Em tempos de mimimi e de politicamente correto trazemos um post que pode não agradar algumas pessoas. Como próprio título do post diz, o que abordaremos em seguida são estereótipos e não a verdade. Segundo o dicionário estereótipo é “a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade”. A Espanha como já disse em posts anteriores é muito parecida com o Brasil em muitos aspectos e cada comunidade autônoma carrega consigo um estereótipo. Até mesmo os estereótipos são muito parecidos como verão abaixo. No Brasil o baiano tem fama de preguiçoso, mas conheço muitos baianos que dão muito mais duro no trabalho do que eu. Fato: estereótipo. Mineiros tem fama de desconfiados e retraídos, mas nunca fui tão bem recebido como nas Minas Gerais. Português tem fama de burro, mas não conheço nenhum português que more no Brasil e que não esteja muito bem na vida. Todos estes fatos provam que a “fama” quase nunca corresponde a realidade. Mas vamos aos estereótipos dos espanhóis.
Catalunha
O catalão desde sempre tem a fama de mão de vaca, avarento, mão fechada e ganancioso. Tacaño como se diz aqui na Espanha. Nos últimos anos também adquiriu a pecha de metido e antipático por querer se separar do resto da Espanha.

Um pouco de piada na fama de sovina do catalão

Maço de cigarro na Catalunha
Andaluzia
O andaluz tem fama de preguiçoso assim como o baiano no Brasil. O problema é que a Andaluzia é uma das regiões mais pobres da Espanha e por isso mesmo os empregos são escassos. Assim a taxa de desemprego é alta e a pecha de preguiçoso colou nesta comunidade autônoma.

Maldade com os andaluzes

Que preguiça
Galícia
O galego é o equivalente ao nosso mineiro. Desconfiado, arredio e além disso também tem fama de pouco inteligentes. Na Argentina galego é sinônimo de burro. Por coincidência a região faz fronteira com Portugal que também tem a mesma fama injustificada Brasil afora.

A zoação não tem limites

As piadas são bem parecidas a dos portugueses

Mas em algumas vezes eles justificam a fama com este tipo de cartaz
País Basco
Os bascos são os gaúchos da Espanha. A fama de machões e durões se espalhou por todo país e não deixa de crescer. Há pouco tempo circulou o vídeo abaixo onde um basco corria sem camisa debaixo de neve. Isso só faz aumentar este estereótipo. Vejam o vídeo abaixo.

Macho man

desde pequenos
Madrid
Os madrilenhos são conhecidos em toda Espanha por sua fama de chulitos (a última bolacha do pacote). Como se diz na Espanha se acham “la ostia”. Se acham os bons do pedaço. Fama é igual apelido quando pega não larga mais.

Deuses não, mas quase
Astúrias
Nessa região que se produz a melhor cidra da Espanha e por este motivo o asturiano recebeu o estereotipo de beberrão (borracho). E quem pode se conter diante de uma boa cidra?

Mais um estereotipo criado e que se mantem ao longo dos anos
La Rioja
É nessa comunidade autônoma que se produzem os vinhos mais conhecidos da Espanha. E não podia ser outra a fama que não de bons de garfo e de copo.

Se bem que no resto da Espanha não é muito diferente a quantidade de bares
Aragón
Os aragoneses são conhecidos como os caipiras do país. Considerados muito xucros reza o estereotipo que sempre falam aos gritos e dizem o que pensam doa a quem doer.

O que o dicionário diz do aragonês

Psicologia do porrete
Múrcia
Esta região não carrega nenhum estereotipo muito marcante. São mais conhecidos por serem a horta da Espanha pois aí são cultivados todos os tipos de hotifruti.

A horta da Europa
Extremadura
Os extremenhos também vivem numa das comunidades mais pobres da Espanha, por isso imigram por todo país e para fora dele também. Foi assim que conseguiram a fama de conquistadores, pois muitos se aventuram fora das fronteiras da comunidade autônoma.

O extremenho é um desbravador
Valência
Olha que pesquisei e pesquisei na internet, mas não descobri porque os valencianos têm fama de corruptos. Segundo eles próprios em Valência há tantos corruptos como em qualquer outra parte da Espanha. Dizem que a fama é propagada pela mídia espanhola. Se alguém souber de onde nasceu este estereótipo comentar no post.

Ainda não descobri o porque da fama
Cantábria
Dizem as más línguas que cada lar cântabro tem uma vaca. A região é notória pela criação de gado leiteiro e por isso a fama. O clima é outro grande fator que traz fama a região, mesmo nos verões espanhóis por lá sempre chove e faz frio.

Que clima
Navarra
Os navarros são frequentemente confundidos com seus vizinhos bascos e este é seu maior e mais doloroso estereotipo. Assim como os bascos são tidos como brutos e rudes, mas também tem fama de abrigar as melhores festas da Espanha.
Baleares
Tidos como muito fechados na verdade eles estão mesmo de saco cheio de aguentar tantos turistas como os alemães e ingleses que invadem Mallorca todos os verões.

Alemães e ingleses invadem as Baleares a cada ano
Canárias
O estereótipo é de que os canários são lentos e devagar, mas para que pressa para quem vive no paraíso.

Pressa para que
Castilla Léon
Tida como a comunidade autônoma onde se fala o melhor castelhano do país, basta visitar um de seus “pueblos” para começar a discordar. Além do sotaque ainda tem palavras que só eles usam.

Melhor castelhano?
Castilla La Mancha
Os manchegos são conhecidos por serem gente muito simples e até um pouco esquisitos (raros). Avessos as modernidades e arraigados a suas tradições.

Gente um pouco estranha
Gostou de conhecer um pouco mais de cada Comunidade Autônoma espanhola? Está planejando sua viagem para Espanha? Então conte com nosso suporte prestando os serviços de turismo abaixo.
Suas preocupações não devem ser apenas com os estereótipos espanhóis. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I
10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II
10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III
10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte VI
Tour e degustação pelas vinícolas do Priorato – Barcelona – Espanha
Palácio da Música Catalã, para aguçar os cinco sentidos – Barcelona – Espanha
Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve
Os 10 melhores parques ao ar livre de Barcelona
Castellfollit de la Roca, uma peróla encravada em um penhasco dos Pirineus
Casa Milá (La Pedrera) – Barcelona – Arquitetura Espetacular
Montserrat – Trekking e Peregrinação nos arredores de Barcelona
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 05/05/2019
at 7:24
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 05/05/2019
at 7:25
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III | Quatro Cantos do Mundo on 05/05/2019
at 7:26
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV | Quatro Cantos do Mundo on 05/05/2019
at 7:27
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: As sete festas mais famosas da Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 16/06/2019
at 11:25
Agora eu entendi a pura autoestima do meu sogro, cuja família e de Madrid, jajajaja
By: Andreza on 22/06/2019
at 0:55
É isso Andreza
cada comunidade autônoma com suas características próprias
abs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 22/06/2019
at 4:36
Pensei que o tema do post fosse: “esteriótipos de cada comunidade autónoma espanhola” mas vejo várias referências a Portugal, em que é que ficamos?
Acrescento ainda que em Portugal achamos que o povo brasileiro não só é burro, como também preguiçoso e que só vivem de aparências, mas bem, os estereótipos são isso mesmo, não é verdade? Em relação a Valência, não é difícil entender o porquê (com um pouco de pesquisa) de serem considerados “corruptos” mas vou deixar isso para vocês (ou vou deixar que se comprove o que acabei de dizer).
De resto, excelente trabalho, continuem a aproveitar as viagens pela Europa!
By: Daniela on 02/11/2019
at 6:04
Ola Daniela
respondendo a suas perguntas. Sobre a pauta dos posts sinto muito mas nem você nem nenhum outro leitor vai interferir no que é escrito nos textos do blog, assim Portugal ou qualquer outro país será citado quantas vezes entendermos necessário.
Apesar de Portugal ser citado apenas duas vezes, ambas citações são de negação do equivocado estereótipo que os portugueses são burros. Este blog não dissemina preconceitos e estereótipos.
Sobre sua afirmação de que em Portugal todos os portugueses acham os brasileiros burros e preguiçosos, primeiro é uma grande inverdade. Conheço inúmeros portugueses que discordam plenamente desta afirmação. Depois é uma afirmação extremamente preconceituosa e que se repetida em outros comentários futuros, estes serão excluídos.
Não contente em disseminar estereótipos e preconceitos contra brasileiros você repete este comportamento contra os valencianos. Novamente mentira. Vivo na Espanha e conheço muitos valencianos extremamente honestos e corretos.
Você é sempre bem vinda a ler e comentar no blog, mas como já dito comentários preconceituosos serão apagados.
tenha um bom dia.
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 03/11/2019
at 4:27
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: Palavras em espanhol (castelhano) que soam engraçadas em português – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 20/09/2020
at 9:49
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: Palavras em espanhol (castelhano) que soam engraçadas em português – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 27/09/2020
at 9:05
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 25/10/2020
at 11:49
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 01/11/2020
at 12:34
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte III | Quatro Cantos do Mundo on 29/11/2020
at 11:04
[…] Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte IV | Quatro Cantos do Mundo on 07/02/2021
at 11:00