Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 27/09/2015

10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa

A Europa é o continente que mais recebe turistas no mundo. São dezenas de atrações e cidades mundialmente conhecidas. Quem nunca ouviu falar da Torre Eiffel em Paris, do Coliseu em Roma, da troca da guarda em Londres ou das badaladas praias de Ibiza na Espanha. Estes destinos atraem anualmente milhões de turistas ao continente, mas escondidos em rincões ainda pouco divulgados e conhecidos existem cidades pequenas que são tão ou mais interessantes que as cidades grandes. Foi justamente tentando tirar do anonimato tamanha beleza que decidimos escrever este post com nossas cidadezinhas favoritas nos diferentes países europeus. Conheça algumas pela primeira vez, relembre outras e surpreenda-se.

Pequenas cidades que mais parecem de brinquedo

Pequenas cidades que mais parecem de brinquedo

1) Bled – Eslovênia

Pouca gente ouviu falar da Eslovênia quanto mais de sua maior atração turística. Apesar de ser um país independente desde 1991 continua sendo um ponto de interrogação para maioria dos brasileiros. Num país de natureza exuberante, Bled com menos de 7.000 habitantes é o destaque. Um lago de inacreditáveis águas verde-esmeralda com uma pequena ilhota no meio nos remete as paisagens bucólicas das telas de descanso de computadores. Na pequena ilha repousa uma charmosa igrejinha com sua torre que pode ser vista de qualquer lugar do lago e no topo da colina ao lado um castelo de mais e mil anos trabalha como guardião de toda esta beleza. Não é a toa que o eterno Marechal Tito escolhia o lugar para passar suas férias. Quer conhecer todas as belezas da Eslovênia? Clique em: 11 Motivos para conhecer a desconhecida EsLOVEnia.

Vista do lago Bled de cima do castelo

Vista do lago Bled de cima do castelo

Passeio de barco pelo lago Bled

Passeio de barco pelo lago Bled

2) Kalambaka – Grécia

A Grécia é muito conhecida por suas paradisíacas praias de águas azuis fosforescentes, mas é bem longe do mar que se esconde esta pedra preciosa que garimpamos para vocês. Kalambaka com menos de 12.000 habitantes é a cidade, ou cidadezinha base para conhecer Meteora, cujo nome significa suspenso no ar. Mas o que estaria suspenso no ar? A região é notória por suas montanhas de rochas maciças que depois de esculpidas durante 60 milhões de anos pelo vento e pela água tomaram-se formas finas como dedos que apontam para o céu. No topo destas montanhas mosteiros da igreja ortodoxa com obras de arte impressionantes flutuam como se estivessem suspensos no ar. Até bem pouco tempo o acesso se dava apenas por içamento de cordas ou redes. Quer lugar mais pitoresco que este para sua próxima viagem. Se a Grécia for seu destino leia também: TOP 10 Grécia – Lugares Inesquecíveis

Monastério de Roussanou em Meteora

Monastério de Roussanou em Meteora

3) Český Krumlov – República Tcheca

Český Krumlov é uma cidadezinha de 15.000 habitantes no sul na República Tcheca distante 180 quilômetros da capital Praga. Além do nome complicado a cidade também é conhecida por não ter sido atingida por guerras e assim mantém suas construções praticamente intactas desde os tempos medievais, o que a inclui na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. O rio Vltava circunda a cidade de forma bem inusitada e no verão fica tomado por pessoas fazendo rafting, canoagem e bóia-cross. Embora pequena, tem boa infraestrutura turística e muita coisa para conhecer. Museus de cera, fantoches, marionetes (a cidade tem um apelo de conto de fadas), mas a atração principal é o Český Krumlov Castle and Chateau que fica no topo da cidade e oferece uma vista privilegiada da região. A palavra mais usada para descrevê-la é “PITORESCA”. O único atributo do local que não pode ser chamado de pitoresco é a cerveja uma das mais famosas do mundo.

Vista da cidade de cima do castelo

Vista da cidade de cima do castelo

4) Cassis – França

A Côte d´Azur é destino conhecidíssimo, local de veraneio de famosos e celebrizado por Brigitte Bardot. O que pouca gente sabe é que neste litoral todo entrecortado existem dezenas de cidadezinhas ainda anônimas e doidas para serem descobertas. Lugares muito mais bonitos e baratos que as badaladas Saint-Tropez, Cannes e Mônaco. Com sua população de menos de 8.000 pessoas Cassis é um destes lugares mágicos. A cidadezinha é um charme só com suas construções tradicionais e seu píer abarrotado de embarcações que entram e saem a todo o momento, mas o melhor mesmo quem nos reserva é a natureza. As calanques (num bom francês) ou enseadas com seus paredões altíssimos de rochas brancas e águas verde-esmeralda encantam até o turista mais viajado. Obra prima da mãe natureza.

A beleza estonteante da Calanque D´en Vau

A beleza estonteante da Calanque D´en Vau

5) Batalha – Portugal

A vila de Batalha tem pouco mais de 15.000 habitantes e leva este nome em homenagem a vitória portuguesa frente às tropas castelhanas na Batalha de Aljubarrota. Reza a lenda que o exército português era cinco vezes menor que do adversário, mas mesmo assim devido à bravura e valentia lusitana saiu-se vitorioso. Por gratidão D. João I mandou construir um mosteiro que levaria o nome de Batalha. A grande atração do vilarejo é mesmo o mosteiro, mas nem precisava de mais. Em estilo gótico ou manuelino, o mosteiro é uma verdadeira joia da coroa portuguesa. Declarado Patrimônio Mundial da Unesco desde 2007, é também uma das Sete Maravilhas de Portugal. Para nós o lugar mais bonito de Portugal.

Magnífica vista noturna do mosteiro

Magnífica vista noturna do mosteiro

6) Ávila – Espanha

Na Espanha como em todos os países da Europa existem milhares de cidadezinhas desconhecidas, mas extremamente interessantes. Permanecemos mais de quarenta dias em território espanhol e por isso foi difícil eleger apenas uma cidadezinha de nossa preferência. Mas a eleita foi Ávila a pouco mais de cem quilômetros da capital Madri. A cidade antiga é circundada por uma muralha com 2,5 quilômetros de extensão e 12 metros de altura. Possui várias portas e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros. O mais interessante é que você pode caminhar em cima da muralha com vista privilegiada do rio Adaja. A cidade apresenta traços mouros já que como grande parte do país foi ocupada pelos árabes no século VIII.

Vista externa da muralha

Vista externa da muralha

7) San Gigminiano – Itália

San Gigminiano fica na Toscana e isso por si só já é motivo para querer conhecê-la. Assim como Ávila é toda murada e sua população pouco passa dos 7.000 habitantes. Localizada numa altitude um pouco superior a da vizinhança, suas fronteiras são ideais para avistar os campos de girassóis ou parreirais da região durante a primavera. No outono sua visão será de uma imensa concha de retalhos de diferentes tons de marrom quebrados por algum campo verde que ainda resiste ao vento frio que começa a soprar. Do lado de dentro além da arquitetura monocromática típica da Toscana você ainda poderá saborear uma pizza ou o melhor gelatto do mundo. Sugerimos alugar uma bicicleta e conhecer a região que é pródiga em paisagens deslumbrantes.

Bela vista panorâmica da cidade

Bela vista panorâmica da cidade

Ainda mais bela de perto

Ainda mais bela de perto

8) Hallstatt – Aústria

Esta cidadezinha de nome bastante complicado é um cenário de cinema. Na verdade acabei de descobrir que fez parte dos cenários do filme a Noviça Rebelde. As casinhas a beira do lago Hallstatt realmente mais parecem um set de filmagem do que reais. As montanhas que circundam o plácido lago remetem ao silêncio e a calma. Parece que o mundo parou. Agitação, internet, globalização, nada afeta a vida pacata e calma dos pouco menos de 1.000 habitantes. Ao entrar em uma das ruelas apertadas que se espalham pelas montanhas pressinto que encontrarei Maria von Trapp (Julie Andrews), mas é só um pressentimento. Um elevador te leva ao topo da montanha onde em uma plataforma suspensa sobre o lago você pode admirar toda sua beleza. De arrepiar.

Panorâmica do lago Hallstatt

Panorâmica do lago Hallstatt

Cidade quase dentro da água

Cidade quase dentro da água

9) Interlaken – Suíça

Interlaken com seus pouco mais de 5.000 habitantes é a cara da Suíça, ou do que pensamos ser a Suíça. Montanhas de neve eternas com vaquinhas gordas e malhadas com um sino pendurado no pescoço pastando em suas encostas. O trem vai cortando as montanhas e os turistas incluindo nós, apontando suas câmeras para fora e clicando freneticamente. É clichê, é batido, é lugar-comum, mas é imperdível.

A janela do trem era a moldura para nossos cliques

A janela do trem era a moldura para nossos cliques

10) Poprad – Eslováquia

Poprad é a maior das cidadezinhas que escolhemos para este post. Tem quase 63.000 habitantes, um superlativo nesta lista. Localizada aos pés das Montanhas Tatra é a estação de esqui mais famosa da Eslováquia. A grande atração de Poprad é estar em Poprad. Explico. Apesar de relativamente grande a cidade é totalmente alheia aos turistas internacionais. Carros só com placa da Eslováquia. Ninguém na rua a partir das dez da noite. As pessoas fugiam de nós ao tentarmos pedir informação. Os restaurantes ao invés de letreiros chamativos preferiam uma pequena folha de fotocópia com a inscrição: “Reštaurácia”. Nos mercados cervejas em garrafas PET de dois litros. E de quebra a beleza das montanhas Tatra.

A beleza das montanhas no Tatra National Park

A beleza das montanhas no Tatra National Park

Gostou de nossa lista? Conte para gente as cidadezinhas que fizeram seu coração bater mais forte na Europa.

Veja Também:

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

Lugares Únicos no Mundo – Meteora – Grécia

Český Krumlov: Um passeio pitoresco a 180 km de Praga

A charmosa vila de Cassis na Côte d´Azur – França

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

11 motivos para conhecer a desconhecida EsLOVEnia

Berlim – Museu a Céu Aberto

10 Arenas Romanas que resistem ao tempo


Responses

  1. Que viagem é viver!

  2. Ola!
    Vou citar cinco que visitei e acho que vale a pena conhecer.
    1. Colmar, Franca.
    2. Bacharach, Alemanha.
    3. Malbun, Liechtenstein.
    4. Rüdesheim am Rhein, Alemanha.
    5. Pals, Espanha.

    • Ola Nilcilene
      não conheço nenhuma delas, valeu por compartilhar.

      Colmar parece bem interessante pelas fotos que via na internet

      bjs

      Eder

  3. França, ainda vou!!!!!! Aproveitando, vamos brincar? https://literaturaemartes.wordpress.com/2015/10/04/tag-blogueiros-do-mundo/ Namastê rsrsr

  4. […] 10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa […]

  5. […] 10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa […]

  6. […] 10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa […]

  7. […] 10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa […]

  8. […] 10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa […]

  9. […] 10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: