Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 11/03/2018

Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve

Um dos motivos para nossa família escolher Barcelona foi o clima. Muitos dias de sol por ano, temperaturas altas no verão e um inverno bastante ameno se compararmos com outras partes da Europa. Em matéria de clima não sentiríamos muita diferença em relação a São Paulo e de quebra ainda teríamos a praia na porta de casa. Pronto, mudamos. Mas o primeiro inverno chegou e a molecada aqui de casa começou a pedir por neve. Primeiro foi um pedidinho despretensioso: Que tal vermos a neve? Depois passou a: Queremos ver a neve, afinal não é na Europa que ela mora? Barcelona vê a neve a cada seis ou sete anos e bem de passagem. Piscou o olho a neve já foi embora. Como a tal neve não chegava os pedidos passaram a ser: Precisamos desesperadamente ver a neve. Todas as crianças da minha classe já viram a neve, só eu que não. A clássica resposta dos pais brasileiros, não aguentou muito tempo: Você não é todo mundo.

Vista geral de Vall de Nuria

E afinal a Fabi que tem fobia ao frio cedeu e começamos a planejar nossa primeira viagem para uma estação de esqui. E no nosso caso foi um baita planejamento, pois tínhamos certeza que estaríamos tão à vontade na neve quanto um pinguim no deserto. Minha amada esposa já se imaginava com hipotermia só de pensar na viagem. Pontas dos dedos roxos, calafrios e pneumonias já povoavam seus pesadelos. Roupas, precisamos de roupas de inverno, dizia ela. Roupas de inverno de verdade, não do inverno do Brasil. Foi então que ela começou a peregrinação em busca das luvas, casacos e afins. Pediu emprestado a uma mãe da escola da Amélie e acabou ganhando todas as roupas de inverno que já não serviam mais nos filhos desta abençoada mãe.

Encantados com a neve

Olha a cara de felicidade

Não sabem nem para onde olham

e corre na neve

e toca na neve

até deitar na neve eles deitaram

Mas o que um camelo faz numa estação de esqui? Nos sentiríamos como este animal pouco acostumado com tanto frio e neve. Já havíamos tentado esquiar numa pista de plástico em São Roque e havia sido um estrondoso: DESASTRE. Optamos então por não esquiar, pelo menos não nesta primeira vez. Nossa diversão seria no parque lúdico. Mas parque lúdico parecia ser uma diversão para crianças, o que eu e a Fabi faríamos durante todo um dia ali, além de cuidar dos filhos?

Descobrimos que este parque lúdico também é diversão garantida para adultos. Pensando bem me lembro de vários momentos da Fabi reclamando que queria brincar nas atrações, mas não podia porque tinha que ajudar nossos filhos. Parece mentira, mas foi isso mesmo que aconteceu. Frio, que frio? A temperaturas negativas e ela só pensava em se divertir com seu mais novo brinquedo.

Primeiro começamos pelo tubbing. Um escorregador gigante em que você desce pela neve sentado em uma boia que mais se parece um “donut” enorme. É diversão garantida e com muita emoção já que você sacoleja de um lado para o outro nas sinuosas curvas do trajeto. Para subir é fácil, basta pegar carona na esteira e num piscar de olhos você já está no topo do escorregador para descer novamente. Mas um lembrete: o tal “donut” pesa muito, ainda mais quando você tem que arrastar pela neve o seu e os dos seus filhos. Para aqueles que não curtem tanta emoção há uma descida com menos adrenalina e com curvas menos acentuadas.

A esteira dá uma ajudinha para subir

O “Donut”

Este “donut”é o preferido das crianças e adultos

Depois de subir e descer centenas de vezes com as crianças resolvemos tentar a pista de esqui. Não com esquis propriamente ditos, mas usando os trenós ou trineos como se diz em catalão. Aqui também temos duas opções. Pista pouco íngreme para principiantes e pista em descida acentuada com muita emoção. Tombos aos montes e as crianças rolando na neve como se fosse areia. Até comer neve eles comeram. Coisa de quem nunca viu neve. Mas não é só do tradicional trenó que se desce por estas pistas. Neste ano eles implementaram os patinetes de neve, um tipo de carrinho em que você desce sentado em alta velocidade e freia somente no final da pista para não capotar. Aqui sim a adrenalina é inversamente proporcional as temperaturas dos termômetros que chegaram a menos seis graus. Novamente use as esteiras para subir até o início das pistas.

Sentindo o trenó

Sentindo como seria o tombo na neve

Tem para escolher

Os velozes patinetes da neve

Não poderia deixar de comer neve

Tem também esteira sem cobertura

Tem também uma pista de jogos de equilíbrio em altura e uma tirolesa, mas quem queria dar bola para jogos de verão quando tínhamos toda neve do mundo disponível só para gente. Era tanta excitação que as crianças se metiam por todos os lados, inclusive onde havia mais de um metro de neve de profundidade. A Amélie perdeu uma de suas botas em sua expedição ao fundo da neve (devidamente recuperada por se pai) e o Noah atolou na neve e o super pai foi a seu resgate.

Pista de jogos de equilíbrio

para desenvolver coordenação e resistência

As outras atividades de Vall de Núria são esqui ou snowboard nas várias pistas de diferentes cores que existem por lá. Não sabia, mas cada cor indica o nível técnico da pista, sendo a preta é somente para os mestres do esqui. Para quem como nós nunca esquiou estão disponíveis classes de esqui, assim como aluguel de todo o material necessário para a prática do esporte. Para subir ao topo das pistas use o forfait que é pago. Mas que diabo é isso? É assim que chamam o teleférico que leva os esquiadores ao topo da montanha.

Galera descendo em alta velocidade

Também há mergulho de baixo do gelo. Estou até agora pensando em quem seriam os loucos a fazer mergulho em baixo do gelo? Quem sabe algum russo ou sueco. E por fim existem as caminhadas de exploração usando raquetes de neve nos pés. Se a Amélie estivesse usando uma destas não teria afundado até o joelho na neve e perdido sua bota.

Mergulho debaixo do gelo

Caminhada com raquetes

Isso tudo vivemos no primeiro dia. No sábado visitamos as duas igrejas que estão no local. Uma igreja nova construída a pouco tempo e uma capela dos anos 1070. De acordo com a tradição, São Gil chegou ao vale ao redor do ano 700. Este santo, de origem ateniense, viveu no vale por quatro anos. Sempre de acordo com a lenda, o santo criou uma imagem da Virgem que escondeu em uma caverna ao ser forçado a fugir do vale quando os árabes invadiram a Península Ibérica. Juntamente com a Virgem, ela escondeu o pote que costumava fazer a comida, a cruz que usava em suas orações e o sino com que ela chamava os pastores para vir e comer. Em 1072, um peregrino da Dalmácia, chamado Amadeo, chegou ao vale à procura da imagem da Virgem de acordo com uma revelação divina. Ele construiu uma pequena capela para onde vieram os peregrinos. Em 1079, ele encontrou a imagem, ao lado da cruz, o sino e a panela e transladou todos os objetos sagrados para a capela.

Vitral da igreja nova

Casais que querem ter filhos enfiam a cabeça neste buraco e fazem o pedido. Atualmente serve para qualquer pedido

A capela antiga

Ao lado da capela está o lago que no inverno permanece totalmente congelado e uma ampla área onde fizemos o primeiro boneco de neve de nossas vidas. Não poderíamos estar na neve sem montar um Olaf e até cenoura como nariz teve.

Lago completamente congelado

A construção do Olaf

baseado num modelo real

Assinando a obra prima

Todas estas informações e compras de ingressos on line podem ser feitas no site Vall de Núria

Como chegar a Vall de Núria?

Para chegar a Vall de Núria no inverno só há uma opção que é de cremalheira, um tipo de trem que sobe a montanha. A cremalheira sai de Ribes de Freser e vai até Vall de Núria num percurso de quarenta minutos. Os bilhetes podem ser comprados avulsos ou nos mais diferentes combos (tipo Mac Donalds) no site Vall de Núria. Nós por exemplo compramos o combo Cremalheira + Parque Lúdico.

Na cremalheira tem tempo de comer

de bagunçar

de mais bagunça

de tirar fotos

e fotos

e até de descansar vendo a neve

Mas como chegar a Ribes de Freser? Desde Barcelona dá para ir de ônibus, mas é tão complicado que nem vamos explicar aqui. De carro são quase duas horas para percorrer pouco mais de cento e vinte quilômetros. Nós fomos de trem que julgo ser a melhor opção. Gastamos as mesmas duas horas, mas viajando despreocupados. Os bilhetes de trem só podem ser comprados diretamente na estação de Sants em Barcelona.

Onde ficar em Vall de Núria?

Em Vall de Núria mesmo só existem duas opções de hospedagem que devem ser reservados com bastante antecedência devido ao grande número de turistas que aflui ao local durante o inverno. Nós por exemplo havíamos planejado passar o fim de semana na estação de esqui e tivemos que mudar para uma sexta e sábado, pois não havia leitos disponíveis.

A primeira opção é o Hotel Vall de Núria que fica praticamente dentro da estação da cremalheira. Moderno e com quartos em um ótimo padrão é a alternativa que se esgota mais rapidamente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos hospedamos no albergue Pic de L´Aliga com pensão completa (café da manhã, almoço e janta) e saiu muito barato. Como somos cinco ficamos em um quarto só para gente com banheiro privativo. A calefação estava muito boa. As instalações são simples, mas muito confortáveis. Me hospedaria novamente sem nenhum problema. Para chegar até o albergue tem que usar um teleférico cujo bilhete você pode comprar em Ribes de Freser na estação da cremalheira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vista do albergue

De cima da montanha paisagens de tirar o fôlego

Panorâmica

Família reunida para foto

agora família completa

Quando ir a Vall de Núria?

A temporada de esqui em Vall de Núria vai de 3 de dezembro de 2017 a 2 de abril de 2018. Nestas datas a maior parte das pistas estará aberta e todos os serviços estarão funcionando. Mas Vall de Núria não é só neve, na primavera e verão a estação de esqui funciona como área para trekking e atividades de montanhismo. Estamos planejando voltar no próximo verão.

Tabela de temperaturas médias e chuvas e Vall de Núria

Na saída teve chororô e tudo. A Amélie, a mais empolgada de todas dizia que queria morar na neve e chorava como uma criança que é. Dizia eu nem esquiei. Agora já temos uma ótima desculpa para voltar: nossas primeiras aulas de esqui. Mas isso é história para outro post.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com o planejamento de sua viagem a Vall de Núria. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo BookingNão tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem. Em Barcelona recomendamos o 08028 Apartments. Localizado num típico bairro catalão, você pode conhecer como vivem os locais longe da muvuca dos turistas. Mas se quiser visitar os pontos turísticos o metrô fica a vinte metros de caminhada. De quebra você pode cozinhar quando quiser e fugir da impessoalidade de um hotel. Se você não abre mão do conforto de um hotel e quer ficar perto dos pontos turísticos indicamos o Ayre Hotel Gran Vía. Perto de todas as atrações.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália

Castellfollit de la Roca, uma peróla encravada em um penhasco dos Pirineus

Os 10 melhores parques ao ar livre de Barcelona

Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha

Casa Battló, a joia de Gaudí – Barcelona – Espanha

Casa Vicens, a primeira obra prima do genial Gaudí- Barcelona – Espanha

Parque del Turó de Can Mates – A meca dos escorregadores gigantes – Barcelona – Espanha

Descidas infinitas nos escorregadores do Parque de la Solidaridad – Barcelona – Espanha

Parque de l’Espanya Industrial o parque dos escorregadores mais radicais do mundo – Barcelona – Espanha


Responses

  1. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]

  2. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]

  3. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]

  4. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]

  5. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]

  6. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]

  7. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]

  8. […] Vall de Núria porque a Catalunha também tem neve […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: