quando chegar lá e faria a outra trilha no dia seguinte. De Kings Canyon para Uluru é uma manhã

      boa viagem
      Eder

      • Obrigado Eder!
        Quanto ao líquido químico, já vem na caixa, mas pelo que entendi eles cobram 150 dólares só para fazer a limpeza no retorno, então eu prefiro entregar zerado!

      • Ola Ciro
        já vem na caixa e toda vez que você esvazia a caixa tem que colocar o líquido novamente. Vem um frasco avulso e a tampa já é a medição certa para colocar. Na volta entregue a caixa vazia para não pagar

        abs

        Eder

      • Ok, assim é melhor!
        Grato mais uma vez.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: