Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 22/04/2018

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália

Fechem os olhos. Deixem a imaginação viajar e mentalizem um lugar dos sonhos. Seu cérebro aos poucos desenha uma pintura expressionista de Van Gogh. Dezenas de borrões multicoloridos paulatinamente se transformam em pequenas casinhas que se equilibram a beira de um penhasco lutando desesperadamente para não despencar na imensidão azul do Mar da Ligúria. A imagem já seria por si só inesquecível e ficaria gravada para sempre em sua memória, mas e se multiplicarmos esta beleza em cinco vezes? Agora já pode lentamente abrir os olhos e dar de cara com Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, as cinco cidadezinhas que compõe este lugar único no mudo que é Cinque Terre. Para completar parte da trilha que liga as cidades leva o nome de trilha do amor. E não é mesmo para apaixonar-se?

A típica foto de Cinque Terre (Vernazza)

 Localização

Cinque Terre está localizada na parte de cima do cano da bota que é o formato do mapa da Itália. A pouco mais de cem quilômetros ao sul de Gênova e a menos de cem quilômetros ao norte da mundialmente conhecida Toscana. Para chegar a Milão não terá que rodar mais que duzentos e cinquenta quilômetros. O que faz do lugar um epicentro perfeito para combinar viagens curtas a outras belíssimas regiões da Itália.

Como chegar a Cinque Terre?

Não se esqueçam que a região é formada por pequenos vilarejos e, portanto, não existem tantas opções de meio de transporte disponíveis. Na Itália em geral o trem é sempre a melhor opção e aqui não é diferente.

Visão do paraíso?

De avião

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Cristóvão Colombo de Gênova (GOA), que fica a uns cem quilômetros de distância e não existem muitas ofertas de voos internacionais. Partindo de fora da Itália as rotas que chegam a Gênova são de Munique, Paris, Londres, Amsterdã e Tirana. Existem diversos voos ligando Gênova a outras cidades italianas.

Outra opção um pouco mais distante é o aeroporto de Pisa. E os grandes aeroportos italianos de Milão e Roma já ficam a uma distância considerável. Assim ao aterrissar terá que combinar com algum outro meio de transporte sugerido abaixo para chegar até este lugar único no mundo.

Não importa se via chegar de avião

o mais importante é chegar até aqui

e não deixar de conhecer esta beleza toda

De trem

A malha ferroviária italiana é imensa e conecta todo país. Até o mais insignificante vilarejo (não é o caso, já que apesar de muito pequenas as vilas de Cinque Terre têm grande afluência de turistas) pode ser alcançado em trem.

Abaixo algumas das principais rotas até Monterosso partindo das principais cidades italianas. A tabela inclui tempo de percurso e preço. Para comprar sua passagem clique em Trenitalia.

Tabela com preços e duração da viagem partindo das principais cidades italianas a Monterosso

De ônibus

Devido ao terreno montanhoso e próximo ao mar as estradas são muito pequenas para grandes ônibus, assim esta opção não está disponível para turistas. Você consegue chegar de ônibus até La Spezia partindo das principais cidades italianas. Esta cidade fica ao lado de Cinque Terre, mas neste caso teria que ainda pegar um ônibus para completar o percurso. Compras no site Flixbus.

De carro

As estradas italianas são na maioria todas muito boas e em ótimo estado de conservação, assim dirigir por elas não é um problema e pode ser até um prazer para quem gosta de uma road trip. Exceto como já citado acima quando você sai da estrada principal para chegar aos vilarejos. Neste caso vai encontrar estradas estreitas e de difícil circulação, mas que podem facilmente comportar um carro normal.

Para alugar um carro recomendamos o site Rentcars que busca em diversas locadoras e tem os melhores preços do mercado. Confira em Rentcars.

Onde ficar 

Em Monterosso o melhor é alugar um quarto que a na Itália chamam affittacamere. Sugerimos o La Casa di Zuecca para quem quer uma hospedagem recém reformada e de muito bom gosto. Tudo impecável. Já para quem quer uma opção em frente a praia com excelente vista para o Mar da Ligúria o lugar a escolher é o Affittacamere La Terrazza sul Mare.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em Vernazza sugerimos a Cadè Ventu, recém reformada e com uma vista de tirar o fôlego. Se você busca algo mais econômico a pedida é a Affittacamere PZ que não perde nada em estilo e vista.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Corniglia é a cidade do meio de Cinque Terre e aqui temos opções bastante interessantes de hospedagem. Se você quer uma hospedagem em estilo mias rústico, mas de muito bom gosto a pedida é a Daa Maduneta. Já se quer uma experiência ainda mais inesquecível verifique o Caste Holiday House.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em Manarola também existem muitas opções. Veja nossas dicas. Affittacamere San Giorgio é muito bem localizado e com um staff muito atencioso. No mesmo estilo e com uma sacada de dar inveja aos outros hotéis você encontra o Ca’ D’Andrean. E para se hospedar em lua de mel ou numa ocasião mais que especial tente o La Torretta Lodge, sem palavras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em Riomaggiore nossa sugestão é algo para você relembrar durante toda a vida. O The First – Riomaggiore 5 Terre é demais. Olhem as fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando ir

O verão europeu vai de junho a agosto e é quando as temperaturas são mais agradáveis com as máximas não ultrapassando os vinte oito graus e com mínimas bastante frescas ao redor dos dezoito graus. É também no verão que as chuvas são mais escassas principalmente no mês de julho, que faz deste mês o período ideal para uma visita a região.

Gráfico com médias de temperaturas máximas e mínimas durante o ano em Cinque Terre

Tabela de temperaturas em Cinque Terre

Como está distribuída a chuva durante o ano

Onde comer

Na Itália dificilmente você vai comer mal, mas em um lugar muito turístico como Cinque Terre você pode cair na armadilha de restaurantes muito turísticos em que não comerá estupendamente bem (como é comum no país a bota) e ainda pagará muito caro. Por isso deixamos aqui algumas dicas para vocês.

Em Monterosso visite o Da Eraldo um típico restaurante da Ligúria que mescla massa com frutos do mar. Pequeno e aconchegante e com peço bastante justo você vai comer de lamber os beiços como diria meu avô.

Em Vernazza mais que a comida você também terá sua visão deleitada no Vernazza Winexperience, um restaurante em que se a azeitona escorregar do prato cai no mar tamanha a proximidade com ele. Vista espetacular.

Em Corniglia um restaurante com ótima vista e livre de wifi, ou seja, não há desculpa para não apreciar a vista no Terra Rossa.

Em Manarola tente algo diferente ao preparar seu próprio molho pesto no Nessun Dorma Cinque Terre e sim mais uma vez com vista privilegiada.

O Fuori Rotta em Riomaggiore como o nome diz está fora da rota da beira mar, mas nem por isso você deixará de ver o oceano, só o fará de outro ângulo e apreciando como sempre uma ótima comida. Em qualquer uma das cidades prove quanto gelatos puder, é o que há de melhor na Itália.

Atrações de Cinque Terre

Monterosso

É a maior vila das cinco que formam Cinque Terre e a primeira para quem vem do Norte. Não deixe de visitar o centro histórico, a igreja de São João Batista, a estátua de Netuno na praia. Aqui você pode até aproveitar uma pequena faixa de areia que existe em frente ao mar para relaxar, já que parte do vilarejo não fica encravado na montanha.

Uma pequena faixa de areia é um convite a banhar-se na praia

Vista do alto em todos os detalhes da recortada geografia local

Durante a noite também encantadora

Monterosso vista do outro lado

Vernazza

Uma das mais velas vilas de Cinque Terre. Se puder suba a torre do castelo Doria para vistas de cair o queixo. Suas casinhas coloridas em estilo genovês vistas desde a montanha é a personificação da pintura de Van Gogh descrita no primeiro parágrafo. As mesmas casinhas encravadas na rocha fotografadas durante a noite têm um visual ainda mais impactante. Prepare a câmera pois serão muitos cliques.

O tema mar nos lugares mais inesperados

O porto de Vernazza cheio de barquinhos

O torre da igreja que domina a paiagem

Um mar de guarda-sóis deixa o visual ainda mais encantador

Lá de cima dá para ver como a cidade cresce em volta do penhasco

Corniglia

A menor das vilas de Cinque Terre é considerada um patinho feio entre todas. Mas lembre-se que o patinho feio pode se tornar um belo cisne, assim não deixe de visitá-la. De difícil acesso aqui você pode fugir das multidões e de quebra apreciar o porto que corta a montanha em forma de V. As mesmas casinhas coloridas penduradas na montanha de Vernazza também estão presentes aqui.

Corniglia vista da trilha

Quanto mais de perto, mais bonita

As típicas lambretas italianas em vermelho

Outro clássico italiano, roupas penduradas na janela

Limoncello e cerveja para todos os gostos

Manarola

Dizem que a foto mais usada para divulgar Cinque Terre é a do vilarejo de Manarola. De longe na trilha já se pode ver uma massa em que a base é de cores ocres (a rocha) e a parte de cima multicolorida (casinhas). Dizem ser também a mais romântica das cinco, afinal a trilha do amor começa aqui. E quem poderia dizer que não é o lugar ideal para pedir a amada em casamento?

Manarola de longe

As intermináveis escadas da trilha do amor

Visual sem palavras

Foto cartão postal

Cresceu para onde havia espaço

Pendurada no penhasco

Riomaggiore

Muito parecida com Corniglia, mas em uma escala maior. Não deixe de caminhar pela trilha do amor, nem de o bairro dos pescadores. E se tiver ânimo caminhe pelas rochas em busca do clique perfeito.

Na trilha do amor é comum deixar cadeados atados as grades para celebrar o amor eterno

E a jugar pela quantidade deles, o amor ainda está em alta

Belo visual no caminho a Riomaggiore

Caminhando em túneis no meio da montanha

A não menos bela Riomaggiore

E mais praias de água cristalina

Trilhas

Para quem como nós adora uma trilha este lugar é um prato cheio. Tem de todos os tamanhos, formas, gostos e dificuldade, mas basicamente elas se dividem em dois tipos: trilhas beirando o mar e trilhas pela montanha. Quando estivemos por lá fizemos toda a trilha de Monterosso a Riomaggiore pela beira mar e ainda tivemos fôlego para voltar caminhando. Nos dias de hoje esta trilha já não pode ser feita, pois muitos trechos da trilha beira mar estão fechados. Neste caso a opção é contornar pela montanha. Para ver as condições das trilhas clique em Trilhas Cinque Terre. Para acessar a trilha beira mar você tem que pagar sete euros e cinquenta centavos. Nós não sabíamos disso e chegamos tão cedo ao portão de entrada que não havia ninguém para fazer a cobrança. Na volta regressamos também tão tarde que não houve maneira de pagar. O funcionário já havia ido embora.

Paisagens belíssimas durante as trilhas

Algo inimaginável

ainda mais bonito em preto e branco

 

e com o por do sol nem se fala

uma bola de fogo ardendo no céu

ou escondido já atrás da montanha

e aqui descubra onde termina o mar e começa o céu

De trem

Para quem não tem pique de encarar as trilhas o trem entre os vilarejos funciona muito bem, mas não se esqueça que vai perder várias vistas espetaculares no caminho entre uma vila e outra. Por 4 euros pode circular por toda Cinque terre de trem. Para saber mais sobre como utilizar o trem para conhecer este lugar único do mundo acesse Trens Cinque Terre.

Ônibus

Cada cidade tem seus próprios ônibus turísticos que não estão interligados entre si. Os ônibus levam apenas até algumas atrações bem próximas dentro dos limites de cada município. Para saber mais clique em Ônibus Cinque Terre.

Barco

Se tiver tempo, o barco pode ser uma ótima opção para conhecer mais a fundo o local. Tem visitas as ilhas e muito mais, mas esta opção só está disponível a partir da primavera. Mais informações em Barco Cinque Terre.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos de Cinque Terre. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália

Visita ao estádio San Siro Giuseppe Meazza – Milão – Itália

10 Arenas Romanas que resistem ao tempo

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha

Lugares Únicos no Mundo – Pamukkale – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

Lugares Únicos no Mundo – Inhotim – Brumadinho – MG

Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã

Lugares Únicos no Mundo – Serengeti – Tanzânia

Lugares Únicos no Mundo – Capadócia – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia

Anúncios

Responses

  1. Sem nenhuma palavra para dizer que estou babando aqui. Que grande post! Itália, me aguarde!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: