Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 20/11/2011

Três Letras Decisivas na sua viagem

Aos amigos viajantes compartilho minhas dúvidas e incertezas. Toda vez que começamos a planejar nossas novas aventuras, e o planejamento é uma das melhores partes das viagens, sempre aparece a mesma questão. Como todos já devem ter percebido, podemos dizer que fugimos do óbvio ou do trivial em matéria de viagens. Alguns diriam que nossos destinos são um tanto exóticos ou mesmo pitorescos. Em resumo sempre viajamos para um lugar que pouca gente havia imaginado que existisse, para muitos uns fins de mundo. E é aí que o planejamento fica ainda mais complicado.

As três letras decisivas

Três míseras letrinhas que podem ser óbvias, mas que na maioria das vezes mais confundem do que esclarecem. Estamos falando das siglas dos aeroportos. Até o que parece cristalino como água para nós, torna-se turvo como água (do Tietê) quando visto por outros olhos. GRU é claramente a sigla do aeroporto internacional de São Paulo, certo? Não foi o que pensou um amigo espanhol quando nos enviou um email com a seguinte pergunta: Encontrei em um site de busca de passagens na internet um tal aeroporto de Guarulhos. Este aeroporto é perto de São Paulo e grande o suficiente para receber vôos internacionais? A resposta em tom de brincadeira foi: é só o maior aeroporto do país.

Estas letrinhas são decisivas para encontrar o aeroporto certo na maioria dos sites de busca de passagens aéreas do mundo. Que FRA é a sigla do conhecidíssimo aeroporto de Frankfurt todo mundo sabe. Que EZE é a sigla de doce de leite, carne, tango e boas compras do aeroporto de nossos hermanos queridos também é fácil. Mas e para encontrar um vôo para Moshi no www.decolar.com ? Já sei. Alguns estão pensando onde fica Moshi. Outros que diabos alguém quer ir pra lá seja onde for. Quem quer subir o Monte Kilimanjaro como nós tem que ir para lá, mas antes descobrir que o aeroporto tem o nome do monte famoso e não da cidade e que a sigla é a super óbvia JRO.

E pra chegar em Kampala em Uganda. Sem piadinhas, queremos ir para lá para ver os gorilas em seu habitat natural como no filme Nas Montanhas dos Gorilas. O nome do aeroporto é Entebbe e a sigla EBB. Quase impossível de encontrar.

Mas como diria seu Creysson: Seus problemas acabaram. Alguém catalogou as 9.476 siglas dos aeroportos espalhados por este mundão e juntou tudo no site: http://www.world-airport-codes.com/

Mesmo assim vale o cuidado na digitação, caso contrário sua tão sonhada viagem a Paris (ORY – Orly) pode se tornar uma aventura e tanto para Bolívia (ORU – Oruro) já que as letras Y e U estão lado a lado no teclado dos computadores. 

Digite ORY e não ORU

se não é Oruro ao invés de Paris

Só como curiosidade. Não há nenhum aeroporto no mundo com as siglas: CDF, FDP e PQP. Em compensação o aeroporto de Altamira é o ATM e nem sei se tem caixa eletrônico por lá. Com o frio que faz em North Bay a sigla não podia ser mais apropriada (BRR). Em Papua Nova Guiné temos o aeroporto FAQ. Em Gaya na Ìndia vocês já devem estar imaginado a sigla (GAY). Para finalizar o aeroporto que levanta a moral de qualquer um: o Sembach na Alemanha (SEX).

Veja Também:

Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional

Com finanças em dia, viajar fica mais fácil – Matéria do Jornal da Tarde com nossa participação

Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados?


Responses

  1. Essas das três letrinhas realmente é interessante. Siglas de aeroportos ficam piores ainda quando vem acompanhadas do nome da cidade. POA é Porto Alegre e assim por diante. Olha, valeu as dicas e os cuidados que devemos ter antes e durante a compra de bilhetes. Parabéns e estamos aguardando e tenham cuidado com os gorilas em Kampala.

    • Valeu Walter
      vai demorar um pouco a visita aos gorilas, mas assim que voltarmos com certeza dará um super post.
      E não confunda ORY com ORU.

      abraços

      Eder

  2. Olá pessoal
    Adorei o Post e vou ficar atento para não pegar “onibus errado”.
    Abraço
    João

    • É isso ai João.
      nesta situação o famoso ditado “De graça até ônibus errado” é fria.

      Fique atento e valeu pela mensagem.

      grande abraço

      Eder

  3. Muito bom o post!

    Realmente essas 3 letrinhas as vezes enganam.

    PS: Acho que vou pra Alemanha heheheh

    • Quanta honra pro nosso blog, o rei do rap apareceu pra deixar uma mensagem.

      Ficamos contentes que tenha gostado. Geralmente os melhores posts são de situações comuns em nossas vidas de viajantes.

      Se passar no aeroporto alemão depois avisa se foi beom pra você? rsrsrsrs

      abraços

      Eder

  4. Meu Jesus Cristinho me acuda…
    Olha o assunto que vocês tinham que inventar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    – Realmente muito interessante, mas eu acho que ninguém neste mundo se lembrou de abordar um assunto destes. Gostei.
    E por favor registrem os direitos autorais imediatamente.
    Se não for incômodo, queiram acrescentar mais um sigla – PDM (aeroporto internacional de Pindamonhangaba) – quando existir, nossa sigla já estará lá.

    • Olá Fernando
      a invenção na verdade surgiu de uma dificuldade nossa, mas no final fez o maior sucesso este post. Acho mesmo que nunca ninguém tinha pensado nisso.

      Já vou enviar um email ao site http://www.world-airport-codes.com para reservar a sigla PDM (ainda não existe). Afinal a cidade mais importante do Vale do Paraíba já merece faz tempo um aeroporto e tem que ser internacional, rsrsrsr.

      grande abraço

      Eder

  5. […] Quatro cantos do mundo – Três Letras Decisivas na sua viagem […]

  6. […] | a volta ao mundo em 6 gelatos | LINK 20. @4cantos_mundo | três letras decisivas na sua viagem | LINK 21. @4cantos_mundo | porque não gosto de escrever roteiros de viagens | LINK 22. @4cantos_mundo | […]

  7. Muito bom!🙂
    Me diverti muito lendo… CFD, FDP hahahaha
    Tem esse site também com aeroportos pelo mundo

    http://azworldairports.com/cfm/homepage.cfm

  8. […] e informações adicionais | LINK 128. @4cantos_mundo | três letras decisivas na sua viagem | LINK 129. @leosoueu | voando barato pela europa | […]

  9. […] Três Letras Decisivas na sua viagem […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: