Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 17/03/2011

Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados?

Não há Vagas!!!!!!!!!

O medo de ficar sem hotel será citado em 9 de cada 10 respostas dadas pelos turistas da terra brasilis. Saber que você terá um teto sob sua cabeça quando pisa em uma terra desconhecida e com gente que fala um idioma muitas vezes incompreensível, causa uma confortável sensação de segurança diante do novo.

Evitar a perda de tempo na procura de um hotel é outra resposta bastante comum para nossa pergunta. Afinal de contas, você viajou para visitar o local e não para peregrinar de hotel em hotel com a finalidade de elaborar o ranking Quatro Rodas dos melhores hotéis da região. “Já foi difícil negociar vinte dias de férias com meu chefe e você me sugere perder tempo procurando hotel. Tá de brincadeira né”.

Outros diriam que reservar com antecedência pode diminuir drasticamente seus custos com hospedagem. Diriam também que a reserva antecipada em sites como Booking e outros tantos, lhe proporcionam uma “garantia de qualidade de hospedagem”, já que é possível checar as opiniões de hóspedes que já estiveram por lá.

Em resumo, as “vantagens” de chegar a um destino sabendo o hotel que ficará hospedado são bem conhecidas, pelo menos por nós brasileiros. Eu mesmo, por muito tempo, acreditei nesta teoria como verdade suprema e inquestionável. Vai viajar: sempre reserve seu hotel antes de sair de casa. Esta teoria é válida em muitas oportunidades e o objetivo deste post não é desmistificá-la, mas apenas mostrar que é possível contrariar a teoria e ter uma viagem agradável e econômica.

Após adquirir alguma experiência em viajar, você descobrirá que não existe 100% de lotação da rede hoteleira. Sempre haverá um leito vago (pode até não ser naquele hotel em frente à praia com banheira de hidromassagem, mas existe), e assim sua fobia de ter que passar a noite com os mendigos da cidade é algo que você já pode deixar no divã do psicanalista. Em casos extremos, como por exemplo o Reveillon no Rio de Janeiro, pode ser sua grande chance de estrear no couchsurfing. Além de economizar na hospedagem, você ainda ganha as melhores dicas dos moradores locais.

Mito nº 1 derrubado, vamos ao próximo: realmente ter que perder tempo procurando hotel é um mico e por isso mesmo desenvolvi uma boa técnica para poupar o seu. Toda cidade tem uma região com grande concentração de hotéis, busque na internet três deles (de preferência na mesma rua) que se encaixem no perfil procurado. Ao chegar a seu destino tome um táxi até o primeiro de sua lista como fosse ficar hospedado lá. Entre e verifique se realmente é o que você procura. Se o hotel não lhe agradou você ainda tem duas opções bem próximas e não perderá mais do que quinze minutos para encontrar o que deseja. Este procedimento evita surpresas desagradáveis do tipo: hotel sujo, banheiro fora do quarto, chuveiro com água fria ou sem água e coisas do tipo, principalmente em viagens pela África, Ásia e América do Sul. Usando esta técnica deixamos de entrar em uma furada no Bodrum Backpackers na Turquia, pois o albergue estava com problemas no encanamento e não havia água disponível.

Bodrum Backpackers

E reservar seu hotel com antecedência economiza seu rico dinheirinho? Nem sempre. Assim como as companhias aéreas, alguns hotéis já fazem super promoções de última hora para evitar leitos vazios e cobrir seu custo fixo. Reservar em cima da hora às vezes sai bem mais barato. Recomendo fortemente o site last minute para quem vai viajar pela Europa (veja outras opções de site de busca de hotel). Foi através dele que conseguimos a barganha de passar um ótimo fim de semana em Bruxelas neste super hotel por apenas €50 a diária.

Hotel Four Points

Também foi através de uma reserva no último minuto que conseguimos outro negócio da China, desta vez em Praga, um bom hotel por €30 a diária. E o mais engraçado, o hotel foi reservado no sistema “top secret”, onde você não sabe qual hotel está reservando. É isso mesmo, você reserva o hotel no escuro. O mistério foi o que mais nos atraiu e não nos arrependemos nem um pouco, foi uma ótima opção. Para saber mais acessem o site last minute.

Hotel Albion

Por fim as opiniões de outros hóspedes no Booking não é garantia de satisfação. Primeiro porque o que é bom pra mim, pode não ser pra você e também porque alguns comentários dos hóspedes são tão antigos que o hotel que já foi uma Ferrari, hoje pode não passar de um fusca antigo.

Eu adorei esta nova relação viagem vs. hotel. E você o que acha? Enviem suas opiniões e perguntas para o Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Comidinhas… o Rio de Janeiro Continua Lindo!!!

Buenos Aires: Lado B

Jogo do Barça no Camp Nou

   


Responses

  1. Pessoal,

    Valeu por me seguirem lá no twitter (@travelforever), assim pude conhecer o blog de vocês! Parabéns, gostei😉

    Obs: Na maioria das vezes viajo com reservas, porém já me aventurei muito na ásia sem nenhum booking! Tudo depende do estilo de viagem que se está fazendo, se for no estilo aventura/mochilão melhor não reservar, o gostoso é poder garimpar mesmo. Agora se estiver viajando com filhos pequenos nada melhor que chegar no destino e já saber onde vai ficar…
    Independente, viajar é muuuuuuito bom🙂

    Abs e sucesso ao blog.

    • Olá Carol
      bem vinda a nosso blog. Legal que você gostou. Realmente como comentei no post, dependendo da situação o melhor mesmo é reservar seu hotel com antecedência. Como ainda não temos filhos ainda seguimos o estilo de “garimpar”.
      valeu pelo seu comentário

      boa viagem

  2. Muita boa essa reportagem!!

    Realmente o brasileiro tem esse conceito de que deve-se reservar o hotel com antecedência mas eu acho que isso, além dos motivos citados aqui, tem a ver com o fato de que o brasileiro gosta de status, gosta de conseguir vaga no Hotel que um amigo já ficou ou o recomendado pelas revistas de viagem!

    Poucas vezes eu viajei com hotel reservado, fiz isso somente quando chegava a um país novo, cheia de mala e com pouca disposição de procurar alguma coisa! Mas gostei muito das dicas sobre como se procurar!! Essa mesmo de anotar alguns endereços já me salvou algumas vezes….

    Além de conseguir alguma coisa melhor e mais em conta dessa forma, é interessante conhecer a cultura local até mesmo em um passeio de busca de hoteis!!

    Parabéns!! =)

    Amanda
    http://www.extern360.blogspot.com

    • Olá Amanda,

      Obrigado pelo seu comentário. Com certeza tem muita gente que gosta de status quando viaja, esquecendo que numa viagem somente se passa no hotel para tomar banho e dormir. E com certeza com alguma pequena pesquisa antes da viagem, já consegue garimpar duas ou tres opções.
      Um grande abraço,

      E continue nos acompanhando e comentando o nosso blog.

      Quatro Cantos do Mundo

      • Quando a pessoa fica no hotel e seus cartões não passar cal sera a solução

      • Ola Vera
        recomendo viajar sempre com no mínimo dois cartões de crédito. Caso tenha somemnte um, basta ir a um caixa eletrônico e sacar dinheiro para pagar as diárias

        boa viagem

        Eder

  3. […] Primeiro de tudo, gostaria de deixar bem claro que não sou nenhum tipo masoquista que adora se hospedar no que eu costumo chamar de “podrão”. A questão é que em uma viagem de 460 dias ao redor do mundo, por algum motivo você sempre acaba se metendo em algum “podrão” pelo caminho. Os motivos podem ser os mais variados, entre os mais comuns estão: falta de experiência em selecionar sua hospedagem (aconteceu principalmente no início da viagem), baixo budget que é mais conhecido como grana curta para viagem longa e também a falta de boas opções no destino visitado. Para evitar um encontro cara a cara com um “podrão“ siga nossas dicas de como escolher seu hotel. […]

  4. […] caminhando pela cidade se pode encontrar lugares muito interessantes para isso (recomendo até um artigo do quatro cantos do mundo sobre hotel sem reserva). Por isso os guias acabam sendo não muito […]

  5. Hoje em dia, estou mais acomodado e prefiro sair com as reservas no Booking/Venere (ou site de reserva sem cobrança) nas principais cidades ou no mínimo na cidade de chegada. Gosto de fazer assim para evitar roubadas e poder pesquisar sobre o hotel e região do mesmo em sites de avaliação como Tripadvisor e no próprio Booking.
    Viagens longas de carro arrisco mais, pois com o carro você pode mudar os roteiros e a quantidade de dias, e até conforme o clima tomar um rumo diferente do planejado inicialmente.
    Mas se for para arriscar também busco um alvo (ponto de referência) pesquiso uns dois ou três hotéis visto eles. Mas acho que numa viagem curta é perda de tempo, e no final das conta será pouco econômico, não relevando no orçamento final da viagem e prejudicando do aproveitamento da mesma.
    Mas cada caso é um caso.

    Boa Viagem a todos!!!🙂

    • Gustavo,

      Esta técnica nós utilizávamos muito quando estávamos na nossa volta ao mundo, porque nunca tínhamos certeza para onde íamos e nos dava extrema liberdade. Mas acredito que se você vai passar 3 dias em Buenos Aires é mais fácil reservar por antecipação, apesar que a chance de entrar numa roubada é grande.
      Continue nos acompanhando e deixando seus comentários.
      Abraço,

      Quatro Cantos do Mundo

  6. No mês passado, eu e umas amigas fomos para o Vale do Loire aqui na França. Minha amiga reservou o hotel pelo Booking. Qual não foi nossa surpresa qd chegamos lá e descobrimos que a diária do hotel reservando ali ao vivo, pelo tel ou site próprio era 20 euros mais barata…..Então, além de tudo, o Booking cobra uma comissão, assim como a Decolar, por exemplo….
    AH, na primeira vez q vim pra Paris, não tinha nada reservado e fiquei no Absolute Hostel, dividindo o quarto, mas não era nada mau pra quem viajou sem reservar nada….Parabéns, como sempre, pelo blog

    • Renata,

      Hotel é sempre uma surpresa numa viagem, por isso sempre buscamos dicas e sugestões de amigos quando vamos viajar. E sempre usamos nossas técnicas para buscar hotel que na nossa viagem de Volta ao Mundo funcionaram muito bem.
      Continue sempre seguindo nosso blog.

      Abraços,

      Quatro Cantos do Mundo

  7. Melhor do que entrar no hotel buscando hospedagem é buscar as tais tarifas de último minuto online. Muitas vezes entro em contato com hotéis no exterior e, geralmente, as tarifas passadas por telefone não são as mesmas que vejo em nosso website. Quando pergunto o porquê, a resposta é sempre a mesma: “se você vê uma tarifa mais baixa online, fique à vontade para reservar, já que ela não está disponível em meu sistema”. Uma outra dica é reservar com tarifas pré-pagas, neste caso, com antecedência. A economia pode checar a 25% do total da estadia.

    • Olá Paulo
      obrigado pelo seu comentário. Mais uma ótima dica para economizarmos nosso suado dinheiro: tarifas pré-pagas.
      Vamos tentar em nossa próxima viagem.

      Sempre que puder continue nos enviando novas dicas.

      grande abraço

      Eder

  8. […] Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponLike this:LikeBe the first to like this post. […]

  9. […] Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  10. Para mim, depende do tempo da viagem. Se eu tenho 40 dias, reservo hotel na primeira cidade e depois deixo a vida me levar. Mas, se tenho 5 dias, claro, reservo daqui.

  11. […] Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  12. […] caminhando pela cidade se pode encontrar lugares muito interessantes para isso (recomendo até um artigo do quatro cantos do mundo sobre hotel sem reserva). Por isso os guias acabam sendo não muito […]

  13. Olá (mais uma vez!)
    Adorei essa publicação! Ela me ajudou muito a ganhar coragem e flexibilizar meu roteiro (de 3 meses). Queria muito viajar com “liberdade” mas estava morrendo de medo de ficar ao relento… hehe
    Gostei tanto que estou citando vocês lá no meu blog tá? Coloquei o link certinho para o pessoal poder achar esse post-inspiração.😉
    Abraços
    Ana

    • Oi Ana
      legal que você tenha criado coragem de viajar sem reservar hotel. Temos certeza que não vai se arrepender e nunca mais vai reservar antes de sair de casa.

      Legal que tenha citado a gente no seu blog. Tomara que outras pessoas se inspirem.

      grande abraço

      Eder

  14. […] Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoBe the first to like this. […]

  15. Olá, falando em ofertas de ultimo minuto de hotéis e pousadas,navegando na rede na procura de uma pousada boa e barata na Ilhabela,encontrei este site:www.hoteispousadaslastminute.com.br para o litoral norte de SP,quis experimentar e fiquei em uma otima pousada e paguei bem barato.
    O que é bom deve ser compartilhado com todos. Boa viagem a todos!

    • Olá Pierluigi
      é isso ai boas dicas devem ser compartilhadas. Se tiver mais manda para gente

      abs

      Eder

  16. Olá

    Vou para Europa em Maio de 2013. Pretendo comprar passagens São Paulo/Lisboa e depois rodar de trem , onibus ou avião por Espanha, Itália e França. Vou voltar a São Paulo via aérea por Paris. Pretendo só reservar hotéis em Lisboa. Pretendo ficar cerca de 30 dias. Vou com minha mulher e pretendo levar recursos em dinheiro e cartões suficiente para o período ,além de seguro viagem.

    Pergunta crucial: existe algum impedimento legal de alfândega e na imigração para isso.Existe obrigatoriedade de ter todas as reservas do brasil para mostrar em alguma fiscalização aérea ou terrestre?

    Meus agradecimentos pelas dicas que tiverem.

    • Olá Nilton

      na imigração existem regras, mas na realidade eles podem te pedir o que quiser e te impedir de entrar sem motivo aparente.

      A passagem de ida e volta é essencial.

      Caso não se sinta seguro sem todos as reservas te sugiro imprimir a reserva já feita alterando as datas para baterem com o período de sua estadia na Europa.

      abs

      Eder

      • Grato Eder por ser rápido na resposta.

        Abraço

  17. Olha eu de novo . Onde encontrar um calendário que indique feriados , feiras , grandes eventos em Portugal, Espanha e ,Italia para evitar a roubada de ficar sem hotel?

    Grato

    • Ola Nilton

      desculpe a demora, mas vamos aos feriados de maio:

      Itália – 01-05
      Portugal – 1 e 22-5
      Espanha – 01-05

      grande abraço e boa viagem

      Eder

  18. […] ideia deste post nasceu de uma pergunta do nosso leitor Nilton José. Em nosso post Porque os brasileiros só viajam com hotéis reservados? mencionamos que ao não é necessário reservar hospedagem com antecedência para suas viagens, […]

  19. O site http://www.trivago.com também é muito bom para hotéis em cima da hora. Também temos o http://www.trivago.com.br

  20. […] Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? […]

  21. […] Por que os brasileiros só viajam com hotel reservado? Mais dicas para quem planeja dar uma volta ao mundo Volta ao mundo em 10 cervejas […]

  22. Publicação objetiva e bem.humorada. ótimo como sempre. Daqui uns anos sairei no mundo e já vou me organizar.

    • Ola Jeffrey
      buscamos sempre seguir uma linha informativa mas sem perder o humor característico de nossos textos.
      Legal que tenha gostado.

      continue nos acompanhando

      abs
      Eder

  23. […] Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? […]

  24. Ola,

    Fiz uma reserva em Lisboa, porem vou pagar quando chegar no local. A imigração vai aceitar esta reserva sem estar devidamente paga? Obrigado

    • Ola Anne
      aceita sim. Você tem uma reserva e isso já vale

      boa viagem

      Eder

      • Obrigado. Fiz as resevas por segurança, pois tenho amigos que moram em Lisboa e enviaram a carta convite, mas infelizmente nao chegara a tempo. Ela mandou por email, o email sera valido na apresentação? Ou so mostro as reservas?

      • Ola Caroline
        na verdade provavelmente eles nem te pedirão para mostrar nada, mas se pedirem pode mostrar a carta convite do email de sua amiga com endereço telefone e tudo. O que não dá é para mostrar os dois o convite da sua amiga e reserva de hotel. Se pedirem tenha em mãos a passagem de volta e dinheiro e cartões de crédito.

        boa viagem

        Eder

  25. […] Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? […]

  26. Olá, gostaria de saber se é obrigatório ter um hotel reservado; há a possibilidade de comprar apenas as passagens de ida e volta ou a imigração cobrará a reserva.
    P.S: Não possuo a carta convite.
    Cordialmente.

    • Ola Eduardo

      cabeça de agente de aduana é igual bunda de nenê, a gente nunca sabe o que vai acontecer. Ele pode te pedir sim reserva de hotel. Para isso faça uma rererva no booking, imprima e depois se quiser cancele sem ter que pagar nada

      abs

      Eder

  27. […] Parece insano para muitos, principalmente para os brasileiros, mas nunca reservamos hospedagem antes de viajar. Isso te dá uma ótima flexibilidade, já que podemos alterar nosso roteiro como quisermos sem perder nenhuma diária de hotel previamente paga. Fizemos isso durante um ano e meio viajando pelo mundo e sempre deu certo. Não vamos para um destino as cegas. Temos um procedimento para que nada falhe e você pode vê-lo neste link. […]

  28. Quando a pessoa fica no hotel e seus cartões não passar cal sera a solução


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: