Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 15/11/2017

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV

No último post da série trazemos novas curiosidades do comportamento catalão comparado com o brasileiro. Café com gelo? E Motoboy também tem por aqui? Inglês que língua será esta? Leia o post e divirta-se com esta diferenças hilárias que você nem imaginava que existiam.

1) Inglês?

Na Espanha em geral quase ninguém fala inglês. Eu me arriscaria dizer que nós brasileiros temos um nível de fluência melhor que os espanhóis. Segundo eles isso é uma herança do franquismo (ditadura de Franco) quando os estrangeirismos foram totalmente abolidos. Inclusive era proibido falar catalão aqui na Catalunha. Se a culpa é de Franco eu não sei, mas o certo é que algumas palavras ou expressões ditas pelos locais são muito engraçadas. Alguns exemplos: baloncesto (basquetebol), balonmano (handbol), juego de los tronos (game of thrones) e WIFI (aqui se diz uí fí e não uai fai). E a mais engraçada de todas: príncipe Carlos da Inglaterra. Alguém conhece? Trata-se do príncipe Charles da Inglaterra. Sim, traduzem até nomes. Sem esquecer que a imensa maioria dos filmes no cinema são dublados e não legendados.

É assim que eles se sentem quando tem que falar inglês

ou reagem assim

2) Motoboys

Aqui em Barcelona existem motoboys mas em uma quantidade infinitamente inferior a São Paulo. Basicamente eles se resumem aos entregadores de pizza. Mas porque são tão poucos? Porque aqui se come pouca pizza, porque o senso de urgência espanhol é muito menor que o brasileiro e porque a cidade é muito pequena se comparada a São Paulo, fazendo que tudo seja perto. Mas com certeza a maior diferença é que nem motoboys e nem motoqueiros se metem nos corredores entre dois carros. Todos permanecem educadamente atrás dos carros.

Isso não existe por aqui

3) Café com gelo

Eu particularmente não bebo café. Me dá azia e em geral não me cai bem, mas com certeza sou exceção entre os brasileiros que em sua grande maioria são viciados em café. Todos sempre dizem: um cafezinho quente, que delicia. Aqui em Barcelona diriam: um cafezinho gelado que delicia. Sim, está escrito gelado, pois aqui se bebe café com gelo. Como café não é meu forte nunca provei, mas por aqui é sucesso.

Vai um gelinho ai no café?

4) MOP ou esfregão

O utensílio em questão foi inventado na Espanha e como não poderia deixa de ser é presença obrigatória em todos os lares do país. Então vivendo aqui saiba que seus dias de pano molhado com rodo estão contados. O esfregão é pau para toda obra e tem gente que faz dele substituto até da vassoura.

É este ai que vai tirar o pó da sua casa

5) Elevadores

Se pararmos para pensar rapidamente  podemos concluir que a grande maioria dos edifícios de Barcelona e Europa em geral são de antes da invenção dos elevadores e portanto estes tiveram que ser adaptados aos prédios já existentes. Por isso mesmo os elevadores aqui na grande maioria são pequenos, para não mais que quatro pessoas. Além de pequenos, datam da época em que meu avô era um bebê. São antiquíssimos, daqueles em que as portas são de duas folhas (como nos bares de filmes de cowboy) e a porta interna é fechada manualmente deslizando da esquerda para direita. É tao bizarro que é difícil de explicar.

Olha o naipe dos elevadores daqui

6) Bares

O bar é uma instituição de Barcelona e creio que na Espanha toda. Só no quarteirão da mina casa são doze no total. É disparado o tipo de estabelecimento comercial mais numeroso da vizinhança que nem é tao turística como outras partes de Barcelona. Mas este fato se repete em todos os bairros e não importa a hora do dia sempre há gente sentada nas mesas que invariavelmente ficam na calçada. No bairro Gótico existe um bar para cada quarenta e cinco pessoas, incrível.

Adivinha o que tem em baixo do meu apê? Claro, um bar

7) Aqui tudo é mais tarde

Na Espanha tudo começa mais tarde. Às sete da manhã não há uma alma viva carminando pelas ruas, mesmo porque a maioria das empresas abre ás nove da manha, o mesmo horário de entrada das escolas. Lembrando que no Brasil, pelo menos na minha época, se entrava ás sete na escola. Consequentemente o almoço se arrasta e vai lá para duas da tarde. E todos nossos compromissos vão sendo atrasados por duas ou três horas do que é habitual no Brasil.

Vejam a hora do almoço, da uma ás três da tarde

8) Tarjeta de família numerosa

Aqui quem tem família grande tem carteirinha para comprovar, é a carteirinha de família numerosa. No caso minha família já é considerada numerosa: pai, mãe e três filhos. Mas famílias ainda menores que tenham um ou mais filhos deficientes ou seja família monoparental (ou só pai ou só mãe) também têm direito a tal carteirinha. Com ela a família tem algumas vantagens como descontos em serviços públicos pagos e prioridade de matrículas dos filhos em escolas públicas.

É uma destas que teremos direito em breve

9) Janela para dentro do apartamento

Não sei porque raios os arquitetos espanhóis fazem isso mas as janelas dos quartos nos apês daqui raramente tem vista para rua como no Brasil. Ou da janela você vê o interior do seu próprio apartamento ou acaba visualizando o interior do edifício. A consequência de tudo isso é que seu quarto nunca vai ver a luz solar e as lâmpadas terão sempre que estar acesas. Se vir um anúncio dizendo: “piso muy soleado” ou “piso muy luminoso” desconfie, pois por aqui é como mosca branca.

Janela para dentro do próprio apartamento

10) Parquinhos públicos para crianças

No Brasil os raríssimos parquinhos públicos que existem estão em péssimo estado de conservação e 100% deles se limitam a um escorregador, um trepa trepa, um roda roda e um balanço e “ya está” como dizem por aqui. Já em Barcelona os parquinhos brotam em cada esquina com ervas daninha em um jardim. Estão por toda parte e têm brinquedos muito divertidos como escorregadores (aqui tobogã) gigantes que até adultos como eu gostam de brincar, teias de aranha para escalar e até tirolesa tem. São simplesmente fantásticos.

Gostou das diferenças? Que tal conhecer Barcelona pelo olhar de quem mora aqui e fala seu idioma. Contrate nossos serviços de guias de turismo. Tours personalizados que atendem as suas necessidades. Alguns exemplos: Roteiro de Montjuic, Roteiro Las Ramblas e Bairro Gótico, Roteiro de parques com crianças e muito mais. Envie um email para quatrocantosdomundo@gmail.com e faça uma consulta.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com costumes diferentes da Espanha. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo BookingNão tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem. Em Barcelona recomendamos o 08028 Apartments. Localizado num típico bairro catalão, você pode conhecer como vivem os locais longe da muvuca dos turistas. Mas se quiser visitar os pontos turísticos o metrô fica a vinte metros de caminhada. De quebra você pode cozinhar quando quiser e fugir da impessoalidade de um hotel. Se você não abre mão do conforto de um hotel e quer ficar perto dos pontos turísticos indicamos o Ayre Hotel Gran Vía. Perto de todas as atrações.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I

10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II

Parque del Castell de l’Oreneta, bem vindo ao mundo dos trens – Barcelona

Parque de la Creueta del Coll, o paraíso das águas rasas – Barcelona

Parque da Diagonal do Mar, o parque dos escorregadores gigantes – Barcelona

O Incrível Mundo das Ciências para CRIANÇAS e adultos também – Cosmocaixa – Barcelona

A Tomada do Castelo – Parque Güell – Barcelona – Espanha

10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte III

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte II

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I

10 Mentiras que todo Viajante compulsivo conta

Anúncios

Responses

  1. […] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV […]

  2. […] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV […]

  3. […] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV […]

  4. Adorei a experiência! Muito agradecida. Gostaria de conhecer Barcelona no próximo 2018 e deixo meu endereço de e-mail para receber informações.
    Parabéns pela apresentação da página acima, belíssimo trabalho de texto. A leitura é sensacional, o desejo de ir adiante e não parar de ler atesta a competência da gestão de prospecção.

  5. Muito interessante
    Muito sucesso pra vc

  6. Muito bom! Adorei! Aqui no Rio também tem muitos desses elevadores antigos com essa porta de metal dentro. Sinceramente fico morrendo de medo da manutenção… Rsrsrs. Essa questão dos parquinhos, é uma pena que não tenhamos por aqui…

    • Ola Helen
      legal que tenha gostado. Não deixe de ler os outros posts da série.
      Os elevadores não tenho emdo, mas dos parquinhos sentia falta no Brasil.

      bjs

      Eder

      • Aqui no Rio tenho medo dos elevadores não terem manutenção. Fazem tanto barulho… Rsrsrs

      • Pode acontecer mesmo

        tem que tomar cuidado

        Eder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: