Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 29/07/2018

Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal

Lugares Únicos no mundo foram criados na imensa maioria das vezes pela obra da mãe natureza, mas de vez em quando o homem também faz das suas e acerta a mão, criando algumas maravilhas que nos surpreendem por tamanha singularidade e beleza. A Casa do Penedo é um destes lampejos de genialidade humana que aproveitou a rústica beleza de rochas gigantes para criar algo único e inusitado. Aliás a palavra penedo segundo o dicionário quer dizer pedra grande, daí o nome da casa. Uma novidade para mim que desconhecia totalmente o significado da palavra penedo. Chamada também de Casa dos Flintstones ou Casa de Pedra sem dúvida é algo que não se conhece igual no mundo. Conhecê-la já foi mais fácil, mas acabamos de voltar de Portugal e deixamos neste post todas as dicas necessárias para conhecer mais este Lugar Único no Mundo.

Casa do Penedo, única

A casa dos Flintstones (foto do site unusualplaces.org)

 Localização

Como já mencionado no título do post a Casa do Penedo fica em Portugal, na região norte, a cerca de 14 quilômetros da cidade de Fafe, distrito de Braga. A casa pertence a freguesia de Moreira do Rei. Do Porto a maior cidade do norte português vai gastar pouco mais de uma hora de carro. A arquitetura única alçou a casa a um sucesso tão grande que até no google maps ela já se encontra, basta digitar “Casa do Penedo, Moreira do Rei, Portugal” e o google te leva até lá. Veja mapa abaixo.

Casa do Penedo de todos os lados

De frente

De lado

vista dos fundos

de qualquer ângulo simplesmente encantadora

Ainda mais deslumbrante durante a noite (foto do site coyotitos.com)

ou durante o por do sol (foto do site coyotitos.com)

Que obra

E se a casa não dispõe de energia elétrica, o conforto da piscina não faltou

Como chegar a Casa do Penedo?

O repentino sucesso da casa veio após uma reportagem da mídia portuguesa e pela disseminação da imagem pela internet. A casa está localizada na região rural, muito próxima a um parque eólico cheio de hélices gigantes e por isso mesmo há apenas uma opção para se chegar até ela, que é de carro. Não existe transporte público para o local. Se chegar parece fácil, visitar a casa será uma tarefa somente para os ousados e corajosos. A casa não é habitada com exceção de alguns fins de semana onde os proprietários desfrutam da tranquilidade do local. Assim para evitar vandalismo e depredação (ocorrida muitas vezes) os donos resolveram construir uma cerca com arame farpado em volta da mesma. Particularmente acredito que eles deviam colocar uma pessoa para cuidar do patrimônio e cobrar ingresso para quem queira visitá-la, mas até hoje isso não foi feito. Após viajar muito para conhecer o local eu não me daria por vencido. A cerca não seria um impeditivo para mim. Ao chegar, do lado direito da estrada existe um espaço para estacionar o carro. Fui contornando a cerca pelo lado direito até encontrar uma enorme rocha. Subi na mesma e dela pulei para o outro lado da cerca. Apreciei a beleza da casa, tirei minhas fotos e novamente pulei para o outo lado da cerca usando minhas habilidades de menino criado na fazenda. Sem vandalismo e sem depredar nada.

Vista da casa do lado de fora da cerca

Em um dia de sol (Foto do site Wikipedia)

Pedra de onde pulei a cerca de arame farpado

De avião

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Francisco de Sá Carneiro (OPO) do Porto que fica a uns oitenta e cinco quilômetros de distância da casa. Além dos voos nacionais partindo de Lisboa, Funchal e Ponta Delgada o aeroporto ainda conta com diversas rotas internacionais. Partindo do estrangeiro as rotas que chegam ao Porto são de Paris, Madrid, Toronto, Londres, Bruxelas, Bristol, Ibiza, Luxemburgo, Lyon, Manchester, Nantes, Stuttgart, Toulouse, Zurique, Basel, Genebra, Amsterdã, Frankfurt, Munique, Casablanca, Barcelona, Bérgamo, Bolonha, Bordeaux, Cagliari, Colônia, Copenhague, Dublim, Edimburgo, Faro, Hamburgo, Cracóvia, Liverpool, Manchester, Marrakesh, Marselha, Milão, Nápoles, Roma, Sevilha, Estrasburgo, Tenerife, Valência, Tel Aviv, Luanda, São Paulo, Istambul e Budapeste.

Muitas rotas de avião para chegar até este destino único

De carro

A estrada que leva até a Casa do Penedo é boa na maior parte do trajeto. Até chegar a Fafe ela é toda duplicada e em excelente estado de conservação. Os poucos quilômetros que restarão de Fafe até nosso destino tem estradas de mão única e um pequeno pedaço de terra de pouco mais de um quilômetro.

Quando vir esta placa basta entrar na estrada de terra em poucos minutos alcançará seu destino

Para alugar um carro recomendamos o site Rentcars que busca em diversas locadoras e tem os melhores preços do mercado. Confira em Rentcars.

Onde ficar 

Se optar por se hospedar no Porto como eu minha sugestão é o Eurostar Heroismo um hotel novo e moderno com estacionamento próprio. O quarto é super espaçoso, cama gigante e café da manhã irretocável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já se preferir se hospedar em Fafe nossa dica é a Casa de Campo Sossego da Lata localizada a quatro quilômetros do centro de Fafe. Aqui você pode ter uma noite de paz e tranquilidade que só uma casa rural pode proporcionar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando ir

Como em toda Europa a melhor época do ano para conhecer a região é no verão que vai de junho a agosto. Neste período as temperaturas são mais quentes sem ser sufocantes e praticamente não há chuvas. Eu estive na região no fim de maio e se no primeiro dia fazia um sol lindo, o segundo dia foi nublado e cinzento. É o Atlântico dizem os portugueses.

Temperaturas agradáveis e pouca chuva no verão

Onde comer

Em Matosinhos, cidade da região metropolitana do Porto existe um restaurante fantástico chamado O Valentim. Sua página na internet não tem nada, mas o que falta em conteúdo na rede sobra em boa comida e mesa farta. Os pratos tradicionais são bacalhau e sardinhada, mas qualquer um que você escolher não vai ter erro, sempre acompanhado de um bom vinho verde. Prefira o piso superior onde o ambiente é mais requintado. Reservas pelo telefone +351 22 938 8015. Endereço: R. Heróis de França 263, 4450-142 Matosinhos, Portugal (vide mapa abaixo)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atrações da Casa do Penedo

Casa do Penedo

A grande atração deste ponto turístico é mesmo a casa que surpreende até o mais ousado arquiteto. Você aprecia sua beleza, depois dá uma volta ao redor dela, aprecia mais um pouco. Depois pensa como nunca ninguém havia pensado nisso antes? Que ideia mais genial. Eu mesmo fiquei uns quinze minutos só olhando para ela e analisando cada detalhe.

Primavera ao redor da Casa do Penedo

Além dos cata ventos, existem também várias outras rochas gigantes no entorno

Esta é a edícula da casa. Parece um depósito que fica perto da cerca

Reparem na chaminé para saída de fumaça da lareira que aquece a casa no inverno

Parque eólico

No caminho até a casa, já na estrada de terra existem gigantescos cata ventos que fazem parte de um parque eólico para geração de energia. Em um cenário de montanhas e dezenas deles girando sem parar você pode roubar vários cliques espetaculares. Fotos dignas de capa de revista.

Dezenas de cataventos povoam a paisagem

São gigantescos e você pode ficar bem embaixo deles

Fotos incríveis deste relevo salpicado de cata ventos

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos ao redor da Casa do Penedo. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Ponte de Lima e a Paisagem Protegida do Corno do Bico – Portugal

Piodão de volta para o passado – Portugal

Milionários excêntricos no Solar do Vinho do Porto – Porto – Portugal

Lenda de Montemor-o-Velho

Barranquismo, uma aventura pelos Pirineus espanhóis

Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália

Outros Lugares Únicos no Mundo

Lugares Únicos no Mundo – Cidade das Artes e das Ciências – Valência – Espanha

Lugares Únicos no Mundo – Pamukkale – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

Lugares Únicos no Mundo – Inhotim – Brumadinho – MG

Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã

Lugares Únicos no Mundo – Serengeti – Tanzânia

Lugares Únicos no Mundo – Capadócia – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia

 


Responses

  1. Muito legal. Nunca tinha lido nada a respeito.
    PS: Assisti os Flintstones hahaha

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  8. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  9. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Casa do Penedo – Portugal […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: