Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 25/08/2013

5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I

Ufa finalmente voltei a escrever um post descontraído e bem humorado. Confesso que já estava cansado dos posts tipo receita de bolo. É sempre a mesma coisa. Onde ficar, como chegar, onde comer, localização, quando ir. Para mim uma chatice, mas deixa para lá.

Maluco faz maluquice, idiota faz idiotice e gringo claro só pode fazer gringuice. Este termo genial foi inventado por amiga que obviamente namora um gringo. A palavra gringo aqui tem um sentido mais amplo e não engloba somente os norte americanos ou qualquer outra nacionalidade de cabelos louros, olhos azuis e pele mais do que branca. Gringo neste post significa qualquer um em terras estrangeiras. Vocês irão perceber que são gringos e que já fizeram pelo menos uma das gringuice abaixo descritas. E atire a primeira pedra quem nunca pintou, bordou e gringou em outro país. Mas vamos a elas.

1)      Gringo tem uniforme para viajar

Você já viu algum alemão (poderia ser suíço, sueco, etc) de camisa com cores chamativas e estampas de flores na Alemanha? Com certeza não, mas este é o uniforme predileto deles quando saem em viagem para o exterior. E não precisa ser praia, basta ser um lugar de clima quente e eles sacam suas camisas floridas como se fosse a última moda. Será que eles usam estas roupas para serem reconhecidos como gringos? Nem precisa, bastaria olhar para o bronzeado cor pescoço de peru e a testa suando mais que garrafa de cerveja gelada fora da geladeira a meros vinte e sete graus para serem reconhecidos como tal.

Se o gringo em questão for um casal de chineses, o uniforme se resume a camisa com estampa bizarra combinando com uma bermuda branca para o homem. A mulher para completar a dupla sertaneja usa uma saia com a mesma estampa bizarra da camisa do homem e um top também branco.

Admito que também cometo minhas gringuices neste quesito. Meu uniforme de viagem é calça/bermuda de tactel, bota de trilha e camiseta dry fit como de muitos outros gringos pelo mundo.

Uniforme de gringo para climas tropicais

Uniforme de gringo para climas tropicais

2)      Escovar os dentes com água mineral

Esta é uma das maiores gringuices que já vi na face da Terra. Em nossa viagem a África sempre víamos nossos amigos gringos indo para o banheiro à noite munidos de escova dental, pasta dental e garrafa de água mineral. Nem passava por nossas cabeças que eles chegavam ao cúmulo de escovar os dentes com água mineral e portanto ficava a curiosidade. Para que eles levam esta garrafa para o banheiro toda noite? Já mais íntimos resolvemos arriscar a pergunta e veio a confirmação. Sim, eles escovam os dentes com água mineral em viagens ao exterior por medo de contraírem alguma doença. Como nós estávamos no outro extremo. Nós sempre bebemos água da torneira em nossas viagens. Decidimos não prolongar a discussão de certo e errado.

Procedimento gringo para escovar os dentes

Procedimento gringo para escovar os dentes

3)      Reclamar sobre a falta de contato com os locais nos pacotes turísticos que compram

O gringo típico compra um pacote turístico para um lugar que ele chama de exótico e diz para todos os amigos que vai se aventurar pelos perigos da África por exemplo. Chegando lá ele entra em um caminhão cheio de turistas gringos, guia gringo, com sorte o motorista é local e cai na estrada. Passados uns dois dias ele reclama que ainda não teve contato com a cultura, costumes e o povo local. Só para lembrar: ele comprou um pacote turístico para gringos quando poderia ter comprado apenas uma passagem de avião até o destino. Costumo dizer que a oportunidade você cria, mas de vez em quando ela aparece. O caminhão acelera, mas não tem jeito perdemos o Kazungula ferry para atravessar de Botswana para Zâmbia. Pelo menos uma hora de espera até que o ferry volte e o caminhão embarque. Ótima oportunidade para um contato mais estreito com os locais. Eu e a Fabi descemos, mexemos com uma criança que logo sorri. Em pouco tempo conversamos com sua mãe e já somos íntimos. Compramos uma penca de bananas do vendedor ao lado, não sem antes pechinchar um pouco. E os gringos todos dentro do caminhão ouvindo seu Ipod ou temerosos agarrados ao para choque. Gringuices.

Diferente de nós, os gringos evitavam o contato mais próximo. Fabi e suas novas amigas

Diferente de nós, os gringos evitavam o contato mais próximo. Fabi e suas novas amigas

4)      Tirar fotos de tudo e todos como se fossem coisas exóticas

Muita gente deve pensar que este é um comportamento tipicamente japonês, mas o gringo em geral faz este tipo de gringuice. Eu mesmo já fiz isso, mas com o tempo e a experiência mudei de atitude. Tirar fotos de pessoas sem a devida permissão é uma das maiores enrascadas que você pode entrar em outro país. Na maioria das vezes eles vão te pedir dinheiro, mas em algumas oportunidades eles levam o ato como ofensa grave e já vi vários gringos acabarem na delegacia por isso. Tirar fotos é como sexo, precisa de preliminares. Primeiro você chega, conversa, pergunta da família, elogia o local e só depois pede para tirar uma foto. Na maioria das vezes dá certo e se a resposta for não, pelo menos será um não muito bem educado.

Gringo tirando foto de uma coisa que nunca viu: pobreza

Gringo tirando foto de uma coisa que nunca viu: pobreza

5)      Procurar um restaurante com comida de seu país

Gringos do meu Brasil o mundo sobrevive e passa muito bem sem arroz com feijão, exceto a Tanzânia. O cara sai do seu país para passar um mês viajando, vai para Itália, Tailândia, Grécia ou qualquer outro país de culinária exuberante para comer arroz com feijão? Melhor guardar seu dinheiro e ir a Praia Grande, com todo respeito a Praia Grande.

E isso não acontece só com brasileiros. Nossa amiga dinamarquesa estava desesperada no sudeste asiático a procura de um prato de batatas. Confesso que no segundo mês de nossa viagem de Volta ao Mundo deu uma vontade irresistível de comer arroz com feijão. Meu conselho: senta e espera que a vontade passa.

Para comer arroz com feijão eu nem saio do Brasil

Para comer arroz com feijão eu nem saio do Brasil

E você já viu algum gringo fazendo alguma gringuice que não foi descrita aqui? Ou você mesmo já gringou alguma vez em suas viagens internacionais? Envie sua história de gringuice para gente. Quem sabe ela não faz parte do próximo post.

Veja Também:

5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte II

Viaje, saia da ignorância

O Padrão Mc Donald´s

Turismo sem pré-conceitos

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – As religiões mundo afora

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Por que viajamos?


Responses

  1. Já gringuei a 4 e a 5 rs As outras ainda não tive oportunidade. E acho que não pretendo, também rs

    • Fala Rafael
      como o post diz, cada um com suas gringuices. Todo mundo já fez das suas.

      Boas viagens e boas gringuices para você

      abs

      Eder

  2. Ahahahahahahahahah!! Sensacional o post!!

    • Valeu grande Junior

      depois você conta para gente as gringuices que cometerá na Tailândia. Lá é um lugar super propício para cometer gringuices.

      abs
      Eder

  3. Na questão das fotografias, ainda sou um pouco gringa. Mas atenção, não tiro fotos a pessoas sem a sua permissão. Vai contra a minha formação jornalística.
    E também já vi gente a lavar os dentes com água engarrafada, haha.
    Adorei o seu post.
    Ruthia d’O Berço do Mundo

    • Olá Ruthia
      eu mesmo já gringuei várias vezes, mas na questão das fotos sou como você. Faço amizade e ai sim peço para tirar fotos.
      Agora escovar os dentes com água mineral está fora dos meus padrões.

      bjs

      Eder

  4. Muito bom!!!
    Não lembro de nenhuma minha, com certeza tenho algumas, como todo viajante.
    Mas a última que ouvi e quase tive um “ataque” foi um “goiano” nos pedindo dicas de onde encontrar “comida brasileira”em Buenos Aires. Como assim? Demoramos para entender porque parecia que ele estava sofrendo há meses, mas o cara queria o “arroz e feijão”. Tivemos que perguntar quanto tempo estava lá, (havia chegado há 2) e quando iria retornar ao Brasil(uns 2 dias depois).
    Minha frase: não adianta viajar se o “lugar de origem” não sair de dentro de vc! Fica em casa e olha na tv!

    • Olá Luciane
      nunca vi um povo para gostar da sua comida como brasileiro comendo arroz com feijão.
      Como você disse parece que a abstinência é de anos quando na verdade não passa de dois dias.

      Coisas de cada povo viajando

      abs

      Eder

  5. Olá Eder/Fabi, Adorei o poster. Com certeza já fiz muitas gringuices, menos procurar comidas brasileiras fora do país. Prefiro testar o sabor das comidas locais. Abraços.
    João

    • João
      gringuice é coisa de gringo e gringo todos somos, basta viajar para outro país. Assim é inevitável gringarmos de vez em quando.

      grande abraço
      Eder

  6. Faltou citar o “usar a camisa da seleção ou time mais popular do seu país, método mais eficiente do que escrever a nacionalidade na testa”! kkkkkk E o melhor que a Fabi, na foto em que não estaria cometendo outra gringuice, estaria cometendo exatamente esta! Mas é uma gringuice que todos gostam, né? Até me lembrou de mais um item para fazer antes da minha viagem de daqui a 20 dias: comprar minha camisa da seleção! kkkkk

    • Ola Máira
      hoje em dia com a internacionalização dos times usar uma camisa não é mais atestado de sua nacionalidade.
      Vimos muito gringos com a camisa do Brasil pelo mundo, apesar da seleção estar em baixa.
      Na Ásia e África eles são loucos pelo futebol inglês, só dá Manchester United, Arsenal e Chelsea por todo lado.

      Mas devo te confessar que uma camisa do Brasil abre muitas portas principalmente na África

      bjs

      Eder

  7. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  8. Adorei o post e parabéns pelo texto !!! Destas eu apenas fiz a 4, mas hoje em dia não faço mais !!!
    Um Abraço

    • Olá Erick
      para fazer uma gringuice basta viajar ao exterior. Foge ao seu controle, mais cedo ou mais tarde você cometerá uma.
      Elas fazem parte da viagem e são divertidas.

      Continue nos acompanhando

      abs

      Eder

  9. meu cunhado disse pra mim, qdo tava na euro disney comprando um bonequinho da minie e convertendo os euro sem reais…
    – marcelo, quem converte não se diverte!

    • Olá Marcelo
      realmente se você ficar o tempo todo se preocupando com a conversão e não relaxar a viagem não terá o mesmo prazer.

      Minha dica é divirta-se muito e compre com moderação

      abs

      Eder

  10. […] & Fabi Rezende, do blog Quatro Cantos do Mundo. Duvido você não se identificar com alguma das 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – seja você o próprio gringo, ou algum passando por você numa viagem. Não vamos adiantar […]

  11. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  12. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  13. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  14. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  15. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  16. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  17. Ah! Esta é típico de brasileiro: tomar banho no mínimo 2 vezes ao dia. Já pararam para me perguntar, porque brasileiros tomam tanto banho.

    • Ola Fernanda
      é tem manis que todo gringo tem e tem mania só de gringo brasileiro kkkkk

      abs

      Eder

  18. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  19. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  20. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  21. […] 5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I […]

  22. […] passei pelo porto e pela loja de souvenirs onde fiz uma gringuice (para entender melhor o termo, olha esse post do Quatro Cantos do Mundo) e comprei uma cueca boxer estampada com a bandeira da Escócia. Achei quase tão sensacional […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: