Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 17/08/2014

Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália

Nesta introdução sempre explicamos porque um lugar é considerado por nós como Um Lugar Único no Mundo. Esta é a maior ilha de areia do mundo. Já pararam para pensar em uma ilha formada só de areia. Meio louco, não? Com uma área de 1.840 quilômetros quadrados e apenas 194 habitantes a ilha tem uma população quase cinco vezes inferior ao menor município do Brasil, a nanica Bora. Se fosse um país seria o de menor densidade demográfica do mundo. Tudo isso a faz única, mas desde 1992 a ilha entrou para lista do Patrimônio Mundial da Unesco e não foi pelo fato de ser só areia, mas sim pelas belezas exuberantes de suas paisagens, fauna e flora. Confira abaixo se temos ou não razão?

Lake McKenzie o cartão postal da ilha

Lake McKenzie o cartão postal da ilha

Localização

Fraser como é mais conhecida pelos íntimos fica na costa oeste australiana no estado de Queensland cerca de 200 quilômetros ao norte de Brisbane. Com população de 194 habitantes, a ilha é praticamente deserta e um paraíso para quem quer aproveitar o contato com a natureza em sua forma mais selvagem.

Como chegar a Fraser Island?

Ferry Boat

Para chegar a Fraser existem dois meios de transporte. A primeira opção e mais usada é atravessar de ferry boat ou barge (termo em inglês que eles usam). Do continente existem dois pontos de saída de ferries para Fraser. As saídas de Inskip Point (Rainbow Beach) são as mais rápidas com a travessia durando cerca de dez minutos e também as mais baratas. A chegada é em Hook Point bem ao sul da ilha no mapa abaixo.

Mapa completo da ilha (clique na imagem para ampliar)

Mapa completo da ilha (clique na imagem para ampliar)

Esta linha opera das seis da manhã às cinco e meia da tarde. O tempo de espera é mínimo já que existem duas embarcações fazendo o trajeto. Não é necessário comprar os tickets com antecedência, basta parar no escritório do ferry (pouco antes de chegar em Rainbow beach) e comprar na hora. Veja tabela com preços abaixo.

ferry inskip

Tabela de preços do ferry saindo de Inskip Point

A segunda opção de ferry é saindo de River Heads (mais ao norte). Neste caso a travessia dura cerca de trinta minutos e por isso mesmo é mais cara e com menos opções de horário. Aqui você pode escolher qual será seu ponto de chegada na ilha: Kingfisher Bay Resort ou Wanggoolba Creek. Veja tabela com preços abaixo.

ferry river heads to kingfisher bay

Tabela de preços do ferry saindo de River Heads para Kingfisher Bay Resort

Tabela de preços do ferry saindo de River Heads para Wanggoolba Creek

Tabela de preços do ferry saindo de River Heads para Wanggoolba Creek

Avião

Você pode chegar a este paraíso de avião utilizando os serviços da Air Fraser Island. A empresa utiliza bimotores que saem de Herveys Bay´s e aterrissam na praia próximo ao Eurong Beach Resort. O preço é de 150 AUD e inclui vôo de ida e volta, visita ao lago Wabby, almoço e um dia relaxante na praia.

Pista de pouso do avião é a praia

Pista de pouso do avião é a praia

Outra opção é a Sunshine Aviation Tours, mas neste caso os preços são mais salgados.

Como se locomover em Fraser Island?

Tour

Uma opção que vocês já sabem não ser nossa favorita é pegar um tour. Estes variam desde o tempo de permanência na ilha que pode ser de um, dois ou até três dias, do tipo de acomodação (camping ou hotel) e claro de preços, os mais variados, mas todos bem caros. O mais barato para um dia sai por volta de 145 AUD. Listamos algumas das empresas que prestam este tipo de serviço: Fraser Free, Fraser Explorer Tour, Fraser Island Adventure Tours, Cool Dingo.

Táxi

A ilha conta com serviço de táxi tanto para transfers quanto para passeios. Para quem não quer um tour e nem dirigir nas areias da ilha fica a opção da Fraser Service.

4WD

O único tipo de veículo permitido circular na ilha são carros 4WD ou 4X4. Você pode chegar a parada do ferry já em seu 4X4 alugado como nós fizemos ou alugar um destes em Rainbow beach. Sugerimos duas empresas para aluguel destes veículos: Rainbow Beach 4X4 e Adventure Centre.

Carro só 4WD como este ai que alugamos

Carro só 4WD como este ai que alugamos

Em ambos os casos você deve tomar um série de precauções para dirigir na ilha. Listamos abaixo as recomendações para uma direção segura:

– Dirigir na areia é muito diferente de dirigir no asfalto. Parece que você está conduzindo em uma frigideira untada com manteiga. Leva uns trinta minutos até se acostumar

– Como não existem estradas a beira mar tome cuidado para não conduzir muito longe da água onde a areia é fofa e você pode atolar e nem muito perto da água onde você pode cair em buracos formados pela água

– Como vocês já sabem a praia também é pista de pouso de aviões, portanto tome cuidado e dê prefrência a estes

– Não se esqueça que na Austrália se dirige na mão inglesa e portanto os carros devem sempre passar a sua direita em uma via de duas mãos

– Não se esqueça de calibrar os pneus em cerca de 20 libras (meio murchos) antes de entrar na ilha. Isso te dará maior estabilidade e tração

– É proibido levar bagagem no rack de teto de seu 4X4. Este peso extra causa instabilidade em terreno acidentado

– O limite de velocidade na praia é de 80 Km/h, mas em outras partes da ilha ele é ainda menor. Respeite os limites

– Ao estacionar na praia deixe o carro em um ângulo de 90 graus com o mar e com o fluxo de veículos (vide foto acima). Isso facilita a visualização do mesmo

– Diminua a velocidade ao passar por pedestres e animais

– Em algumas áreas (linha vermelha do mapa acima) é proibido o tráfego de veículos

– Ao comprar o ticket do ferry você receberá um informativo sobre as marés. Use-o pois a maré alta pode tomar toda faixa de areia e afundar seu carro

– Você irá cruzar vários pequenos rios que desaguam no mar. Cuidado ao passar por eles e não ficar atolado

– Não tente cruzar por lugares alagados pois existem muitas pedras nas quais você pode ter um acidente

– Cuidados com os dingos. Estes são animais selvagens. Não se aproxime, mantenha contato ou alimente-os.Mantenha os alimentos acondicionados e fora do alcance destes animais. Nunca descuide das crianças.

Antes de ir

Como já deu para perceber a ilha é bem selvagem e conta com pouca estrutura, portanto seguem algumas dicas antes de embarcar para lá.

Todos veículos que chegam a ilha devem ter permissão para circular por lá. Assim na fase de planejamento compre sua permissão. O custo é de 45,10 AUD pelo período de um mês e a compra pode ser feita online. Após o pagamento, imprima sua permissão como a da imagem abaixo e fixe no vidro da frente do seu carro.

Sem esta permissão seu carro não pode circular na ilha

Sem esta permissão seu carro não pode circular na ilha

É recomendado levar água potável em galões pois ela não está disponível em toda ilha. Água pode ser coletada nos campings Central Station, Dundubara e Waddy Point e também no Eurong Information Point.

Leve também seus acessórios para cozinhar (fogareiro e etc) e remédios de uso continuo e kit de primeiros socorros pois a ilha não tem farmácia.

Onde ficar

Existem opções das mais variadas. Desde hotéis, passando por casas completamente mobiliadas, cabines, bungalows e claro os tradicionais campings que é o que o australiano mais gosta. Vamos separar as acomodoções em duas divisões: campings e hotéis (que incluirá tudo que não é camping).

Hotéis

Os hotéis ou similares são todos privados e você pode fazer a reserva direto nos sites levando em conta a localização, preços e tipo de acomodação. Para quem procura mais luxo o indicado é o Kingfisher Bay Resort. Para acomodações mais modestas mas também como toda infraestrutura de hotel sugerimos: Yidney Rocks, Happy Valley, Cathedral on Fraser, Eurong ou Dilli Village.

Luxuosas instalações do Kingfisher Bay Resort

Luxuosas instalações do Kingfisher Bay Resort

Os preços são os mais variados e vale a pesquisa nos sites.

Campings

Os campings são divididos em duas categorias: os pagos e os de graça (free camping).

Os free campings não tem estrutura alguma (banheiros, chuveiros, água potável, cercas, lixeiras, telefone, etc) é acampar “wild” mesmo, só com as estrelas como testemunha. No mapa da ilha ai de cima estão demarcadas as áreas em marron claro onde se pode fazer free camping. Geradores podem ser usados das nove da manhã às nove da noite.

Já os campings pagos que foram os nossos escolhidos devem ser reservados com antecedência. A reserva e pagamento são online e assim como a permissão para dirigir deve ser impresso e afixado no carro.

Permissão para acampar

Permissão para acampar

As taxas são de 5,75 AUD por noite e por pessoa, mas existem também taxas mais em conta para famílias. Abaixo breve descrição das estruturas encontradas em cada um deles. Não esqueça de trazer moedas de 1 AUD pois os chuveiros só funcionam com a inserção destas.

Cada camping e a estrutura oferecida

Cada camping e a estrutura oferecida

Quando ir

A Austrália fica no hemisfério sul assim como o Brasil e por isso mesmo as estações do ano são as mesmas. O verão é entre dezembro e fevereiro quando as temperaturas atingem até trinta graus centígrados e seria um ótimo período para curtir as praias se também não fosse a temporada de chuvas. As precipitações começam a diminuir a partir de abril no começo do outono e por sorte as temperaturas ainda continuam altas o suficiente para um bom mergulho de mar. A primevera, em meados de outubro também é uma ótima opção para curtir a ilha. Veja as médias na imagem abaixo.

Programe sua viagem e fuja da chuva

Programe sua viagem e fuja da chuva

Onde comer

Se você como nós estiver acampando a opção óbvia é cozinhar sua própria refeição no camping. Lembre-se apenas de levar os mantimentos necessários ao preparo pois não há supermercado na ilha. Não se esqueça também de acondicionar os alimentos para que os mesmos não atraiam dingos. Os campings pagos são fechados com cercas eletrificadas para impedir o acesso dos mesmos, mas é prudente não facilitar.

Para aqueles que nunca cozinham enquanto estão viajando separamos algumas sugestões, mas lembre-se que as distâncias são longas, as estradas ruins e não é recomendado dirigir durante a noite. No Happy Valley você vai encontrar o Satinay Bar & Bistro com um amplo deck. Passamos por lá e o ambiente é bem agradável. No Kingfisher Bay Resort você pode escolher entre restaurantes requintados, bistros ou simplesmente um descontraído bar para um lanche rápido e uma cerveja. E por fim no Eurong Beach Resort também exsitem as opções de restaurante ou bar a beira da piscina.

Atrações de Fraser Island

Lake McKenzie

O lago é o cartão postal da ilha com suas águas calmas e transparentes e sua sua orla de areia branca. Parece uma praia, só que de água doce e sem ondas. Se tiver sorte de pegar um dia ensolarado vai ter fotos dignas de serem impressas e penduradas na parede de casa.

Lake McKenzie sem muito sol

Lake McKenzie sem muito sol

mas mesmo assim eu e a Amélie nos divertimos de montão

mas mesmo assim eu e a Amélie nos divertimos de montão

Lake Wabby

Este tem águas de um verde esmeralda impressionante e fica bem ao lado uma imensa duna de areia bem fina e branca de onde muitos descem deslizando em uma prancha de bodyboard. O difícil é subri a duna por mais de duas vezes. Para quem gosta de trekking como nós o acesso deve ser feito partindo da praia em uma caminhada de uns quarenta minutos. Existe também acesso de carro com uma caminhada mais curta. Os demais lagos da ilha não valem a visita.

Vista do lake Wabby de cima das dunas

Vista do lake Wabby de cima das dunas

e de perto

e de perto

Eli Creek

Este pequeno riacho é parada obrigatória para quem vai e vem nas praias da costa leste da ilha. Devido as marés em alguns momentos do dia é impossível atravessar aqui assim criou-se o costume de parar e nadar em suas límpidas e geladas águas.

Eli Creek e suas águas límpidas e geladas

Eli Creek e suas águas límpidas e geladas

Maheno Wreck

Nunca um naufrágio foi tão conveniente. Imaginem dirigir por uma praia em uma ilha deserta e de repente dar de cara com a carcaça de um navio de mais de 120 metros de comprimento. É por isso que ele se tornou uma das atrações da ilha. Paradas para foto são obrigatórias.

A imponência de Maheno Wreck

A imponência de Maheno Wreck

The Pinnacles

Montanhas de areia colorida esta é a melhor definição para The Pinnacles. Localizadas logo após o navio naufragado para quem vai para o norte vale a pena a parada. As montanhas foram todas esculpidas pelos fortes ventos que sopram na ilha.

The Pinnacles

The Pinnacles

Red Canyon

O Red Canyon é uma formação bastante similar ao The Pinnacles mas com uma coloração mais avermelhada lembrando as cores de fogo do Uluru.

Indian Head

Localizado bem ao norte da ilha. Por ser um lugar muito alto no relevo de praia é um ótimo mirante para ver as belezas das praias da costa leste.

Vista do topo do Indian Head

Vista do topo do Indian Head

Champagne Pools

Quando a maré está baixa formam-se piscinas naturais de águas extremamente límpidas as quais nomearam de Champagne devido a sua transparência. Localizadas a beira mar após Indian Head o acesso se dá por uma rota fora da praia onde a areia é muito fofa e o risco de atolar é grande.

Piscinas naturais chamdas de champagne

Piscinas naturais chamdas de champagne

Wathumba Estuary

A mistura das águas esmeralda com a areia branca dá um visual todo especial a este estuário. O acesso é difícil e nós acabamos conhecendo só mesmo por fotos.

Que cor de água é esta?

Que cor de água é esta?

Moon Point

Outro lugar de rara beleza que não conhecemos. Para quem desembarca na costa ocidental o acesso é fácil e rápido, mas para quem optou pela costa oriental como nós a distância é grande.

Simplesmente inesquecível

Simplesmente inesquecível

Veja Também:

Nossa… Só podia ser mesmo Noosa – Austrália

Lugares Únicos no Mundo – Uluru – Austrália

Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália

TOP 10 Austrália – Lugares Imperdíveis

TOP 10 Austrália – Mais 10 Lugares Imperdíveis


Responses

  1. Barbaridade de lindo

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  8. Olá tenho uma pergunta. Quanto tempo você acha necessário para conhecer os principais lugares da ilha?
    Grato,
    Gustavo.

    • Gustavo
      os principais lugares dois dias inteiros, mas se quiser pode perder uma semana explorando a ilha tim tim por tim tim

      abs
      Eder

  9. Olá, muito bom o post! Vc acha que dá só pra ir passar o dia em Fraser ou tem que se hospedar lá? Vcs pousaram em que aeroporto pra chegar lá? obrigada!

    • Ola Silvia
      tem tours que passam apenas o dia lá. É meio corrido mas para quem ta sem tempo vale a pena.
      Fomo sd ecarro 4X4, mas tem voos direto para lá. Eles pousam na areia da praia mesmo

      boa viagem

      Eder

  10. […] 3)      Fraser Island […]

  11. […] exige alguns cuidados e burocracias para entrar na ilha. Para saber mais, leia o post no blog Quatro Cantos do Mundo, que alugou o carro e contou cada detalhe sobre a […]

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  13. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  14. […] Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália […]

  15. Olá Eder! Vou ficar 3 dias em Fraser e quero alugar um 4×4. Vi que vcs alugaram na Britz, o carro tem até snorkel. Vcs alugaram no aeroporto de Brisbane? A Britz não impõe restrição para usar em Fraser?
    Obrigado!

    • Completando as dúvidas, queria apenas um carro 4×4, sem necessidade de ser Campervan, pois pretendia me hospedar em algum hotel lá, além da Britz vc cotou carro em outra locadora?
      No caso de Campervan, qual Camping vc ficou e qual vc achou mais organizado e com chuveiro/banheiro?

      • Só mais uma! Não há motos para alugar na ilha?

    • Ola Ciro respondendo todas suas perguntas de um só vez:
      A Britz e outras cias que alugam 4X4 não entregam o carro no aeroporto. Você tem que se dirigir até o galpão deles que fica geralmente meio longe dos aeroportos, DO aeroporto de Brisbane fica uns 10 KM. Alugamos o nosso em Sidney e fomos subindo até Fraser. Você pode levar o carro da Britz até Fraser sem problemas, mas tem que avisá-los no ato do aluguel.
      Na entrada sul para balsa de Fraser tem uma loja que aluga 4X4, tem várias opções. Os campings australianos são todos muito bons. Pode ocorrer de você não encontrar água quente em alguns, mas a infra é show. Ficamos um dia em Central Station e outro dia em Dundunbara, mas tem free camping tb, ai sem infra. Não vi ninguém de moto na ilha. acho que não tem aluguel nao.

      abs

      Eder

  16. Muito obrigado Eder!
    Fico mais confiante com sua opinião sobre a infra dos campings pagos.
    Legal saber esse detalhe da balsa sul com locação de 4×4.
    Valeu!
    abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: